Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
17Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PROJETO folclore

PROJETO folclore

Ratings: (0)|Views: 14,442|Likes:
Published by Denise Ferreira
Influêncai do folclore no coidiano e destaque a importância da Cultura Popular
Influêncai do folclore no coidiano e destaque a importância da Cultura Popular

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: Denise Ferreira on Aug 01, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
PROJETO: FLOCLORE BRASILEIRO
TEMA: 
O SABER FOLCLÓRICO
CRÉDITO DO PROJETO: DENISE IBARRACICLO I 2ºE 3ºANO2010 E 2011
 
O SABER FOLCLÓRICO
APRESENTAÇÃO
 Além de tudo o que se aprende na escola e nos livros, há um conhecimento que vem daconvivência com as pessoas e é passado de geração a geração.Muitas vezes, não se sabe quem inventou algumas histórias, brincadeiras de ruas,danças, festas, cantigas, um tipo de renda ou de artesanato. Isso tudo nasce do saber popular, conjunto dos jeitos de ser, pensar e agir de um povo, preservados pela tradição erepetição.Essas manifestações são chamadas de folclore, e não podemos deixar de mostrar aosalunos o quando tudo isso faz parte da nossa história, dos nossos costume.Devemos aproximar o aluno da alma do país, levá-lo a conhecer seu passado paraentender o presente e valorizar este legado, respeitando ainda mais a pessoas maisidosas. Precisamos preservar toda a poesia, a ingenuidade e a pureza da nossasabedoria popular.Com a globalização, corremos o risco de ver destruído o nosso saber folclórico, por isso énecessário que conhecermos os aspectos característicos do nosso povo e preservemos onosso SABER FOLCLÓRICO.
INTRODUÇÃO
FOLCLORE também é literatura. As inspirações do romantismo e muitas correntes domodernismo são tirados do folclore.Nosso folclore também, é uma fonte inesgotável de conhecimento para os alunos.É de valor integral na cultura. Merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos:intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos, recreativos. Assim, o folclore favorece aaprendizagem e facilita o trabalho.Forma bons hábitos e atitudes. Desperta sentimentos de emoção, entusiasmo e amor pelas coisas de nossa terra. Leva a conhecer os aspectos característicos de nosso povo ea preservar as nossas tradições.
 
JUSTIFICATIVA
Iniciar o assunto de folclore através de vídeo, depois cantiga de rodas e mostrar livros delendas para os alunos. Ver a reação dos alunos, deixar que os mesmo façam livrementeseus comentário. Levar também para sala cantigas de rodas e fazer que juntos possamosresgatar essa brincadeira do tempo dos nossos avós. Brincadeira de adivinhação com ascrianças também ajuda na oralidade dos alunos.Tudo deve ser feito com muita espontaneidade para que os mesmo possa ir formalizandosua aprendizagem e seus conhecimentos prévio. Através de pesquisas, exposição eoficina de arte os alunos vão chegando a uma conclusão sobre folclore: O saberes dofolclore.O importante e deixar os alunos se manifestar com suas ideias e seus conhecimentos, sóse aprende construindo, participando do próprio conhecimento.

Activity (17)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
pretalili liked this
Rafael Medeiros liked this
Rosane Correia da Silva added this note|
muito valiosa estas informaçoes!
Laura Gabriela liked this
Maísa Badaró liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->