Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
0Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
APOSTILA CTSP

APOSTILA CTSP

Ratings: (0)|Views: 3,495|Likes:
Published by lcrossi

More info:

Published by: lcrossi on Jul 02, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/31/2014

pdf

text

original

 
CONTEUDO PREVISTO PELO EDITAL I - DIREITOS HUMANOS
1.
 
Conceito de direitos humanos; 2.
 
Evolução dos direitos humanos; 3.
 
Aspectos Constitucionais e prática dos Direitos Fundamentais; 4.
 
Principais características dos Direitos Fundamentais; 5.
 
Principais instrumentos internacionais de Direitos Humanos; 6.
 
Declaração Universal dos Direitos Humanos; 7.
 
Direitos Civis; 8.
 
Direitos Políticos; 9.
 
Direitos Sociais; 10.
 
Direitos Culturais; 11.
 
Direitos Econômicos; 12.
 
Direitos Ambientais; 13.
 
Definição de tortura segundo a ONU; 14.
 
Direitos Humanos da Mulher; 15.
 
Direitos da Criança e do Adolescente; 16.
 
Política Nacional do Idoso; 17.
 
Direito a não discriminação racial e ações afirmativas; 18.
 
Homofobia e direito a livre orientação sexual; 19.
 
Emprego do uso da força e arma de fogo no exercício da função policial; 20.
 
Sistema de justiça no Brasil (Garantia dos Direitos fundamentais); 21.
 
Função da Polícia na garantia dos Direitos Humanos. I
I - DIREITO CONSTITUCIONAL (Pág 17)
 1.
 
Teoria Geral do Estado: Estado, Elementos do Estado,Ordenamento Jurídico, Formas de Estado, Formas de Governo, Sistemas de Governo e Regimes Políticos; 2.
 
A Constituição e as Leis: Conceito, Objetivo, Matérias Constitucionais, cláusulas pétreas, Hierarquia das Leis, Revogação e Suspensão das Leis, Control da Constitucionalidade; 3.
 
Princípios Fundamentais da Constituição  brasileira de 1988: Aspectos introdutórios, classificação das Constituições, princípio da Supremacia Constitucional; 4.
 
Fundamentos do estado democrático de direito, objetivos fundamentais da República Federativo do Brasil; 5.
 
Direitos e Garantias Fundamentais; 6.
 
Direitos e deveres Individuais e Coletivos: fundamentos constitucionais; conceito de direito individual; destinatários dos direitos e garantias individuais; classificação dos direitos individuais e coletivos; direito à vida; direito de igualdade, direito de liberdade; direito de  propriedade; direitos relativos aos acusados em geral: direito ao devido processo legal, direito a ampla defesa e ao contraditório, direito e  presunção de inocência, direitos relativos à  prisão; garantias constitucionais; direitos sociais; fundamentos constitucionais; 7.
 
Administração pública: estrutura, princípios constitucionais; 8.
 
Sistema de segurança pública: histórico, órgãos e atribuições; 9.
 
A figura da organização policial dentro do Estado democrático, Divisão,Missões constitucionais da Policias Militares e Corpos de Bombeiros; 10.
 
Organização do Estado: Estado Federal, Distrito Federal, Municípios, Territórios; repartição de competências; autonomia das unidades; intervenção; 11.
 
Poderes do Estado; 12.
 
Poder Legislativo: Organização, Congresso  Nacional; Câmara dos Deputados e Senado Federal; funcionamento, atribuições; processo Legislativo; procedimentos legislativos; remuneração de seus agentes; 13.
 
Poder Executivo: noção e formas; Chefia de Estado e Chefia de Governo; eleição e mandato  presidencial; substituição Presidencial; remuneração; perda de mandato; competências; responsabilidades; Conselho da República e Conselho da Defesa; 14.
 
Poder Judiciário: jurisdição; competências; órgãos, composição, agentes e funções, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Militar, Juizados Especiais e de Paz, Justiça Estadual. 15.
 
Funções essenciais da Justiça, o Ministério Público, a Advocacia-Geral da União, Advocacia e Defensoria Pública; 16.
 
