Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
73Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Lista de Exercícios I - Geografia

Lista de Exercícios I - Geografia

Ratings: (0)|Views: 9,254 |Likes:
Published by fabianerossi

More info:

Published by: fabianerossi on Jul 11, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/01/2013

pdf

text

original

 
OBS: Entregar apenas o gabarito preenchido (folha final do arquivo)01) (UEPG)
A linha do Equador e o trópico de Capricórnio cortam o territóriobrasileiro. Considerando a posição do Brasil em relação a esses dois círculos,assinale o que for correto.(01)
Os estados brasileiros a leste de Brasília estão localizados
nohemisfério oriental, enquanto os estados a oeste da capital se localizam nohemisfério ocidental.(02) O ponto extremo norte do Brasil e o ponto extremo norte do estado doParaná encontram-se no hemisfério norte, enquanto os pontos extremos sul, dopaís e do estado do Paraná, estão no hemisfério sul.(04) Os estados brasileiros localizados entre o Equador e o trópico deCapricórnio estão na zona temperada do sul, totalmente ou em parte.(08) Uma pequena parte do território brasileiro está localizada no hemisférionorte, e a maior parte, no hemisfério sul.(16) O Para, que é atravessado na sua parte norte pelo trópico deCapricórnio, tem a maior parte do seu território localizada na zona subtropical.
02)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafoabaixo, na ordem em que aparecem.Com cerca de 23 mil quilômetros de linha divisória, o Brasil limita com a grandemaioria dos países da América do Sul, embora o seu maior limite territorial sejacom o oceano Atlântico (7,3 mil quilômetros). Os dois países que têm asmaiores fronteiras com o Brasil são, em ordem decrescente, ____ e ____ . Omenor limite, de apenas 593 quilômetros, é com ____ .a) a Bolívia - o Peru - o Suriname.b) a Bolívia - o Peru - o Uruguai.c) o Peru - a Colômbia - o Uruguai.d) o Peru - a Bolívia - o Suriname.e) a Colômbia - a Venezuela - a Guiana.
03)
O mapa a seguir diferencia-se da conhecida divisão regional do IBGE parao território brasileiro. Esse novo mapa tem sido cada vez mais utilizado pararepresentar os grandes contrastes entre as diferentes regiões do país.
Lista de exercícios
3º Ano E.M. – NoturnoGEOGRAFIAProfª. FabianeP/ dia 05/04/2010.
 
Leia as afirmativas que se relacionam com os diferentes complexos regionaisdo país e assinale a alternativa correta:I - A Amazônia, em função de sua grande superfície e devido a sua baixaocupação demográfica, não apresenta áreas de conflitos fundiários.II - Há muitas décadas o Nordeste tem se caracterizado como região de grandedinâmica populacional, através de migrações intra-regionais, em especial dosertão para o litoral e como fornecedora de mão-de-obra para outras regiões,com destaque para o Centro-Sul.III - O Centro-Sul, embora também seja palco de graves contrastes sociais,possui a maior concentração do PIB do país, uma vez que aí se encontram osprincipais pólos industriais e centros financeiros do Brasil.a) Apenas I está correta.b) Apenas II está correta.c) Apenas III está correta.d) I e II estão corretas.e) II e III estão corretas.
04)
Em maio de 1969, foi aprovada a divisão regional do Brasil em cincograndes regiões, para fins estatísticos e didáticos. Mais modernamente, oespaço geográfico brasileiro foi dividido em três grandes unidades territoriais.Para estas duas divisões, os critérios utilizados foram, respectivamente:a) político-administrativo e econômico-fiscal.b) geoeconômico e político-administrativo.c) econômico e político-administrativo.d) político-administrativo e geoeconômico.e) administrativo e econômico-fiscal.
 
05)
Considere o mapa apresentado a seguir.
Legenda:
1- Amazônia. 2- Nordeste. 3- Centro - Sul.A divisão do Brasil (1967) em Amazônia, Nordeste e Centro Sul, como seapresenta no mapa, utiliza um critério:a) natural, que apresenta problemas porque ignora totalmente as fronteiraspolíticas, o que impede a comparação de estatísticas de diferentes anos.b) natural, que ignora as diferentes realidades socioeconômicas e as áreas depaisagens naturais transicionais.c) político, que conserva os limites de alguns Estados, no entanto, ignora os deoutros.d) econômico, que considera apenas a macro-divisão, mas coloca realidadesdiversas em uma mesma área.e) geoeconômico, que associa limites não fixos, naturais e socioeconômicos,mas inclui realidades muito diferentes em cada uma das regiões.
06) ENEM-2004
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) permite avaliar ascondições de qualidade de vida e de desenvolvimento de um país, de umaregião ou de uma cidade, a partir de seus indicadores de renda, longevidade eeducão. Cada indicador varia de 0 (nenhum desenvolvimento) a 1(desenvolvimento máximo). A tabela apresenta os valores de IDH de trêsmunicípios brasileiros, X, Y e Z, medidos nos anos de 1991 e 2000.Mudanças desses indicadores de IDH podem ser obtidas com a implantação depolíticas públicas tais como:I. Expansão dos empregos com melhoria de renda média (
Renda)
.II. Ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças
(Longevidade)
.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->