Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trabalho de Psicologia - Pelo controle social dos meios de comunicaçao

Trabalho de Psicologia - Pelo controle social dos meios de comunicaçao

Ratings: (0)|Views: 628 |Likes:
Published by Mélker Rúbio

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Mélker Rúbio on Jun 25, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/07/2012

pdf

text

original

 
UNIVERSIDADE DE CUIABÁFACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PELO CONTROLE SOCIAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
TACIANE LETICIA ALVES DA SILVAMÉLKER QUEIROSDANILO AMORIM2010/1
 
INTRODUÇÃO
Nenhum assunto na atualidade causa mais discussão e recebem mais críticas que aDemocratização dos meios de comunicação. No entanto, tal assunto é tratado apenas comoassunto de discussão em congressos e encontros governamentais, nada é feito para mudar oquadro atual.Nunca foi tão importante que a sociedade como um todo, una-se para exigir que um realcontrole seja feito nos meios de comunicação em massa.Apenas quando todos nós, entendermos que esse papel é individual e que a união de todos faráa diferença, só assim poderemos exigir uma reformulação do programas e atrativos que essesmeios nos proporciona.Neste trabalho iremos discutir um pouco de como colocarmos em pratica esse controle e como,enquanto cidadãos, exigir qualidade nas informações que nos são fornecidas através dos meiosde comunicação.
 
 
Definindo Controle social dos meios de comunicação.
Controle social: é a capacidade de uma sociedade em regular os temas que para elasão essenciais. Para isso, ela precisa de mecanismos formais e processos sociaisamplos. É participação social na concepção, gestão e fiscalização das políticaspúblicas da área, regidas por um marco legal coerente e construído de formatransparente e democrática.O controle parte da sociedade e tem incidência no padrão de intervenção do Estado nos temasda comunicação, com vistas a regular também a relação dos setores privados com a sociedadeem geral.É falso dizer que Controle Social é feito em espaços criados por iniciativa publica, comoConselhos ou Ministérios, pois a formalidade restringe e reduz a possibilidade de entender oque se precisa ser controlado.Controle Social não é apenas classificar as emissoras acusando se a emissora A, B ou C temvinculado cenas de corpos nus, ou se a propaganda vinculada é própria ou não. É muito alemdisso, esta relacionado com o conjunto de idéias que circulam nos meios de comunicação e quepodem atravessar a constituição autônoma dos sujeitos democráticos.A estética de referência da nossa sociedade é ditada pela mídia. A sociedade pode questionar que sejam os meios de comunicação que assumam este papel. O desafio não é apenas dizer àsgrandes emissoras de TV que têm de produzir um número de horas de programação nacional. Odesafio mais importante é fazer com que a mídia esteja a serviço da construção do país. Élegítimo que uma sociedade queira acompanhar o que é veiculado nos meios de comunicaçãosocial, percebendo os efeitos desse conteúdo na produção de existência da sociedade e asimplicações desse conteúdo no cotidiano brasileiro.

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Diego Campelo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->