Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
170Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Literatura - Aula 24 - Modernismo no Brasil - 2ª fase (poesia)

Literatura - Aula 24 - Modernismo no Brasil - 2ª fase (poesia)

Ratings:

4.5

(10)
|Views: 96,309|Likes:

More info:

Published by: Literature Literatura on Jun 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/19/2013

pdf

text

original

 
AULA 24 – LITERATURA
PROFª Edna Prado
MODERNISMO NO BRASIL –SEGUNDA FASE (POESIA)
I – AUTORES
A segunda fase corresponde ao período de amadurecimento econsolidação das conquistas da fase anterior - da geração de 22. Osautores não apresentavam mais o caráter destruidor e irreverente deantes. Devido à grande produção, didaticamente, costuma-se dividiressa fase em produções em prosa e produções em poesia. Hojefalaremos sobre a
poesia da segunda geração do Modernismo.
Veja quais foram os principais poetas desse período:2ª FASE MODERNISTA (1930-1945)POESIA:* Carlos Drummond de Andrade* Cecília Meireles* Vinícius de Moraes* Murilo Mendes
 
É importante deixar claro que os autores da primeira geração(Mário, Oswald e Bandeira) continuaram escrevendo, mas novos autoressurgiram. A temática dessa fase é bem variada: Drummond e MuriloMendes voltaram se mais para os aspectos da sociedade capitalista epara as questões universais do homem. Já Cecília Meireles e Vinícius deMoraes, embora também apresentando aspectos universais, voltaram-separa uma poesia mais espiritualista. Em Cecília e em Murilo Mendestambém encontramos fortes marcas religiosas e místicas.Veja a imagem de um dos importantes poetas dessa geração:
Carlos Drummond de Andrade
é considerado o grande representante dapoesia contemporânea brasileira. Seus textos, embora partindo da realidade brasileira,refletem os problemas universais do ser humano, apresentando textos com umatemática variada:
o amor, a metalinguagem
,
a saudade
,
o cotidiano
e uma forte
preocupação política
e
social
.
Drummond, influenciado pelo contexto histórico de seu tempo(2ª Guerra Mundial, sistemas políticos autoritários), mostrou-se semprepreocupado com a transformação da sociedade a partir da compreensãodo tempo presente.Veja um poema em que o coletivo e o tempo presente sãotemas essenciais:
 
Mãos dadasNão serei o poeta de um mundo caduco.Também não cantarei o mundo futuro.Estou preso à vida e olho meus companheiros.Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.Entre eles, considero a enorme realidade.O presente é tão grande, não nos afastemos.Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, avida presente.
Carlos Drummond de AndradeO primeiro grande poema de Drummond, publicado em 1928 naRevista Antropofagia, foi
No meio do caminho
:
No meio do caminhoNo meio do caminho tinha uma pedratinha uma pedra no meio do caminhotinha uma pedrano meio do caminho tinha uma pedra.Nunca me esquecerei desse acontecimentona vida de minhas retinas tão fatigadas.Nunca me esquecerei que no meio do caminhotinha uma pedratinha uma pedra no meio do caminhono meio do caminho tinha uma pedra.
Carlos Drummond de Andrade

Activity (170)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
Neide Arataque liked this
Telma Rocha liked this
Malu Paltanin liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->