Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
269Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Gestão de Pessoas nas Organizações

Gestão de Pessoas nas Organizações

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 58,437|Likes:
Published by Helton Santos
30 de Julho - Profª Juliana Godoy - Gestão de Pessoas nas Organizações
30 de Julho - Profª Juliana Godoy - Gestão de Pessoas nas Organizações

More info:

categoriesTypes, Resumes & CVs
Published by: Helton Santos on Jul 30, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See More
See less

08/18/2013

pdf

 
 
Curso: Técnico do Ministério Público da UniãoDisciplina: Gestão de Pessoas nas OrganizaçõesProfessora: Juliana GodoyEmail: julianagodoy6@hotmail.comMês: Julho/2010
Gestão de Pessoas nas Organizações
As organizações são verdadeiros seres vivos. Quando elas são bem-sucedidas, tendem a crescerou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursosnecessários as suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividadesde apoio. Provoca o aumento do número de pessoas bem como necessidade de intensificar aaplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção ecompetitividade do negócio. Tudo isso para se assegurar que os recursos materiais, financeiros etecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia.
As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove osucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, asua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável efortemente concorrencial.
Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estãomudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investiremdiretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles eque sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Em vez de investiremdiretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e quesabem como satisfazê-los e encantá-los.
As pessoas passam a constituir o elemento básicodo sucesso empresarial.O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações.
As pessoasdependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais eindividuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido depende de crescer dentro das organizações. Deoutro lado, as organizações também dependem direta e irremediavelmente das pessoas para
 
operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingirseus objetivos globais e estratégicos.Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida,dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Na verdade cada uma das partesdepende da outra.Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seusobjetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio atravésdo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo, deesforço e de conflito. Muitos dos objetivos pessoais jamais poderiam ser Alcançados por meio deesforço pessoal isolado.
Administração de Recursos Humanos
é a função administrativa devotada à aquisição,treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certosentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades comorecrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
Conceitos de RH ou de Gestão de PessoasAdministração de Recursos Humanos
é o conjunto de decisões integradas sobre as relaçõesde emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
Gestão de Pessoas
é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores – comoagregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido deproporcionar competências e competitividade à organização.
Gestão de Pessoas
é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado deprocessos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capitalintelectual e a base de seu sucesso.Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria a
Gestão de Pessoas
. Termos comoempregabilidade e empresalidade são usados para indicar, de um lado, a capacidade daspessoas em conquistar e manter seus empregos e, de outro, a capacidade das empresas emdesenvolver e utilizar as habilidades intelectuais e competências individuais dos seus membros.
 
 
GESTÃO DE PESSOAS
A gestão de pessoas (GP) é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nasorganizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos:
Cultura organizacional;
Estrutura organizacional;
Contexto ambiental;
Do negócio da organização;
Tecnologia utilizada;
Processos internos;
Estilo de gestão entre outras variáveis.

Activity (269)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Tatiana Marques liked this
Ligia Fernandes liked this
Rodrigo Rennó liked this
Ligia Fernandes liked this
Ligia Fernandes liked this
sialber liked this
Anoni Mos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->