Defesa do estado e das Instituições Democráticas: Estado de Defesa e Estado de Sítio;
 III - DIREITO PENAL (Pág 66)
1.
 
Conceito e fundamento do Direito Penal; norma  penal, fontes do Direito Penal; Interpretação da lei penal no tempo e no espaço; disposições finais relativas à aplicação da Lei Pena; 2.
 
Princípios de Direito Penal; 3.
 
Teoria do Crime: a ação, a omissão e a relação de causalidade; Tipo e tipicidade; o dolo; a culpa; o preterdolo. Erro de Tipo; Ilicitude e as causas de sua exclusão; Culpabilidade e as causas de sua exclusão. Erro de proibição; 4.
 
Tentativa e crime consumado. Desistência voluntária, arrependimento eficaz e arrependimento posterior; 5.
 
Concurso de pessoas e Concurso de Crimes; 6.
 
Ação Penal: espécies de ação e teoria geral; 7.
 
Extinção de punibilidade; causas extintivas; 8.
 
Crimes contra a pessoa; 9.
 
Crimes contra o patrimônio; 10.
 
Crimes contra a Administração Pública; 11.
 
Lei dos Crimes Hediondos – Lei n. 8.072/90; 12.
 
Estatuto do Idoso – Lei n. 10.741/03; 13.
 
Crimes de Trânsito Lei n. 9.503/97, com alterações da Lei n. 11.705/08; 14.
 
Abuso de autoridade Lei n.° 4.898/65; 15.
 
Tráfico ilícito de drogas -Lei n.° 11.343/2006; 16.
 
Lei Maria da Penha – Lei n. 11.340/06; 17.
 
Lei n. 9.099/95.
IV - DIREITO PROCESSUAL PENAL
 1.
 
Inquérito policial;
notitia criminis
; 2.
 
Ação penal – teoria geral e espécies; 3.
 
Jurisdição; competência; 4.
 
Princípios do Processo Penal Brasileiro; 5.
 
Prova (artigos 158 a 184 do CPP); 6.
 
Prisão em flagrante, Prisão Preventiva, Prisão Temporária. 7.
 
Liberdade Provisória;
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)
 
8.
 
