Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
21Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Levitas (Um Estudo sobre o serviço na Igreja do Senhor)

Levitas (Um Estudo sobre o serviço na Igreja do Senhor)

Ratings: (0)|Views: 9,187|Likes:
Published by JosiasSillva
JOsias Sillva Ministro de Louvor. Um estudo ótimo para ministériode louvor e outros departamento da igreja.
JOsias Sillva Ministro de Louvor. Um estudo ótimo para ministériode louvor e outros departamento da igreja.

More info:

Published by: JosiasSillva on Jul 18, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/05/2013

pdf

text

original

 
 
 
Introdução
: Um levita, eu?
 
1.
 
A vida devocional exemplar que se espera de um levita
 2.
 
O levita, um Adorador de Verdade
 3.
 
O levita e a vida familiar exemplar
 4.
 
O levita e a vida abundante em Cristo
 5.
 
O levita e o conhecimento do inimigo
 6.
 
Aprendendo com os erros dos primeiros discípulos
 
EU, UM LEVITA?
 
Levi foi o terceiro filho de Jacó e Lia (Gn 29:34) e sua tribo foi eleita por Deuspara ocupar-se das questões de culto em Israel. Moisés e Arão eram da tribo de Levi(Ex 2:1, 4:14, 6:16-27). A tribo de Levi foi separada por Deus das outras e designadacom as responsabilidades de conduzir os sacrifícios (Arão e seus filhos – Nm 3:10) ede desmanchar, transportar e erigir o tabernáculo, durante o tempo da peregrinação(Nm 1:47-54).
 
Os levitas foram dedicados a um ministério de auxílio aos sacerdotes (Nm 3:5-13). Cada levita substituía o primogênito de cada família das outras tribos de Israel,que Deus poupara por ocasião da primeira Páscoa, no Egito (Ex 13:2 e 13). ConformeNm 3:40ss, face o número de primogênitos de Israel ter ultrapassado em 273 onúmero de levitas, de 22.000, foi estipulada por Deus uma taxa remidora de cincociclos por primogênito.
 
Cada uma das três famílias de Levi tinha deveres especiais. Os filhos de
Coate
(que em Nm 4:36 somavam 2.750 homens de idades entre 30 e 50 anos)estavam incumbidos de transportar os móveis, depois que os mesmos fossemcuidadosamente cobertos pelos sacerdotes. Os filhos de
Gérson
(2.630, segundo Nm4:40) cuidavam das cobertas, cortinas e véus. Os filhos de
Merari
(3.200, segundoNm 4:4) tinham a tarefa de transportar e erguer a armação do tabernáculo e seu átrio.Esta divisão de tarefas está detalhada em Nm 3 e 4.
 
O serviço dos levitas começava quando atingiam a idade de vinte e cinco anose continuava até os cinqüenta anos(Nm 8:24-26). Quando Davi estabeleceu um localpermanente para a arca da aliança, a idade do serviço foi baixada para os vinte anos,visto não haver mais necessidade de levitas maduros como carregadores (I Cr 23:24-32).
 
Os levitas não possuíam herança na terra; nenhuma porção da TerraPrometida lhes coube por sorte para seu uso exclusivo (Nm 18:23-32; Dt 12:12). Eleseram sustentados pelos dízimos do povo, enquanto que os sacerdotes recebiam asporções das ofertas não consumidas pelos sacrifícios, os primogênitos do rebanhobovino e ovino, e o dízimo levítico (Nm 18:2; Dt 18:1-4). Os levitas tinham permissãopara residir em quarenta e oito cidades separadas para seu uso (Nm 35:1; Js 21:1-8).Cercando cada uma destas cidades era assinalada uma área de pastagem que estavareservada para os levitas (Lv 25:32-34). O livro de Deuteronômio dá grande ênfase naresponsabilidade dos israelitas para com os filhos de Levi (12:12, 18 e 19; 14:28, 29).
 
 
 
A frase “os sacerdotes levitas” (Dt 17:9, 18; 18:1; 24:8; 27:9; Js 3:3; 8:33)lembra que, ainda que o ofício sacerdotal fosse desempenhado pela família de Arão,este era, antes de qualquer coisa, levita. A estes, a lei atribuía numerosos deveres emadição ao cuidado do santuário: servir como juízes (Dt 17:8 e 9); regular o controledos leprosos (Dt 24:8); guardar o livro da lei (Dt 17:18).
 
Nos livros de Crônicas há diversos detalhes do ministério dos levitas (vide I Cr6). Neste capítulo há um destaque para oscantoreslevíticos, Hemã, Asafe e Etã, bemcomo seus respectivos filhos, encarregados por Davi da música do templo (I Cr6:31ss; 15:16ss). Há referências ao trabalho levítico também nos capítulos 9, 15, 23de I Crônicas e em II Crônicas 5-8, 17, 24, 29 e 35. Encontramos relação entre ooficio levítico e o ofício profético. Jaaziel, um levita dos filhos de Asafe, profetizou avitória de Josafá (2 Cr 20:14). Jedutum, o levita, é chamado devidente do rei(2 Cr35:15). Os profetas maiores fazem algumas referências ao papel dos levitas. Oprofeta Isaías falou acerca de Deus reunir os israelitas dispersos (ou talvez gentiosconvertidos) para servi-lo na qualidade de sacerdotes e levitas:
vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e elas virão, e verão a minha glória. (...) E também deles tomarei alguns para sacerdotes e para levitas, diz o Senhor. (Is 66:18 e 21).
 
O profeta Jeremias descreve uma nova aliança que o Senhor fará, a partir deum “Renovo de justiça” que brotaria da descendência de Davi (Jer 33:16). No verso18, o profeta acrescenta:
“nem aos sacerdotes levíticos faltará varão diante de mim para oferecer holocaustos, e queimar ofertas de cereais e oferecer sacrifícios continuamente”.
 
O profeta Ezequiel descreve uma aguda separação entre os sacerdoteslevíticos, a quem denomina filhos de Zadoque, e os levitas infiéis (Ez 40:46; 43:19).Os filhos de Zadoque são os sacerdotes levitas que permaneceram fiéis a Deus (Ez44:15 e 48:11). Os levitas infiéis são denunciados como idólatras e, face suainfidelidade, não poderiam mais se aproximar do altar, nem manusear as coisassagradas (Ez 44:10-14).
 
No livro de Esdras encontramos diversas referências aos levitas. Elesdesempenharam uma parte proeminente no lançamento dos alicerces do novo templo(Ed 3:8ss) e quando da dedicação do mesmo (Ed 6:16ss). O mesmo Esdras prezoupor coibir o casamento com estrangeiros, engano nos quais sacerdotes e levitastambém vinham incorrendo (Ed 9:1ss; 10:5ss).
 
Em Neemias encontramos os levitas envolvidos na reconstrução dos muros emJerusalém (Ne 3:17) e, após seu término, na instrução da Lei ao povo (Ne 8:7-9),tendo uma participação preponderante na vida da nação (Ne 11:3ss, 12:27 ss). Estemesmo livro conta que durante a ausência de Neemias de Jerusalém, o ministériolevítico sofreu acentuado declínio. Um certo Tobias, amonita, recebeu permissão parase instalar num dos aposentos do templo, reservado para guardar os dízimos doslevitas (Ne 13:4ss). Quando Neemias retornou, encontrou os levitas dispersos, longedo ofício para o qual eram separados (Ne 13:10ss).
 

Activity (21)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
João Tavares liked this
Andrea Correa liked this
Andrea Correa liked this
Elias Quintas liked this
Carla Teles liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->