Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
126Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Literatura - Aula 12 - Romantismo no Brasil - Prosa

Literatura - Aula 12 - Romantismo no Brasil - Prosa

Ratings:

4.68

(21)
|Views: 36,347 |Likes:

More info:

Published by: Literature Literatura on Jun 14, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/19/2014

pdf

text

original

 
AULA 12 – LITERATURA
PROFª Edna Prado
ROMANTISMO NO BRASIL -PROSA
Na aula passada nós estudamos as principais características dapoesia romântica no Brasil.Vimos o fenômeno das três geraçõesromânticas: a
primeira
era a
geração nacionalista
ou
indianista
, emque predominavam um forte nacionalismo e uma grande aversão àinfluência portuguesa; na
segunda
, também conhecida como
ultra-romântica
ou
geração do “mal-do-século”
, em que ascaracterísticas românticas eram levadas às últimas conseqüências. Aangústia, a dor, o escapismo, a infância e a morte eram a temáticacentral e a
última geração
, conhecida como
“condoreira”
, marcadapelo aprofundamento do espírito nacionalista, do liberalismo e da poesiasocial e libertária.Nesta aula, nós estudaremos as manifestações românticas naprosa brasileira.
1 – TIPOS DE ROMANCE
AMBIENTAÇÃOTIPO DE ROMANCE(TEMÁTICA)
Corte *Urbano*Regionalista*HistóricoProvíncia*Indianista
 
1.1
 
– Romance Urbano – autores
Romance UrbanoJoaquim Manuel de MacedoJosé de AlencarManuel Antônio de AlmeidaO romance urbano retratava a vida social da época sem grandeaprofundamento psicológico. Tinha como cenário a cidade grande, naépoca a corte. Esse romance falava da vida social do Rio de Janeiro, desuas festas (os famosos saraus), passeios no campo ou no litoral.
1.2 – Romance Regionalista – autores
Romance RegionalistaJosé de AlencarBernardo GuimarãesVisconde de TaunayFranklin TávoraO romance regionalista mostrava o relacionamento do homemcom o ambiente físico, descrevendo várias partes da paisagembrasileira. Alguns escritores românticos procuraram, a partir do fortesentimento nacionalista do período, retratar os lugares do Brasil queainda não tinham sofrido a influência do contato com o colonizador.Esses escritores buscavam retratar a natureza e os traços peculiares danossa cultura e da nossa gente.
 
1.3 – Romance Histórico – autores
Romance HistóricoJosé de AlencarVisconde de TaunayNo romance histórico predominava mais a imaginação do autor doque propriamente os fatos reais. Os autores que se dedicaram a essatemática propunham uma retomada do passado, uma volta ao períododa conquista definitiva das terras brasileiras e da ambição docolonizador.
1.4 – Romance Indianista – autor
Romance IndianistaJosé de AlencarO indianismo, grande tema dos romances românticos no Brasil,trazia a preocupação de valorizar as nossas origens, transformando aspersonagens em grandes heróis. O índio era visto como o “bomselvagem”, sempre amável, bom, bonito e muito forte.Durante a leitura dos quadros você deve ter reparado que há umnome que apareceu em todos os tipos de romance. Veja quem é ogrande nome da prosa romântica no Brasil:

Activity (126)

You've already reviewed this. Edit your review.
Pablo Madi Dias liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
angelionunes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->