Lei n. 9.099/95.
V - POLÍCIA OSTENSIVA
1. Doutrina básica a. Fundamentos do policiamento ostensivo;  b. Noções de policiamento comunitário. 2. Técnica a. Variáveis do policiamento ostensivo;  b. Diretrizes do policiamento ostensivo; c. Técnicas de policiamento ostensivo; d. Atendimento de ocorrências. 3. Trânsito a. Educação para o trânsito;  b. Identificação e classificação dos veículos; c. Registro e licenciamento de veículos; d. Identificação das diversas categorias de habilitação; e. Documentação obrigatória (nacional e internacional) referente aos condutores; f. Infrações de trânsito previstas na legislação; g. Transporte de cargas de produtos perigosos; h. Preenchimento e encaminhamento dos documentos utilizados pela corporação em ocorrência de trânsito; i. Detecção e identificação de veículos em ocorrências de furto ou roubo, bem como veículos clonados;  j. Utilização dos equipamentos auxiliares para a fiscalização de trânsito. 4. Policiamento motorizado e direção policial a. Conceitos de rádio-patrulhamento e atribuições dos componentes da guarnição policial;  b. Utilização e deslocamento de viaturas; d. Técnicas de abordagem policial (utilização de algemas, técnicas de condução de indivíduo  preso, com ou sem a utilização de algemas); e. Legislação de trânsito aplicada e atribuições dos condutores de viatura policial militar; f. Direção defensiva e evasiva. 5. Ambiental a. Introdução ao estudo do meio ambiente;  b. O exercício do poder e polícia administrativa ambiental pela Brigada Militar; c. Noções de legislação ambiental; d. Educação ambiental. 6. Operações especiais a. Instrução tática individual – técnicas de  progressão nos diversos terrenos, bem como sua utilização para abrigo e cobertura;  b. Tomada de ponto – técnicas para a execução de ações de perseguição e capturas; c. Atuação da BM frente aos mais diversos tipos de reunião de pessoas (torcidas, reuniões religiosas, movimentos sociais, entre outros). 7. Termo circunstanciado a. Conceito de infração de menor potencial ofensivo;  b. Aplicação da lei dos juizados especiais criminais pela polícia militar; c. Procedimentos policiais em atendimento de ocorrências de menor potencial ofensivo; d. Normatizações a nível institucional em relação ao atendimento de ocorrências de menor  potencial ofensivo.
VI - NOÇÕES BÁSICAS DA ATIVIDADE DE BOMBEIRO
 1. Atendimento Pré-hospitalar: a. Sinais vitais;  b. Prioridade no atendimento às vítimas: em caso de acidente de massa e em se tratando de estado físico da vítima; c. Caso de parada respiratória; d. Caso de parada cárdio-respiratória, obstrução respiratória; e. Ferimentos; f. Fraturas; g. Hemorragias: interna e externa; h. Choque hipovolêmico; i. Traumatismos específicos, traumatismo crânio encefálico e traumatismo de coluna;  j. Desmaio e coma; k. Acidente vascular cerebral; l. Crises convulsivas, causas e proteção; m. Choque elétrico; n. Queimaduras; o. Parto de emergência;  p. Intoxicação várias formas. 2. Prevenção de Incêndios a. Exigências para a comercialização de fogos de artifício - Portaria 73/BM/EMBM/99.  b. Aplicação da Lei 10.987 pelos Corpos de Bombeiros da Brigada Militar, através dos Decretos e Portarias que a regulamentaram. c. Exigências para habilitação de profissionais  para ministrar treinamento de prevenção de incêndios - Portaria 88/BM/EMBM/00. d. Saída de emergência em edifícios - NBR 9077. 3. Defesa Civil a. Noção de defesa civil.  b. Situações em que pode ser decretada a situação de emergência ou estado de calamidade  pública. c. Conceito de estado de calamidade pública. d. Calamidades naturais e humanas. e. Conceito de situação de emergência. f. Comunidade. g. Conhecer a composição do Sistema Nacional de Defesa Civil. 4. Combate a Incêndio a. Componentes do fogo;  b. Triângulo do fogo; c. Características físicas e químicas da combustão; d. Formas de propagação do calor; e. Identificar as classes de incêndio; f. Identificar as classes de incêndio; g. Identificar os diversos tipos de extintores existentes no mercado; h. Conhecer os princípios básicos da extinção de incêndio. 5. Atendimento a Acidentes com Produtos Perigosos a. Classificação de Risco conforme a ABNT.  b. Manual da ABIQUIM, técnica de consulta. c. Procedimentos básicos em emergências envolvendo produtos perigosos.
VII - DIREITO INSTITUCIONAL 1. LEI COMPLEMENTAR Nº 10.990, DE 18 DE AGOSTO DE 1997,
Estatuto dos Servidores
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)
 
Militares da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul - Do Provimento, Da Hierarquia E Da Disciplina, Do Cargo E Da Função Policiais-Militares, Do Valor Policial- Militar, Da Ética Policial-Militar, Dos Deveres Policiais – Militares, Do Compromisso Policial-Militar, Do Comando E Da Subordinação, Da Violação Das Obrigações E Dos Deveres, Dos Crimes Militares, Do Conselho De Justificação, Do Conselho De Disciplina, Dos Direitos Dos Servidores-Militares, Da Remuneração, Assistência Médico-Hospitalar, Da Promoção, Das Férias E Outros Afastamentos, Temporários Do Serviço, Das Licenças, Da Pensão Policial-Militar, Das Prerrogativas, Do Uso Dos Uniformes Da Brigada Militar, Da Agregação, Da Reversão, Do Excedente, Do Ausente, Do Desaparecimento E Do Extravio, Do Desligamento Ou Exclusão Do Serviço Ativo, Da Reinclusão, Da Transferência Para A Reserva Remunerada, Da Reforma, Da Demissão, Da Perda Do Posto E Da
 
