Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
279Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Gestão de Pessoas nas Organizações

Gestão de Pessoas nas Organizações

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 96,549|Likes:
Published by Helton Santos
30 de Julho - Profª Juliana Godoy - Gestão de Pessoas nas Organizações
30 de Julho - Profª Juliana Godoy - Gestão de Pessoas nas Organizações

More info:

Categories:Types, Resumes & CVs
Published by: Helton Santos on Jul 30, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

05/14/2015

pdf

 
 
Curso: Técnico do Ministério Público da UniãoDisciplina: Gestão de Pessoas nas OrganizaçõesProfessora: Juliana GodoyEmail: julianagodoy6@hotmail.comMês: Julho/2010
Gestão de Pessoas nas Organizações
As organizações são verdadeiros seres vivos. Quando elas são bem-sucedidas, tendem a crescerou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursosnecessários as suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividadesde apoio. Provoca o aumento do número de pessoas bem como necessidade de intensificar aaplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção ecompetitividade do negócio. Tudo isso para se assegurar que os recursos materiais, financeiros etecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia.
As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove osucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, asua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável efortemente concorrencial.
Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estãomudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investiremdiretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles eque sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Em vez de investiremdiretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e quesabem como satisfazê-los e encantá-los.
As pessoas passam a constituir o elemento básicodo sucesso empresarial.O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações.
As pessoasdependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais eindividuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido depende de crescer dentro das organizações. Deoutro lado, as organizações também dependem direta e irremediavelmente das pessoas para
 
operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingirseus objetivos globais e estratégicos.Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão vida,dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade. Na verdade cada uma das partesdepende da outra.Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.Em resumo, as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seusobjetivos e cumprir suas missões. E para as pessoas, as organizações constituem o meio atravésdo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo, deesforço e de conflito. Muitos dos objetivos pessoais jamais poderiam ser Alcançados por meio deesforço pessoal isolado.
Administração de Recursos Humanos
é a função administrativa devotada à aquisição,treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certosentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades comorecrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
Conceitos de RH ou de Gestão de PessoasAdministração de Recursos Humanos
é o conjunto de decisões integradas sobre as relaçõesde emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
Gestão de Pessoas
é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores – comoagregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido deproporcionar competências e competitividade à organização.
Gestão de Pessoas
é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado deprocessos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capitalintelectual e a base de seu sucesso.Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria a
Gestão de Pessoas
. Termos comoempregabilidade e empresalidade são usados para indicar, de um lado, a capacidade daspessoas em conquistar e manter seus empregos e, de outro, a capacidade das empresas emdesenvolver e utilizar as habilidades intelectuais e competências individuais dos seus membros.
 
 
GESTÃO DE PESSOAS
A gestão de pessoas (GP) é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nasorganizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos:
Cultura organizacional;
Estrutura organizacional;
Contexto ambiental;
Do negócio da organização;
Tecnologia utilizada;
Processos internos;
Estilo de gestão entre outras variáveis.

Activity (279)

You've already reviewed this. Edit your review.
Gizele Felipe liked this
MuriloLemos liked this
mari souza liked this
Socorro Bastos liked this
1 hundred thousand reads
Ian Rocha liked this
Lorena Gomes liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->