Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
50Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Geografia - Aula 08 - População do Brasil

Geografia - Aula 08 - População do Brasil

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 14,372 |Likes:
Published by Geografia Geoclasy

More info:

Published by: Geografia Geoclasy on Jun 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/18/2013

pdf

text

original

 
POPULAÇÃO BRASILEIRA
É importante conhecer as características da população brasileira para oseu vestibular. Inicialmente vamos conhecer dois conceitos básicos para esseestudo:
*População absoluta –refere-se ao número total de habitantes de umacidade, região ou país.*População relativa –pode ser chamada também de densidadedemográfica e é obtida dividindo-se o número de habitantes pela áreaem que eles vivem (nº hab/Km_).
Segundo o censo demográfico realizado no ano 2000 o Brasil possui169.590.693 habitantes, ocupando o 5º lugar no mundo. Podemos consideraro Brasil um país muito populoso (aquele que tem muitos habitantes). Adensidade demográfica em nosso país é de 19,92 hab/Km_. É um númerobaixo e, assim, podemos considerar o Brasil um país pouco povoado.Além disso, precisamos lembrar que a população brasileira encontra-semal distribuída pelo território, concentrando-se, por motivos históricos eeconômicos, em áreas próximas ao litoral. Avançando para o interior do paísencontramos densidades cada vez menores, com grandes vazios demográficosna Amazônia.
 
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
O crescimento da população brasileira tem se reduzido nas últimasdécadas. Durante o século XX a rápida queda da mortalidade, enquanto semantinham elevadas as taxas de natalidade, provocou uma aceleração nocrescimento vegetativo brasileiro. Mas esse quadro se reverte nos últimos 40anos com uma queda mais pronunciada da natalidade no país. Lembre-se:
CV = TN – TM
(crescimento vegetativo = taxa de natalidade – taxa de mortalidade)As taxas de natalidade e mortalidade são medidas para cada grupo demil habitantes ao longo de um ano. Além do crescimento vegetativo, osmovimentos migratórios também influenciam o crescimento da população. Osmovimentos imigratórios foram importantes para o crescimento e composiçãoda população brasileira especialmente no período entre meados do século XIXe as primeiras décadas do século XX. Atualmente não são mais expressivos.A queda da mortalidade no decorrer do século XX pode ser explicada pelaevolução na medicina, nas condições sanitárias, na qualidade de vida como umtodo. O processo de urbanização da população contribuiu para essa queda e foimuito importante para a redução da natalidade. Com a concentração cada vezmaior da população em áreas urbanas ampliou-se a prática do planejamentofamiliar. Aumentou o uso de métodos anticoncepcionais, os casamentos setornaram mais tardios e a inserção da mulher no mercado de trabalho tambémlevou a redução do número de filhos por casal. A redução da natalidade foiacompanhada pela redução da taxa de fecundidade (nº de filhos por mulher –em idade fértil). A tendência para as primeiras décadas do século XXI é acontinuidade na redução dessas taxas. O Brasil aproxima-se, assim, das taxasde crescimento verificadas nos países do Primeiro Mundo.
 
INDICADORESDEMOGRÁFICOS
199019952000Taxa de natalidade
%
O
23,521,1120,04
Taxa de mortalidade
%
O
7,26,826,69
Taxa de fecundidade
2,72,372,2

Activity (50)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nádia Freires liked this
Adalice Andrade liked this
Abdiel Bide liked this
Marcela Oliveira liked this
Alexandra Leal liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->