Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
58Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Redes Wireless - Introdução

Redes Wireless - Introdução

Ratings:

4.8

(5)
|Views: 6,869 |Likes:
Published by Ismael Rodrigues

More info:

Published by: Ismael Rodrigues on Jun 22, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/10/2012

pdf

text

original

 
Introdução
Redes Wireless
http://tecnociencia.jor.br
1
 
Algumas Publicações Tecnociência
Se você gosta de acompanhar os assuntos tecnológicos a Tecnociência possui uma publicaçãoideal para você.Atualmente são produzidos em PDF, exclusivo para assinantes os tópicos abaixo: 
Capacitação Tecnológica
Uma publicação seqüencial abordando treinamento técnico nas áreas deeletrônica, informática e gestão.
Tecnologia Passo a Passo
Uma série que trata de diversas montagens e configuraçõesonde orientado, passo a passo, o leitor poderá aplicar em suarotina profissional ou lazer.
Empreendimentos Tecnológicos
.Se você deseja abrir um negócio tecnológico como uma Lan House, provedorde internet Wireless e qualquer outro empreendimento que envolva tecnologia.Leia a publicação Empreendimento Tecnológico.Uma série de treinamentos independentes, abordando diversas manutenções,para o aperfeiçoamento profissional do técnico de manutenção.
Receba gratuitamente artigos em seu e-mail
Uma das publicações gratuitas disponíveis para os usuários daComunidade Tecnociência, é o recebimento de artigos no formato PDFpara livre distribuição e impressão.
http://artigopdf.tecnociencia.jor.br/ 
 
Redes de computadores
Autor Jeferson Luís da Silvahttp://jsilva.tecnociencia.jor.brChamamos de rede a conexão entre dois ou mais computadores permitindo que estes compartilhemrecursos como uma mesma impressora, softwares e assim por diante.As redes são classificadas conforme sua estrutura, sendo chamadas de LAN (Local Área Network)quando possuem um espaço delimitado (interno). Já as redes WAN (Wide Área Network) são redescom espaços onde não existe um limite determinado. A internet é uma rede WAN, enquanto a rede deuma empresa é LAN.As redes podem ser classificadas de maneira homogênea onde todos os computadores possuem amesma hierarquia, neste caso não existe um computador central que comanda a rede. Este tipo derede aberta é chamado de rede ponto a ponto. (Em inglês, peer to peer).Outro modelo de rede é o Cliente-Servidor, neste tipo de rede existe um computador que controla oacesso dos demais computadores. Na rede Cliente-Servidor somente é possível acessar determinadoserviço ou dispositivo se o computador central estiver configurado para permitir o acesso.Usar computadores em rede é uma solução econômica e eficiente, já que uma impressora pode serusada por varias máquinas assim como qualquer outro recurso ou hardware existente na rede.Existem vários meios de conectar computadores em redes, o mais comum é a rede por cabos, fibraótica e atualmente existem tecnologias que possibilitam o uso de redes sem fios.Entre as redes sem fios podemos considerar as redes wireless e também redes de telefonia celular.Para instalar computadores em rede o técnico precisa de conhecimento distinto dependendo do meiofísico da rede assim como a quantidade de maquinas envolvidas, se a rede for sem fio é precisoconhecer o funcionamento da tecnologia wireless, sendo uma rede em fibra ótica o profissionalprecisa conhecer os detalhes do manuseio da fibra e suas particularidades.A rede mais comum é a rede por cabo de par trançado, esta também é a mais barata das redes quandoinstalada em pequenas distancias.Independente do meio físico por onde os dados irão trafegar, toda rede precisa de protocolos econfiguração que até certo nível são semelhantes.
Topologia de uma rede
As redes também são classificadas por topologia, esta éa forma como a rede é distribuída e também determina amaneira que os dispositivos serão conectados.A escolha da topologia ocorre levando emconsideração o custo, confiabilidade e eficiência.A topologia em estrela é a mais usada, os computadoressão interligados através de um Hub/Switch. Estatopologia é de fácil manutenção e permite que oscomputadores funcionem de forma individual na rede.Existem também outras topologias como a topologiaem Barra, Anel e Token Ring entre outras. Estastopologias serão abordadas mais adiante, no momentovamos nos concentrar na topologia em Estrela.
02

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->