Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Material+de+Custos+Aluno

Material+de+Custos+Aluno

Ratings: (0)|Views: 1,537 |Likes:
Published by tributocontabil

More info:

Published by: tributocontabil on Aug 05, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/13/2012

pdf

text

original

 
Terminologia Contábil Básica
Para facilitar o entendimento da sistemática de apurão de custos énecessário compreender o significado dos principais termos utilizados:
Gasto
: entende-se por gasto o compromisso financeiro assumido por umaempresa na aquisição de bens ou serviços. Podendo o gasto ser definido comogasto de investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em vários processosprodutivos, e como gastos de consumo, quando o bem ou serviço for consumidono momento mesmo da prodão ou do servo que a empresa realizar.Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se emcusto ou despesa.
Desembolso
: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.
Custo
: São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos daempresa. o os gastos efetuados pela empresa que fao nascer os seusprodutos. Portanto, pode-se dizer que os custos são os gastos relacionados aosprodutos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastosforem gerados. De modo geral o os gastos ligados à área industrial daempresa.
Despesa
: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção dereceitas.
Investimento
: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresaspara baixa em função de venda, amortização, consumo, desaparecimento,perecimento ou desvalorização. Assim , quando se comparam materiais, realiza-se um investimento em estoque. O consumo na fabricação de um produto ou narealização de um serviço gera um custo, assim como o consumo nas divisõesadministrativas ou de vendas gera uma despesa. Do mesmo modo, a aquisiçãode uma máquina gera um investimento no imobilizado. Pela depreciação teremosum custo ou despesa.
Perda
: consumo de bens e serviços de forma anormal ou involuntária.Exemplos:Perdas com Incêndios, Gasto com Mão de Obra durante um Período deGreve, Estoque Obsoleto, etc.
Desembolso
: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.Exemplificando, consideramos a compra de uma matéria-prima. A compra emsi (a vista ou a prazo) é um gasto. Ao abastecer o estoque de matéria-prima, temosum investimento (pois o material ficará estocado até que seja requisitado paraconsumo, isto é, aplicado na produção de um bem). Ao requisita-lo do estoque eaplicá-lo na produção, temos a ocorrência do custo. Ao concluir o produto e estoca-lopara venda, temos novamente um investimento no estoque (estoque de produtosacabados). Para realizar a venda do produto, os gastos incorridos serão consideradosdespesas, como também os gastos incorridos na administração da empresa. 
 
Assim, os
custos
são a parcela do gasto ligado à produção, como
mão-de-obra da área fabril
(a mão-de-obra compreende qualquer funcionário de umaempresa que trabalhe no processo de fabricação ou em funções administrativas dadivisão fabril. O custo da mão-de-obra corresponde à somatória dos gastos comsalários e encargos sociais),
matéria-prima
(a matéria-prima compreende osmateriais usados no processo de fabricação, transformados em produtos),
aluguéisde prédios da fábrica
,
depreciação de máquinas e instalações fabris
,
energia elétricaconsumida na fábrica,
etc.
Despesa
é a parcela do gasto não ligado à produção,como mão-de-obra dos departamentos de administração e de vendas, comissões devendedores, aluguéis de escritórios, depreciação de móveis e utensílios, manutençãoe depreciação dos prédios administrativos, etc.
Quadro Resumo: Terminologia Contábil.
 
TERMODEFINIÇÃO
DESEMBOLSOPagamento resultante da aquisão de um bem ou serviço.GASTOCompromisso financeiro assumido para aquisição de bens e serviços.INVESTIMENTOGasto com bem ou servo registrados no ativo das empresas, emfunção de sua vida útil e da sua destinação.CUSTOGasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens eserviços, relacionados com a atividade de produção.DESPESAGasto com bens e serviços que não estejam relacionados diretamentecom a produção, mas realizados para a obtenção de receitas.PERDAGasto não intencional decorrentes de fatores externos ou fortuitos.
 ATIVIDADE 2 : Classifique os itens adiante em Custo, Despesa, Perda ou Ativo ( Investimento ):
ItensClassificação
Compra de matéria-prima
Investimentos
Consumo de energia elétrica (fábrica)
Custo
Consumo de energia elétrica (escritório)
Despesa
Mão-de-obra direta
Custo
Consumo de combustível dos veículos de entrega
Despesa
 Telefone – Conta Mensal
Despesa
Consumo de água (fábrica)
Custo
Salário (pessoal do faturamento)
Despesa
Aquisição de máquinas
Investimento
Depreciação das máquinas de produção
Custos
Retirada de materiais do almoxarifado (MP
e produtosde produção)
Custo
Retirada de Materiais do Almoxarifado (
material deescritório)
Despesa
Consumo de Materiais Diversos na Administração
Despesa
Honorários da Administração
Despesa
Honorários do Diretor Industrial
Custo
 
Depreciação do Prédio da Empresa (fábrica)
Custo
Depreciação do Prédio da Empresa (escritório)
Despesa
Aquisição de Embalagens
Investimento
Deterioração do Estoque de Matéria-prima por Enchente
Perda
 ATIVIDADE 3 : Assinalar a alternativa correta.
1)Em relação à terminologia utilizada pela Contabilidade de Custos, é corretoafirmar que:a)Despesas são gastos incorridos com a produção de bens e serviços, com aintenção de sua venda posterior.b)Investimentos não são gastos, uma vez que se trata de ativos adquiridos pelaempresa que somente são depreciados lentamente.c)Perdas são sacrifícios ocorridos na produção de forma involuntária ou fortuita.d)Custos são gastos que a empresa incorre para a comercialização dos produtospor ela fabricados.
e)Custos são gastos, não investimento, que a empresa incorre pararealizar a produção.
2)Gasto do Departamento de Faturamento, a depreciação das quinas deprodão, a compra de matéria-prima, o tempo do pessoal em greve(remuneração) são, respectivamente:a)Despesa, perda, ativo, custob)Despesa, ativo, perda, custo
c)Despesa, custo, ativo, perda
d)Despesa, custo, perda, ativoe)Despesa, ativo, custo, perda3)Desembolso representa:
a)pagamento pela aquisição de um bem ou pela obteão de umserviço
b)aquisição a prazo de móveis e utensíliosc)depreciação de equipamentos da fábricad)a apropriação dos gastos de mão-de-obrae)constituição de provisão4)Investimento representa:a)qualquer desembolso para a aquisição de um serviço
b)um gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil oude benefícios atribuíveis a períodos futuros
c)gasto com bens e serviços consumidos com a finalidade de obter receitasd)gasto de salários e encargos sociais do pessoal de vendase)gastos o intencionais, decorrentes de fatores externos fortuitos ou daatividade produtiva normal da empresa.
Alguns Princípios Contábeis Aplicados àContabilidade de Custos

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Carine Schein liked this
Claudia Machado liked this
blue.airam9850 liked this
oirocha liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->