Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
15Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
GESTÃO DE PESSOAS 1

GESTÃO DE PESSOAS 1

Ratings: (0)|Views: 2,205|Likes:
Published by zeramentocontabil

More info:

Published by: zeramentocontabil on Aug 07, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/02/2013

pdf

text

original

 
PROFESSORA - IRENE REIS – GESTÃO DE PESSOAS EM EVENTOS – ADM 1800
GESTÃO DE PESSOASCONTEXTO DE GESTÃO DE PESSOAS:
formado por pessoas e organizaçõesnuma relação de mútua dependência. As pessoas buscam nas organizações aoportunidade de alcançar seus objetivos e/ou satisfazer suas necessidades, assim como asorganizações necessitam das pessoas para alcançar os seus.
 
Passamos boa parte de nossas vidas nas organizações e, às vezes, chegamos aconfundir nossos objetivos com os objetivos organizacionais, ficando difícil fazer umademarcação entre o comportamento das pessoas e o das organizações.A GESTÃO DE PESSOAS é uma área sensível à mentalidade que predomina nasorganizações. É uma área contingencial e situacional pois depende:
cultura ;
estrutura organizacional;
características do contexto ambiental;
o negócio da organização;
a tecnologia;
os processos internos;
e outras variáveis importantes.As organizações não existem ou sobrevivem por si só; elas dependem de diversosparceiros, tais como: acionistas e investidores, empregados, fornecedores, clientes econsumidores, e que esperam um retorno justo às suas contribuições para o negócio.As organizações podem considerar as pessoas como recursos ou como parceiros.
COMO RECURSOS
= produtivos mas precisam ser administrados, são sujeitos passivos.
COMO PARCEIROS
= fornecedores se conhecimentos, habilidades, capacidades einteligência próprios ( capital intelectual ).
CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS OU ARH ( ADMINISTRAÇÃO DERECURSOS HUMANOS
):
1 – Função que permite a colaboração eficaz das pessoas para o alcance dos objetivosorganizacionais e individuais.2 –“É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posiçãogerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento,seleção, treinamento, recompensa e avaliação de desempenho.” ( DESSLER, Gary. 1997.)
OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS:
1.Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão;2.Proporcionar competitividade à organização;3.Proporcionar à organização empregados bem treinados e bemmotivados;4.Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados notrabalho;5.Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;6.Administrar a mudaa;7.Manter políticas éticas e comportamentos socialmente responsável.
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - 2005
 
PROFESSORA - IRENE REIS – GESTÃO DE PESSOAS EM EVENTOS – ADM 1800
A utilização de políticas e práticas necessárias à otimização dos recursos e dodesempenho das pessoas na organização se efetivam por meio dos
processos
:
1.AGREGAR PESSOAS;2.APLICAR PESSOAS;3.RECOMPENSAR PESSOAS;4.DESENVOLVER PESSOAS;5.MANTER PESSOAS;6.MONITORAR PESSOAS.A ESTRUTURA DO ÓRGÃO DE GESTÃO DE PESSOAS ( ARH ).1.FUNCIONAL: fracionado, especializado, dono da verdade, centralizado.2.ORGANIZAÇÃO EM REDE: abordagem sistêmica, ênfase nos processos.ARH COMO RESPONSABILIDADE DE LINHA E FUNÇÃO DE
STAFF 
: ___ quem deve gerir é o gerente, supervisor, chefia imediata; cabe ao RH / GPprestar consultoria interna.
MISSÃO“PROMOVER A SAÚDE E A BELEZA DAS PESSOAS COM QUALIDADEÉTICA, INOVANDO SEMPRE E BUSCANDO AUMENTAR SEU BEMESTAR”
CDLG ( DR. ROGÉRIO RANULFO)
MISSÃO
– incumbência que se recebe, finalidade ou motivo de ser da organização.Deve responder a três questões:1.Quem somos nós?2.O que fazemos?3.Por que fazemos o que fazemos?É uma declaração formal de seu credo, a sua cartilha, e deve traduzir a filosofiaorganizacional formulada por seus fundadores. Filosofia esta transformada em metastangíveis, demonstrando seus valores e crenças em relação aos funcionários, clientes,fornecedores, e à sociedade em geral.Devemos nos lembrar sempre que produtos e serviços são meios para a realização damissão pois ela sim, agrega identidade e personalidade à organização.
VISÃO
– imagem que a organização tem de si mesma; voltada para o que pretende ser mais do que realmente é. Visão é projeto, pressupõe passos, etapas; é a forma deabordagem.Uma visão em comum, compartilhada, ajuda a quebrar barreiras, a conquistar os objetivos.É o inconformismo com o
status quo.Slogans
 
que retratam a visão de algumas organizações:
ABRIL – faz parte de sua vida.
TAM – um estilo de voar.
VOLKS – você conhece, você confia.
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - 2005
 
PROFESSORA - IRENE REIS – GESTÃO DE PESSOAS EM EVENTOS – ADM 1800
MISSÃO e VISÃO 
permitem a construção dos objetivos.
OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS
resultado esperado num tempo determinado.
Critérios para a formulação dos objetivos:
1.Ser focalizados em um resultado;2.Ser consistentes;3.Ser específico;4.Ser mensuráveis;5.Ser relacionados com um determinado período de tempo.
Tipos de objetivos:
1.Objetivos rotineiros. Ex: produzir 120 bolas por mês.2.Objetivos inovadores. Ex: criar e desenvolver um produto novo por mês (agregam algode novo).3.Objetivos de aperfeiçoamento. Ex: aumentar a qualidade dos produtos em 5% ao ano.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL 
 – comportamento global e integrado da empresa emrelação ao ambiente que a circunda, e:
-
é definida pelo nível institucional ( com ampla participação);
-
é projetada a longo prazo (futuro e destino);
-
envolve toda a empresa (mutirão de esforços);
-
é um mecanismo de aprendizagem organizacional.A estratégia parte dos objetivos estratégicos da missão e da visão e é balizada por:
-
análise ambiental = oportunidades e ameaças
-
análise organizacional = pontos fortes e pontos fracos da empresa.Estratégia organizacional representa a maneira que nos comportamos frente àscircunstâncias e situações com que nos deparamos no ambiente que nos cerca, de forma atirar o maior proveito das mesmas.Para seu maior alcance e sucesso , a estratégia organizacional deve ser compreendida,aceita e compartilhada por todos na organização.Há três tipos de filosofia do planejamento estratégico:1.Planejamento Conservador e Defensivo – busca a manutenção, a continuidade dosucesso.2.Planejamento Otimizante e Analítico – busca a inovação e dinamismo frente asmudanças.3.Planejamento Prospectivo e Ofensivo – busca o futuro, antecipa eventos e escolheações adequadas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH ( GP).
O Planejamento Estratégico de RH deve, de preferência, emanar do PE. da organizaçãopara que possa transformar os objetivos e estratégias organizacionais em objetivos eestratégias de RH (Gestão de Pessoas). As bases para o planejamento estratégico de RHsão : a demanda de trabalho e a oferta de trabalho.MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH1.Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço.2 . Modelo baseado em segmentos de cargos.3 . Modelo de substituição de postos- chave.4 . Modelo baseado no fluxo de pessoal.5 . Modelo de planejamento integrado.
FATORES QUE INTERVÊM NO PLANEJAMENTO DE RH:
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - 2005

Activity (15)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Thiago Baptista liked this
Marcy Dutra liked this
Monica Cova Gama liked this
Viviane Awata liked this
Marlene Pereira liked this
lurofenix3641 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->