Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
169Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Literatura - Aula 18 - Simbolismo em Portugal e no Brasil

Literatura - Aula 18 - Simbolismo em Portugal e no Brasil

Ratings:

4.53

(31)
|Views: 45,677 |Likes:

More info:

Published by: Literature Literatura on Jun 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/25/2013

pdf

text

original

 
AULA 18 – LITERATURA
PROFª Edna Prado
SIMBOLISMO EM PORTUGAL ENO BRASIL
I – CARACTERÍSTICAS
O Simbolismo, assim como o Realismo-Naturalismo e oParnasianismo, é um movimento literário do final do século XIX .Para começarmos nossas reflexões veja a próxima imagem:
Essa imagem é uma conhecida tela de Monet, chamada
Nenúfares – Reflexosverdes
. Ela nos apresenta uma característica marcante do Simbolismo: repare que nãohá uma definição da imagem. O que vemos são apenas contornos. Monet apenassugere o que pode ser a realidade.
No
Simbolismo
, ao contrário do Realismo, não há umapreocupação com a representação fiel da realidade, a arte preocupa-secom a sugestão.O Simbolismo é justamente isso, sugestão e intuição. É também areação ao Realismo/Naturalismo/Parnasianismo, é o resgate da
 
subjetividade, dos valores espirituais e afetivos. Percebe-se noSimbolismo uma aproximação com os ideais românticos, entretanto,com uma profundidade maior, os simbolistas preocupavam-se emretratar em seus textos o inconsciente, o irracional, com sensações eatitudes que a lógica não conseguia explicar.O leitor não deveria tentar entender os textos, mas se deixar levarpelas sensações.Em Portugal, esse movimento literário tem início, em 1890, com apublicação do poema Oaristos, de Eugênio de Castro. (Oaristo é umtermo grego que significa “diálogo íntimo” ou “diálogo amoroso”).Entre as principais características parnasianas estão:
 
Espiritualismo eMisticismo
 
Sugestão
 
Imprecisão
 
Sinestesias
 
Musicalidade
 
Maiúsculas alegorizantes
Espiritualismo e Misticismo
= Para os simbolistas a arte erauma forma de religião. Os textos simbolistas apresentam muitas vezesuma visão cristã. Era comum a distinção entre corpo e alma e o desejode purificação, de sublimação: anulação da matéria para a libertação daalma. Era também comum a utilização de vocábulos ligados ao místico eao religioso, como missal, breviário, hinos, salmos, entre outros.
Sugestão
= Para a arte simbolista mais importante que nomearas coisas era sugeri-las. Segundo os simbolistas os leitores é quedeveriam adivinhar o enigma de cada poema.
 
Imprecisão
= Atrelada à característica anterior, a realidadedeveria ser expressa de maneira vaga e imprecisa. O Simbolismobuscava a essência do ser humano, os estados da alma, o inconsciente.
Sinestesias
= Na poesia simbolista era comum a presença desinestesias. A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste nafusão de várias sensações, sem que necessariamente haja lógica:
“Nasce a manhã, aluz tem cheiro... Ei-la que assomaPelo ar sutil ...Tem cheiro a luz  , a manhã nasce ...Ohsonora audição colorida do aroma!”  
Alphonsus de Guimaraens
Musicalidade
= A poesia deveria se aproximar da música. Paraconseguirem essa aproximação os simbolistas usaram em grande escalaas figuras de linguagem associadas à sonoridade, como as rima, o eco,a aliteração, entre outras. Daí a expressão simbolista:
“A música antesde qualquer coisa”.
Veja um exemplo de aliteração. Lembre-se de que a aliteração éa repetição de sons consonantais:
“E as cantinelas de serenos sons amenosogemluidasluindo àinalor dosenos”.
Eugênio de Castro
Maiúsculas alegorizantes
= Correspondem à utilização deletras maiúsculas no meio do texto sem que haja alguma razãogramatical para o seu uso. Elas são usadas para enfatizar as palavras:
“Indefiníveis músicas supremas,Harmonias daor e doerfume ... Horas doOcaso, trêmulas, extremas,Réquiem doSol que aDor daLuz resume ...”   
Cruz e Souza

Activity (169)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred thousand reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
1 hundred reads
Otaiza Silva added this note
Adorei ajudou muiito valeu
Interessante.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->