Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
57Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Geografia - Aula 17 - China

Geografia - Aula 17 - China

Ratings:

4.67

(21)
|Views: 19,936 |Likes:
Published by Geografia Geoclasy

More info:

Published by: Geografia Geoclasy on Jun 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/03/2013

pdf

text

original

 
CHINA
A China é o terceiro país mais extenso do globo (9.536.499 Km_) e oprimeiro em população absoluta (1.285.000.000 hab), com uma densidadedemográfica superior a 130 hab/Km_.Localiza-se no leste da Ásia e é cortada ao sul pelo Trópico de Câncer. Ébanhada pelo Oceano Pacífico e mares menores como o Amarelo e o da ChinaMeridional.
QUADRO NATURAL
Analisando o quadro natural desse país podemos observar significativasdiferenças entre sua porção oriental e a ocidental. Observe o mapa abaixo econfira em seguida as comparações que são feitas.
*China Ocidental –
apresenta um relevo acidentado e elevado destacando-sea presença da Cordilheira do Himalaia (dobramento moderno que ultrapassa8.000 metros de altitude) e o Planalto do Tibete (com altitudes ao redor de5.000 metros). Mas curiosamente também surgem depressões. O clima épredominantemente frio e seco com a ocorrência de desertos (Gobi e TaklaMakan) e rios intermitentes. Nas regiões montanhosas do oeste nascem riosimportantes que correm em direção ao sul e sudeste asiático e leste chinês.
*China Oriental –
seu relevo é constituído especialmente por planíciessedimentares de baixa altitude. Apresenta clima temperado ao norte(Mandchúria) e tropical de monções no leste, sudeste e sul. Esses climasfavorecem o aparecimento de florestas de clima temperado e tropical. Nessaporção do território chinês encontramos solos férteis como o aluvional ou devárzea que acompanha rios como o Si-Kiang e Yang-tsé. No vale do rio Hoang-ho encontramos o solo loess formado por um material poroso e amarelo escuro
 
erodido e transportado pelos ventos. Isso costuma até mesmo carregar o leste,na região de Pequim de poeira em suspensão. O Yang-tsé é o mais extenso daChina e nele está sendo construída a maior usina hidrelétrica do mundo: TrêsGargantas.
QUADRO HUMANO
Observando com atenção o que foi exposto acima sobre o quadro naturalvocê deve ter percebido que a porção oriental apresenta aspectos maisfavoráveis a fixação do homem. O lado ocidental é mais rude, agressivo àpresença humana. Dessa forma, encontramos 10% dos chineses no oeste e90% no leste. Muito cuidado com esses percentuais da população desse paísdevido ao elevado número de habitantes que a China possui. Esses percentuaisacabam representando a população de um Japão no oeste e o equivalente anove vezes a população japonesa no leste. A China Oriental pode serconsiderada o maior formigueiro humano do planeta.Vamos apresentar e analisar a seguir uma série de gráficos e dadossobre a população chinesa:
92,0%8,0%
hanoutras
composição étnica
Etnicamente o país é homogêneo com 92% do grupo han.Os 8% de minorias (correspondente a quase três vezes apopulação da Argentina) reúne grupos como os coreanos,mongóis, uygures, tibetanos e coreanos. O nacionalismoseparatista é uma preocupação das autoridades chinesas.
 
25,8%67,6%6,6%
0 a 14 anos15 a 64 anos+ de 64 anos
composição etária
A maioria da população chinesa é de adultos e o percentualde idosos ainda é reduzido. A rígida política de controle denatalidade e crescimento populacional (um filho por casal)estabelecida nas últimas décadas tem reduzido o percentualde jovens mas também tem aumentado a desproporção entrehomens e mulheres devido à preferência por um filho do sexomasculino, especialmente para trabalhos no campo.
32,0%68,0%
urbanarural
Distribuição da população
A China apresenta ampla maioria de população rural. O percentualde população urbana está aumentando com o crescimento doêxodo rural que acompanha as reformas econômicas nesse país,com maior crescimento econômico nas cidades do leste.

Activity (57)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Ana Clara Silva liked this
Lucas Fialho added this note
excelente a pesquisa!!!
Tayrone Bennington added this note
Muito útil esse site (:
Lizandra Basseto liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->