Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
36Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Bases-Conversao-1

Bases-Conversao-1

Ratings:

4.75

(8)
|Views: 4,442 |Likes:
Published by hard_dub

More info:

Published by: hard_dub on Jun 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
APOSTILA 1 – CONVERSÃO DE BASES
Prof. Murilo Parreira Leal, M.Sc.Arquitetura e Organização de ComputadoresCircuitos Digitais10/09/07 Pág. 1
 
1
 
– HISTÓRICO1.1
 
– Dispositivos Mecânicos
 
 ÁBACO (Mesopotâmia – 3.500 A.C.)
 
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou aramesparalelos, dispostos no sentido vertical. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de5.500 anos. O ábaco pode ser consideradocomo uma extensão do ato natural de secontar nos dedos. Cada bastão contém dezbolas móveis, que podem ser movidaspara cima e para baixo. Assim, de acordocom o número de bolas na posiçãoinferior, temos um valor representado.Pode haver variações, como na figura ao lado, onde se fazem divisões na moldura e o número debolas é alterado. Observe que na figura temos o número 6302715408 (por exemplo 8=5+3, com aparte superior representando múltiplos de 5, neste caso 0,5 e 10).
IMPORTANTE:
 
Utilização da Notação Posicional.
 
 MÁQUINA DE PASCAL (1642) - França
Contador mecânico (soma e subtração) através de rodas e seis engrenagens com dez dentes. Aorealizar uma volta completa em uma engrenagem, ela voltava a zero e provocava um deslocamentona engrenagem adjacente à esquerda (odômetro).Utilizava, portanto, dois “registradores”, onde eram introduzidos os valores a serem operados. Umdestes recebia o resultado final (soma ou subtração), sendo por isso denominado “acumulador”.Utilizava, portanto o “vai um” e a subtração por “complemento”.
IMPORTANTE:
Conceito de Registrador e Acumulador.Complemento à base 10 para subtração.
 
APOSTILA 1 – CONVERSÃO DE BASES
Prof. Murilo Parreira Leal, M.Sc.Arquitetura e Organização de ComputadoresCircuitos Digitais10/09/07 Pág. 2
 
 
CALCULADOR DE LEIBNIZ (1671) - Alemanha
Semelhante ao de PASCAL, acrescido de dois conjuntos adicionais de rodas que permitiam arealização de mais duas operações (multiplicação e divisão).
IMPORTANTE:
Multiplicação: Somas sucessivas.Divisão: Subtrações sucessivas.
 
 JOSEPH JACQUARD (1802) - França
Em 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlarsuas máquinas de tear e automatizá-las.
IMPORTANTE:
Dispositivo de entrada de dados: Utilização de cartões perfurados para programar tear (tecelagem).
 
APOSTILA 1 – CONVERSÃO DE BASES
Prof. Murilo Parreira Leal, M.Sc.Arquitetura e Organização de ComputadoresCircuitos Digitais10/09/07 Pág. 3
 
 
CHARLES BABBAGE (1822) – Inglaterra
A Máquina das Diferenças (método matemático das diferençasfinitas) foi inventada por BABBAGE para a Marinha Real com oobjetivo de gerar tabelas de navegação. A sua máquina realizavasucessivas adições e subtrações através de uma espécie de“Máquina de Pascal a vapor”, imprimindo os resultados (tabelas)em placas de cobre que serviam de matriz para a impressão finalem papel. Estas tabelas anteriormente eram calculadas e escritas àmão, uma a uma, gerando diversos erros.Projetou também a Maquina Analítica, capaz de executardiferentes cálculos a partir de um programa que podiamodificar o funcionamento da máquina. Apesar demecânico, é considerado o primeiro computador porpossuir os componentes: memória, processador e saída(perfurador de cartões, baseado na idéia de Jacquard).
IMPORTANTE:
Dispositivo de saída (impressora).
 
 HOLLERITH (1889) – U.S.A
Usava cartão perfurado para guardar dados euma máquina tabuladora mecânica acionadapor motor elétrico, que contava, classificava eordenava informações. Utilizada no censo de1890. O censo de 1880 consumiu 10 anos detrabalho manual em tabulação dos resultados,enquanto o de 1890 demorou apenas 2 anos emeio, apesar do aumento da população de 50para 63 milhões de pessoas. O nome inicialda empresa de Hollerith era TabulatingMachine Company, e foi mudadoposteriormente para IBM – InternationalBusiness Machines em 1924.
IMPORTANTE:
Integração entre calculadora e dispositivos de entrada (cartão) e saída (impressora).
1.2
 
– Dispositivos Eletromecânicos
 
 KONRAD ZUSE (1935) - Alemanha
Primeira calculadora (Z1): usava relés eletro-mecânicos para armazenamento, teclado paraentrada e lâmpadas para saída. Era um dispositivobinário. O último computador de Zuse foi o Z4, jácontrolado por programa e foi utilizado pelosalemães no desenvolvimento de aviões a jato emísseis na Segunda Guerra Mundial. Seu trabalhofoi perdido por causa dos bombardeios aliados.
IMPORTANTE:
Já usava dispositivo binário.

Activity (36)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Iranyelle Feijo liked this
Daniele Farias liked this
Maria Espósito liked this
Fabricio Fleck liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->