Patente, E Da Declaração De Indignidade Ou Incompatibilidade Com O Oficialatodo Licenciamento, Da Anulação De Inclusão, Da Exclusão Da Praça A Bem Da Disciplina, Da Deserção, Do Falecimento E Do Extravio, Do Tempo De Serviço, Da Licença Para Acompanhar O Cônjuge, Das Recompensas E Das Dispensas Do Serviço, Da Prorrogação Do Serviço Policial-Militar E Das Disposições Finais E Transitórias
2. DECRETO Nº 43.245, DE 19 DE JULHO DE 2004,
aprova o Regulamento Disciplinar da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Disposições Gerais,
 
Disposições Preliminares, Da Hierarquia E Da Disciplina, Das Transgressões Disciplinares, Da Definição E Classificação, Das Sanções Disciplinares, Da Natureza E Amplitude, Da Advertência, Da Repreensão, Da Detenção, Da Prisão, Do Licenciamento E Da Exclusão, Das Medidas Cautelares, Do Processo Administrativo Disciplinar Militar, Da Competência, Da Parte Disciplinar, Do Processo, Da Aplicação Da Sanção Disciplinar, Do Cumprimento Da Sanção Disciplinar, Do Comportamento Policial-Militar, Dos Recursos Disciplinares, Do Cancelamento E Da Anulação, Das Recompensas Policiais-Militares, Das Disposições Transitórias Finais, Tipos Transgressionais Disciplinares, Processo Administrativo Disciplinar Militar, Das Disposições Preliminares, Do Conhecimento Da Transgressão Disciplinar, Da Apuração Da Transgressão Disciplinar, Do Processo Administrativo Disciplinar Militar, Das Disposições Finais
3. REGIMENTO INTERNO DA BRIGADA MILITAR
 - Da Finalidade, Da Competência, Da Estruturação, Dos Níveis Gerenciais, Da Composição Dos Níveis, Da Estrutura Dos Órgãos, Do Processo De Administração, Do Planejamento, Da Organização, Da Direção, Do Controle, Da Ação Organizacional, Das Competências Dos Órgãos, Dos Órgãos De Direção, Dos Órgãos Departamentais De Apoio, Dos Órgãos De Nível Departamental De Prestação De Serviço À Comunidade, Dos Órgãos De Execução Do Apoio, Dos Órgãos De Ensino, Dos Órgãos De Logística, Dos Órgãos De Saúde, Dos Órgãos De Execução Da Prestação De Serviço À Comunidade, Dos Órgãos De Polícia Ostensiva, Dos Órgãos De Bombeiro, Dos Órgãos De Operações Especiais, Das Atribuições, Dos Procedimentos Institucionais, Dos Regimentos Internos, Dos Boletins, Dos Serviços De Escala, Das Formaturas Gerais, Das Cerimônias E Formalidades, Das Bandeiras, Das Festas Policiais Militares, Da Parada Diária E Parada Policial Militar, Da Parada Diária, Da Parada Policial Militar, Da Galeria De Retratos E De Vultos Históricos, Da Recepção E Despedida De Oficiais E Praças, Da Recepção E Despedida De Oficiais, Da Recepção E Despedida De Praças, Do Sistema De Correio E Da Correspondência, Dos Serviços De Correio, Da Correspondência, Do Acervo Literário, Das Situações Extraordinárias Da Tropa, Do Sobreaviso, Da Prontidão, Da Guarnição Policial Militar
4. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O REGIME JURÍDICO DOS MILITARES ESTADUAIS
: A Força Normativa Da Constituição E O Regime Jurídico Dos Militares Do Estado, A Emenda Constitucional Nº 18 E O Regime Jurídico Dos Militares Do Estado, Regime Jurídico Penal E Processual Penal Dos Militares Do Estado, Regime Jurídico Disciplinar Dos Militares Do Estado, Regime Previdenciário Dos Militares Do Estado, Do Regime Jurídico Estatutário Dos Militares Do Estado, Do Regime Jurídico Dos Militares Do Estado Quanto A Posse Em Cargo De Natureza Civil Permanente E Transitória
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->