Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
51Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Plantas Terapêuticas de A a Z - Dr. João Novaes - Portugal

Plantas Terapêuticas de A a Z - Dr. João Novaes - Portugal

Ratings: (0)|Views: 22,145|Likes:

More info:

categoriesTypes, School Work
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/04/2014

pdf

text

original

 
Plantas Terapêuticas de A a Z - Dr. João Novaes - Portugal
INTRODUÇÃO
Os remédios homeopáticos, fitoterápicos, a acupunctura, a auriculopunctura, e outrasterapias em geral, tentam equilibrar a energia vital própria do ser humano, ocumprimento das leis da vida saudável, permite a maioria das vezes conservar asaúde e recuperar em caso de doença. Estas leis, que o regras de higienecaracterísticas da nossa escie, o poucas e ceis de seguir. Dirigem-seessencialmente à alimentação, à respiração, ao exercício físico e ao equilíbrio ácido-base.
A alimentação
A anatomia comparada e a observação clínica mostram que o homem é claramenteomnívoro. A sua dentadura é idêntica à dos macacos, que se alimentamespecialmente de frutos, larvas de insectos e de ovos de pequenos pássaros. O tubodigestivo é pela sua estrutura e desenvolvimento, intermédio entre o dos carnívorose o dos herbívoros. Se é verdade que o homem pode viver sem consumir carne, nãoé menos verdade que os vegetarianos podem ter uma tonicidade enfraquecida,podem fazer alcalose e acabarem por se tornar dispépticos, com o estômago dilatadodevido à grande quantidade de alimentos que devem ingerir, onde se conclui que ovegetarianismo estrito não deve ser aplicado, excepto em alguns casos patológicosou por alternância.
A respiração
Os femenos menicos e sico-qmicos respiratórios m uma grandeimportância, não somente porque asseguram a oxigenação dos tecidos, mas tambémporque regularizam a actividade cardíaca e estimulam os órgãos de digestão; porisso, o homem deve tentar aumentar a sua capacidade torácica e respirar um ar tãopuro quanto possível, isto é, praticando regularmente exercícios de respiraçãoprofunda e evitar o ar poluído das grandes cidades.
O exercício físico
O exercício físico bem realizado e perfeitamente doseado é um dos melhores meiosque o homem dispõe para assegurar o equilíbrio vital. Estimula a nutrição, purifica osangue, regulariza a fuão respiratória, digestiva e excretora, assegura odesenvolvimento muscular e tonifica o sistema nervoso.No entanto, em caso algum, deverá ser competitivo e exagerado, uma vez que essesexcessos provocam uma sobrecarga e conduzem, inevitavelmente à degradação doorganismo e à redução do tempo de vida. Muitos atletas são tão frágeis como osdoentes e a maior parte dos grandes desportistas morrem muito cedo.O exercício físico deverá consistir essencialmente em jogos para as crianças e para osadultos, movimentos de ginástica e certos desportos como a marcha, o ciclismo e anatação.
2
 
Plantas Terapêuticas de A a Z - Dr. João Novaes - Portugal
O equilíbrio ácido-base do sangue
O pH sanguíneo e urinárioO sangue humano tem um pH igual a 7,35 e a fisiologia diz-nos que uma alteraçãosignificativa deste valor é incompatível com a vida. Se o pH for inferior a 7, oindivíduo entra em coma; se ultrapassa 8 registam-se crises convulsivas. O regimealimentar à base de carne tende a acidificar, e inversamente uma alimentaçãovegetal acarreta sais orgânicos alcalinos (malatos, tartáratos ou citratos de potássioou sódio) cujo ácido é oxidado e eliminado sob a forma de ácido carbónico pelospulmões, desde que a base fique no sangue.O ácido clorídrico strico forma-se a partir do cloreto de dio sangneo:imediatamente apôs a refeição produz-se no estômago uma secreção ácida; emcontrapartida, o sangue apresenta uma acentuada reacção alcalina. O trabalhomuscular, produz ácido carbónico e também ácido ctico que pode passar aosangue.
Os dez seguimentos do Naturólogo/Naturopata/Homeopata Clássico
3
 
Plantas Terapêuticas de A a Z - Dr. João Novaes - Portugal
1.
A saúde é o estado de normalidade funcional do corpo humano, em todas as suasfunções e nos níveis físico, mental e psíquico. A missão do Naturólogo/Naturopata éajudar a conservar e recuperar esta normalidade funcional.
2.
A saúde deteriora-se e perde-se pela transgressão das leis da natureza. ONaturólogo/Naturopata conhecerá, praticará e divulgará as leis.
3.
A natureza cura. O Naturólogo/Naturopata só ajuda a encontrar os caminhos quefacilitam à natureza o restabelecimento da normalidade funcional do organismo.
4.
O corpo humano é a mais perfeita criação de Deus. Por tal motivo merece o maiorrespeito, e o Naturólogo/Naturopata deverá conhecê-lo perfeitamente e fugir derealizar em toda a classe de ensaios, abusos ou mutilações.
5.
Não há doenças mas sim pessoas doentes. O Naturólogo/Naturopata não lutacontra as doenças, mas ajuda o doente a encontrar o seu caminho para arecuperação da normalidade funcional.
6.
 “Que o alimento seja a tua medicina e a medicina seja o teu alimento”. ONaturólogo/Naturopata deve conhecer as indicações e propriedades de todos osalimentos que a natureza oferece e estabelecer as plantas individualizadas para cadacaso particular.
7.
A recuperação da normalidade funcional do corpo humano, requer a eliminação domesmo de todas as substâncias que são tóxicas e repelir as que actuam produzindofebre e dor. O Naturólogo/Naturopata aplicará com prudência e conhecimento decausa os diferentes procedimentos que a natureza lhe oferece.
8.
Existe no corpo humano uma força vital que tende à recuperação da saúde. Éindispensável desejar que esta força vital possa actuar sem entraves evitando oserros que possam constrangê-la ou paralisá-la.
9.
 “Leva uma vida sã e natural e não perderás o dom precioso de saúde”. ONaturólogo/Naturopata com a sua vida e conduta deverá dar o exemplo com o seupróprio corpo dos seus ideais e dos seus ensinamentos.
10.
A febre, a dor, a inadaptação e a abulia, são sintomas de que existe algumairregularidade funcional. Melhor que aliviar ou combater o sintoma, oNaturólogo/Naturopata deve investigar os erros e transgressões que se cometem epropor a correcção dos mesmos e o regresso à vida sã e natural.
Guia de plantas terapêuticas de A a Z
4

Activity (51)

You've already reviewed this. Edit your review.
Claudia Suhet liked this
1 hundred reads
1 thousand reads
_MAD liked this
mirciar liked this
ftassinari liked this
luz_1 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->