Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
150Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Literatura - Aula 13 - Realismo-Naturalismo em Portugal

Literatura - Aula 13 - Realismo-Naturalismo em Portugal

Ratings:

4.74

(23)
|Views: 48,563|Likes:

More info:

Published by: Literature Literatura on Jun 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
AULA 13 – LITERATURA
PROFª Edna Prado
 
REALISMO – NATURALISMO EM PORTUGAL
Na aula de hoje falaremos sobre o Realismo português. Mas paracomeçarmos é importante que você saiba o que é realismo. Veja: REAL (do Latim res) = fatoREAL+ISMO = REALISMO ISMO = crença, doutrina
 
Assim,
Realismo
é a doutrina do fato, é o movimento literáriopautado na realidade. O Realismo é considerado a estética de reaçãoaos ideais românticos, principalmente contrária ao seu idealismo esubjetivismo exagerados. Como pregava um de seus principais autores: 
“... a tendência agora é manter-se dentro do campo dos fatos e denada mais do que fatos”.
Gustave FlaubertComo fizemos com o Romantismo, é preciso diferenciarmos oRealismo enquanto escola literáriada atitude realista. A atitude realista,entendida como a tentativa do artista em reproduzir o fato de maneiraobjetiva, sempre existiu em maior ou menor intensidade e sempreexistirá. O que nos interessa neste curso é o Realismo com letramaiúscula, o Realismo enquanto estética literária.
 
I - CONTEXTO HISTÓRICO
Veja a próxima imagem:
 “As fábricas na sociedade européia” A Revolução Industrial, iniciada no século anterior, entra numa segunda fase,marcada pelo crescente aumento das fábricas e da mão-de-obra assalariada, doproletariado. É o período da utilização do petróleo, da eletricidade, do aço, daconstrução das estradas de ferro, da invenção do telégrafo, entre outrastransformações. É o início da estruturação do capitalismo.
O Realismo também reflete uma série de doutrinas filosóficas queeram muito difundidas na época. Entre elas, destacam-se,cronologicamente, o
Positivismo
de Augusto Comte, que rejeitavainterpretações metafísicas da vida e defendia o pensamento científico; o
Socialismo
de Marx, através de seu Manifesto Comunista e o
Evolucionismo
de Charles Darwim, através da teoria da origem dasespécies que punha em cheque as verdades pregadas pela igreja.De acordo com os estudiosos, o marco inicial do Realismo naliteratura universal é a publicação de
Madame Bovary
de GustaveFlaubert.
 
A grande característica do Realismo, como o próprio nome jásugere, era a preocupação com a realidade, com a expressão daverdade, mesmo que essa não fosse a desejada, mas também secaracterizava por muitos outros aspectos.
II – CARACTERÍSTICAS
Veja as principais características do Realismo:
* OBJETIVISMO
– Preocupado principalmente com a verdade, o autorrealista devia manter-se distante dos fatos narrados, buscando omáximo de imparcialidade e impessoalismo.
* UNIVERSALISMO
– Ao contrário do subjetivismo e individualismo daestética romântica, o Realismo buscava o que era universal. O
“eu” 
neste período cede lugar ao
“não-eu”.
* PERSONAGENS ESFÉRICAS
– Também ao do Romantismo, oRealismo apresentava personagens mais complexas e dinâmicas, poisevoluíam psicologicamente ao longo da narrativa. Lembre-se de que noRomantismo quase todas as personagens eram lineares, ou seja, eramprevisíveis, construídas a partir de um aspecto, ou eram os heróis oueram os vilões.
* CONTEMPORANEIDADE
– O que interessa ao autor realista é otempo presente, o hoje. Daí a freqüente crítica social, procurandodesmascarar a imoralidade da igreja e da burguesia da época.
* DETALHISMO
– As personagens e os locais são descritosdetalhadamente pelo autor que buscava um retrato mais fiel darealidade.O Realismo apresentou uma outra vertente, que representava aintensificação de algumas de suas características. É o chamado
Naturalismo
, em encontramos o Realismo levado ao extremo,

Activity (150)

You've already reviewed this. Edit your review.
Izabela Frata added this note
Bom é uma fraqueza de expressão! Achei ótimo seu site! parabéns...
1 hundred thousand reads
1 thousand reads
1 hundred reads
Beatriz Rosa liked this
Melissa Cunha liked this
Mirelly Stefany added this note
muitobom
Florita Mendonca added this note
O conteúdo foi maravilhoso para acréscimo do desenvolvimento das minhas aulas. Obrigada. Conto com vocês para novas atividades.
Generosa Souza added this note
Como professora de língua portuguesa do ensino médio, gostei muito da forma bem objetiva da colocação do conteúdo de literatura.
Hara Rubens liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->