Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
26Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercicios Resolvidos Dilatacao Termica

Exercicios Resolvidos Dilatacao Termica

Ratings: (0)|Views: 3,539|Likes:
Published by capitalsocial

More info:

Published by: capitalsocial on Aug 05, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/23/2013

pdf

text

original

 
Exercícios resolvidos – Dilatação térmica
Obs.:Na maioria dos livros os autores utilizam θ (teta) ou Δθ (delta teta) para representar aTEMPERATURA ou a VARIAÇÃO DE TEMPERATURA. Também utilizam na dilatação superficial(diminuição ou aumento da área) a letra S ou ΔS (variação da área ou superfície).-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Dilatação Linear:
1.
Duas barras de 3 metros de alumínio encontram-se separadas por 1cm à 20°C. Qual deve ser atemperatura para que elas se encostem, considerando que a única direção da dilatação acontecerá nosentido do encontro? Sendo .
Sendo a dilatação linear dada por:Mas a variação no comprimento das barras deve ser apenas 0,5cm = 0,005m, pois as duas barrasvariarão seu comprimento, então substituindo os valores:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2.
Um fazendeiro quer cercar com arame um terreno quadrado de lados 25m e para isso adquire 100m defio. Fazendo o cercado, o fazendeiro percebe que faltaram 2cm de fio para a cerca ficar perfeita. Comonão quer desperdiçar o material e seria impossível uma emenda no arame, o fazendeiro decide pensar emuma alternativa. Depois de algumas horas, ele percebe que naquele dia a temperatura da cidade está mais baixa do que a média e decide fazer cálculos para verificar se seria possível utilizar o fio num dia maisquente, já que ele estaria dilatado. Sabendo que o acréscimo no comprimento do fio é proporcional ao seucomprimento inicial, ao seu coeficiente de dilatação linear e à variação de temperatura sofrida, calcule oaumento de temperatura que deve ocorrer na cidade para que o fio atinja o tamanho desejado. (Dado:coeficiente de dilatação térmica linear do fio = .)
Sendo a dilatação linear dada por: Lembrando que as unidades de comprimento devem estar no mesmo sistema de unidades, a variaçãodeve ser igual a 0,02m:
 
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Dilatação Superficial:
3.
Uma peça de zinco é constituída a partir de uma chapa de zinco com lados 30cm, da qual foi retiradoum pedaço de área 500cm². Elevando-se de 50°C a temperatura da peça restante, qual será sua área finalem centímetros quadrados? (Dado ).
 Primeiramente deve-se calcular a área da peça final que é dada pela subtração da área de 500cm² pelaárea inicial, que é: Portanto, a área da peça é:Sendo a dilatação superficial dada por:Mas:Substituindo os valores na equação: Assim, a área final será:
Dilatação Volumétrica:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------4.
Um paralelepípedo de uma liga de alumínio () tem arestas que, à 0°C, medem 5cm,40cm e 30cm. De quanto aumenta seu volume ao ser aquecido à temperatura de 100°C?
 Primeiramente deve-se calcular o volume do paralelepípedo à 0°C:
 
Sendo a dilatação volumétrica dada por:Mas:Substituindo os valores na equação:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Dilatação dos líquidos:
5.
Um recipiente de vidro com a capacidade de 3000cm³, está completamente cheio com líquido, a 0°C. Oconjunto é aquecido até 100°C e observa-se que 15cm³ desse líquido extravasa do recipiente.Considerando-se o coeficiente de dilatação linear do vidro como sendo constante no referido intervalotérmico e igual a , qual o coeficiente de dilatação real desse líquido?
Sabendo que E que: De modo que podemos calcular o coeficiente de dilatação aparente do líquido e descobrir o coeficientede dilatação real, ou seja:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------6.
(VUNESP-SP) A dilatação térmica dos sólidos é um fenômeno importante em diversas aplicações deengenharia, como construções de pontes, prédios e estradas de ferro. Considere o caso dos trilhos de trem

Activity (26)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Priscila Ribeiro added this note
Mas vlw a intençao --'
Priscila Ribeiro added this note
ta horrivel isso aí
Etieli Santos liked this
Larissa Layme added this note
Aff não dar para enxergar qase nd na proxima vez bota mais escuro ae *--------*
kummerle liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->