Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
30Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Física - Aula 15 - Gases Perfeitos

Física - Aula 15 - Gases Perfeitos

Ratings:

4.75

(4)
|Views: 15,354|Likes:

More info:

Published by: Física Concurso Vestibular on Jun 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/12/2012

pdf

text

original

 
AULA 15
GASES PERFEITOS
1-
 
INTRODUÇÃO
Neste capítulo, vamos estudar as transformações gasosas e as leiselaboradas por Boyle e Mariotte, Clapeyron, Gay-Lussac e Charles, queregem estas transformações. Vamos considerar ainda, para o nossoestudo, algumas variáveis de estado como: pressão, volume etemperatura.
2-
 
LEI DE BOYLE E MARIOTTE
A lei de Boyle e Mariotte rege as transformações isotérmicas.Transformações isotérmicas são aquelas que ocorrem à temperaturaconstante.Verificou-se que para uma dada massa de gás ideal, quando semantém a temperatura constante, a pressão varia inversamente com ovolume.Graficamente representamos esta lei assim:
 
 3-
 
LEI DE GAY-LUSSAC
A lei de Gay-Lussac rege as transformações isobáricas.Transformações isobáricas são aquelas que ocorrem à pressãoconstante.Verificou-se que para uma dada massa de gás ideal, quando semantém a pressão constante, o volume varia diretamente com atemperatura.Graficamente representamos esta lei assim:
 
 
4-
 
LEI DE CHARLES
A lei de Charles rege as transformações isométricas ouisovolumétricas ou isocóricas. Transformações isométricas ouisovolumétricas ou isocóricas são aquelas que ocorrem à volumeconstante.Verificou-se que para uma dada massa de gás ideal, quando semantém o volume constante, a pressão varia diretamente com atemperatura.Graficamente representamos esta lei assim:

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->