Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
54Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Física - Aula 14 - Transmissão de calor

Física - Aula 14 - Transmissão de calor

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 56,904|Likes:

More info:

Published by: Física Concurso Vestibular on Jun 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/03/2013

pdf

text

original

 
AULA 14
TRANSMISSÃO DE CALOR 
1-
 
INTRODUÇÃO
Neste capítulo estudaremos os três processos de transmissão decalor e a dilatação térmica nos sólidos e nos líquidos. .
2-
 
CONDUÇÃO
Condução é o processo de transmissão de calor em que a energia setransfere de molécula para molécula sem que elas se desloquem.Obs. A condução não ocorre no vácuo.Como exemplo, temos um bloco de bronze com uma de suasextremidades em contato com o fogo. O calor atravessa esse bloco demolécula para molécula.
 3-
 
CONVECÇÃO
Convecção é o processo de transmissão de calor, no qual a energiase transfere junto com as massas fluídas que trocam de posições devidoàs suas diferentes densidades provocadas pelas diferenças detemperatura.Obs. A convecção não ocorre no vácuo nem nos meios sólidos.
 
Como exemplo, temos o ar-condicionado de uma sala, instalado naparte superior. O aparelho está instalado na parte superior, parafavorecer a convecção do ar. O ar que sai do aparelho está frio (maisdenso) e por isso desce, já o ar que está na sala, em sua volta, estámais quente (menos denso) que o que sai do aparelho e por isso elesobe. Esse sobe e desce das massas de ar, devido as diferentestemperaturas, é o que chamamos correntes de convecção.
FIGURA4-
 
RADIAÇÃO OU IRRADIAÇÃO
Radiação é o processo de transmissão de calor em que a energia setransfere de um local para outro através de ondas eletromagnéticas.Obs. Ocorre no vácuo e em meios materiais.Como exemplo, temos o calor que recebemos diariamente aqui na terra,vindo do sol. As ondas de calor emitidas pelo sol são eletromagnéticas epor isso não exigem meios materiais para se propagarem.
FIGURA5-
 
FLUXO DE CALOR (
f
)
Observe que esta barra de bronze está sendo atravessada por umfluxo de calor. O fluxo de calor representa a quantidade de calor queatravessa esta barra na unidade de tempo. Experimentalmenteverificou-se que o fluxo depende do material que constitui esta barra,pois, há materiais mais condutores de calor e outros menos condutores.A condutibilidade térmica (C) é característica de cada material.Verificou-se ainda, que o fluxo era diretamente proporcional à área desecção transversal (A) desta barra, à diferença entre as temperaturas(
Dq
) das faces opostas e inversamente proporcional ao comprimento dabarra (e).
 
6-
 
DILATAÇAÃO TÉRMICA NOS SÓLIDOS
Quando um corpo sólido sofre uma alteração em sua temperatura,suas dimensões se alteram. A essa alteração de dimensões chamamosdilatação térmica.Como exemplo, temos um cubo que será aquecido. Veja que ao sedilatar, ele sofre um aumento em suas arestas, na área de cada face eem seu volume.Podemos observar que os sólidos irão sofrer três tipos de dilatação,que estudaremos a seguir.

Activity (54)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Marcia Cristina liked this
Catia Regina liked this
Grayce Moreira liked this
Bell Montardi liked this
edilsonmaestro liked this
Lucas Almeida liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->