Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
385Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle.

Funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle.

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 236,013|Likes:
Published by Marcel de Freitas
Apostila sobre Funções administrativas.
Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle.
Apostila sobre Funções administrativas.
Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle.

More info:

Published by: Marcel de Freitas on Jul 27, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/31/2014

pdf

text

original

 
www.materialconcursos.com.br
Funções Administrativas
Planejamento, Organização, Direção, Coordenação eControle.
De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas:PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certosautores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não sejamenos importante em relação às outras, não poderia ser considerada comoparte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seutrabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas,definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos efunções etc.É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão esubdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições deFunções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA. Emtoda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicase administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre osubsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dosrecursos disponíveis, na busca por resultados.O Subsitema GerencialAs funções administrativas estão relacionadas com o subsistema deGerência das.Organizações, também denominado subsistema gerencial. Basicamenteesse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente daspessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivosorganizacionais.Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme asparticularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicamsem exceção a qualquer tipo de organização.Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a dePlanejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio degrande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipode planejamento.O planejamento pode ser sistemático ou assis temático, externalizado ouinternalizado e a curto, médio ou longo prazo.Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicasapropriadas e em prazos regulares. Ele é externalizado quando participamde sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependemdo horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de
 
www.materialconcursos.com.br
controle. Em seguida, identifica-se a função de Organização, que decorrede algum tipo de Planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através deuma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-setambém a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irãotrabalhar.A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que oorganizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de seenvolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc.Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazercom que a coisa se faça. É a função que conduz a ação.Finalmente, identifica-se a função de Controle, que tem como objetivogarantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.
Planejamento
Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo decontrole sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração deprevisões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definiçãode políticas e procedimentos.
Organização
Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidadesorgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; adefinição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessasunidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
Direção
Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicaçãocom os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação edesenvolvimento de pessoal.
Controle
Como as organizações não operam na base da improvisação e nem aoacaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requeremconsiderável esforço de controle em suas várias operações e atividades. Ocontrole constitui a última das funções administrativas, vindo depois doplanejamento, da organização e da direção.Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e queos objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
 
www.materialconcursos.com.br
A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pelaquais os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoasque compõem a organização. O planejamento serve para definir osobjetivos, traçar as estratégias para alcançá-los e estabelecer o plano deação. A organização serve para estruturar as pessoas e recursos de maneiraa se trabalhar de forma organizada e racional. A direção mostra os rumos edinamiza as pessoas para que utilizem os recursos da melhor maneirapossível. Por fim, o controle serve para que tudo funcione da maneira certae no tempo certo.A pergunta que geralmente se faz dentro de uma organização é: comoestamos indo? Em que ponto estamos agora? A pergunta é válida, pois osresultados nem sempre ocorrem de acordo com o que foi planejado,organizado e dirigido. Torna-se necessária uma função administrativa quepossa monitorar acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organizaçãoesteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando osobjetivos propostos. O controle é algo universal: todas as atividadeshumanas – quaisquer que sejam – sempre fazem uso do controle,consciente ou inconscientemente. Quando uma pessoa dirige o automóvel,dança ou escreve uma carta, ela compara continuamente a direção, o ritmoou o significado; e se a atividade de dirigir o carro, dançar ou escrever acarta não estiver de acordo com seus planos, ela efetua as devidascorreções. O controle consiste basicamente em um processo que guia aatividade exercida para um fim previamente determinado. A essência docontrole reside em verificar se a atividade controlada está ou nãoalcançando os resultados desejados. Quando se fala em resultado,pressupõe-se que eles sejam conhecidos e previstos. Isso significa que oconceito de controle não pode existir sem o conceito de planejamento.Aliás, os controles requerem planos. Na verdade, o controle é o outro ladoda moeda do planejamento.O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado:quanto mais completos, definidos e coordenados forem os planos, tantomais fácil será o controle. Quanto mais complexo o planejamento e quantomaior for o seu horizonte de tempo, tanto mais complexo será o controle.Quase todos os sistemas de planejamento trazem em seu bojo o seu própriosistema de controle. Através da função de controle, o administradorassegura que a organização e seus planos estejam na sua trilha certa. Odesempenho de uma organização e das pessoas que a compõem depende damaneira como cada indivíduo e cada unidade organizacional desempenhamseu papel e se movem para alcançar os objetivos e metas comuns. Ocontrole é o processo

Activity (385)

You've already reviewed this. Edit your review.
suzinagel liked this
Edjaneide Silva liked this
Simão Dário liked this
Jaques Sandro liked this
1 hundred thousand reads
Douglas Sousa Sousa Silva added this note|
MUITO BOM
andrea liked this
Romenique Abreu liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->