Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
18Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Luta e Arte Marcial Movimentos Que Ajudam

Luta e Arte Marcial Movimentos Que Ajudam

Ratings: (0)|Views: 4,570|Likes:
Published by amddiniz1762
Este é um material que fala sobre lutas e que pode ser utilizado na escola.
Este é um material que fala sobre lutas e que pode ser utilizado na escola.

More info:

Published by: amddiniz1762 on Aug 09, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

06/15/2013

pdf

text

original

 
1
LUTA E ARTE MARCIAL: MOVIMENTOS QUE AJUDAM NODESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR.Guilherme Aurélio Machado Neto
1
Resumo
O presente artigo diz respeito à luta e a arte marcial, como podem vir a ajudar no desenvolvimentopsicomotor, juntamente com uma proposta pedagógica para educação física. Devido aos poucostrabalho sobre lutas, e poucas pesquisas, percebemos que é de grande relevância levar taisresultados para os leitores, cujo foco principal é atingir os professores de educação física. Ao levar tais resultados e conteúdo temos a intenção de fazer com que os professores despertem interessespelo mesmos, podendo ampliar ou incluir esses em seu trabalho.
Abstract
The present article has the objective to speak about the fight and the tourney martial. Also how thefight and tourney martial help in the development psychic motor and a pedagogic proposal to physicaleducation. We acknowledge that there are few works about fights and few investigations. We perceivethe great importance to consider these results to the readers, whose objective principal is reach theteachers of physical education. Our objective are awake the teachers of physical education to theadvantages of the fights and tourney martial and use their in your work.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação Física, Motricidade, Luta e Arte Marcial.
1. INTRODUÇAO
O homem desde seu nascimento tem a necessidade se desenvolver seusfatores psicomotor para poder sobreviver em seus diversos meios, os movimentosdas lutas e das artes marciais tem tido uma grande contribuição para com aquelesque as praticam. No início das artes marciais podemos notar que a mesma erautilizada por diversas classes, desde o pacífico monge a guerreiros que duelavamem combates mortais. Quando analisamos os diversos praticantes deste conjunto decnicas, fica evidente que todos eles tinham um aspecto moral, filofico ehabilidades corporais, e que essa habilidade vem do treinamento contínuo, acima damédia, ou seja, aqueles que tinham um treinamento nas lutas ou nas artes marciaisdesenvolviam alguns fatores psicomotor acima das pessoas que não as praticavam.Podemos observar que no passar da história fica evidente que o objetivomais básico das artes marciais era atingir um elevado nível de habilidade motora econtrole emocional, para que a pessoa pudesse vencer o seu adversário.A Educão sica vem crescendo juntamente com as lutas e artesmarciais, mesmo que o tenha se integrado devidos a rios motivos, o
1
Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás.Pos-graduado em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás.
 
2
podemos negar a grande contribuão que ambas tem uma com a outra.Percebamos também que as faculdades de Educação Física na grande maioria nãocompartilha desses conhecimentos, porém o poucas que oferecem em suasgrades curriculares Lutas ou arte marcial. Algumas as oferecem de forma optativa etambém com uma visão de treinamento e não como uma contribuição generalizadada luta.Situação que talvez tenha sido ocasionada devido ao campo relativamenteamplo do conhecimento que a Educação Física aborda. A questão é que muitosconteúdos são negligenciados nas aulas. Um deles diz respeito às lutas, que ésugerido nos PCN's. Podemos estar deixando de lado um dos conteúdos que ajudano desenvolvimento tanto de crianças, jovens, adultos, tanto motor quanto psíquicoalém de promover o conhecimento entre o fator sócio-cultural.2. CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO E SÓCIO-CULTURAL.É de suma importância uma abordagem histórica das lutas, pois somenteassim poderemos compreender sua evolução durante os tempos e sua importânciasócio-cultural. Buscamos apresentar, em primeiro momento, estudos e relatoshistóricos que possam solidificar nosso estudo, abordando o início histórico das lutase realizando uma análise comparativa dos sistemas (gêneros) de algumas lutascomo a capoeira, judô, jiu-jitsu, karatê e taekwondo e essas foram escolhidas por serem algumas das mais conhecidas.Antes de relatarmos os aspectos históricos das lutas, consideramosnecessário explicitar o termo. Para BARSA (1997, p. 88): ‘’Luta é todo tipo decombate corpo a corpo, sem armas e sem luva, em que dois contendoresprocuraram pôr um ao outro no chão.’’TABOADA (s/d) além de conceituar a luta ele faz uma diferenciação deluta e briga sendo que:
...na luta, o homem trata de plasmar um ideal, e este deve tão forte que ohomem passa a converter-se em um elemento secundário e quase nulo noque se refere ao individuo, e somente é levado em consideração à medidaque pode ser útil para lograr a consagração do mencionado ideal. (...) nabriga, ao contrário, somente se disputa por questões da personalidade;aqui não existe o sacrifício, pois, se alguém briga, é para obter resultadosno que se refere a prestigio e privilégios que somente podem sedesfrutados em vida.(76 e 77)
 
3
Neste trabalho, adotaremos o conceito de luta explicitado anteriormente,sendo que a mesma pode ser tanto uma classificação de gêneros de combate comoum confronto direto entre duas ou mais pessoas, onde se demonstram as técnicasdo sistema de combate. Além disso, as lutas podem ser com armas (espadas, facas,bastões, lanças etc.) ou não, no caso do nosso artigo, estaremos trabalhando comsistemas que utilizam somente o corpo como arma.Quando se trata de uma pesquisa histórica, principalmente numa épocana qual não se tinha costume e às vezes nem meios para transcrever os fatos daépoca, torna-se dicil falar de épocas locais e principalmente de mariasrelacionadas às lutas, como afirmam os autores abaixo citados:
É imensa a dificuldade de pesquisar temas relativos à cultura chinesa,mormente devido à barreira idiomática e, em se tratando de assuntosconcernente às artes marciais, a dificuldade se amplia por causa daescassez de documentão fidedigna. Poucos o os registros de procedência histórica e ainda menor o número de tradições verbais que semantiveram preservadas com o passar do tempo. (NATALI, 1984, p.17)Por não haver praticamente nenhum material escrito sobre a história doinício do karatê, não sabemos quem o inventou e desenvolveu, e nemmesmo onde teve origem e evoluiu. Sua história inicial pode apenas ser deduzida a partir de lendas antigas que nos foram transmitidas oralmente, eelas, como a maioria das lendas, tendem a ser criações imaginárias e provavelmente incorretas
.
(FUNAKOSHI, 1975, p.42)
Segundo FONTEYN (1981), o homem desde sua existência já exerciapapel de caçador e de presa, devido a isso, para sobreviver, ele precisava correr,saltar, escalar e até mesmo lutar. Durante todo o tempo, o homem teve anecessidade de defender-se de predadores ou até mesmo de inimigos da mesmaespécie, e isso fez com que ele desenvolvesse diversos gêneros de luta, emdiferentes épocas e regiões, ressaltando que a grande parte dessas lutas é fruto daobservação e aprendizagem das técnicas de defesas dos animais.A diferença de época e de local fez com que surgissem vários gêneros eestilos de luta. REID e CROUCHER (1983) relatam a descoberta de algunsdesenhos de luta nas muralhas do Egito já no período de 4000~3000 a.C., e tambémcomprovou a existência da luta na Índia no século VI e V a.C., em Ebina no ano 470.TABOADA (s/d) complementa dizendo que ‘’alguns dados que se referem a uma

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Jhess Oliver liked this
Fidel Gama liked this
Fernanda Marilia liked this
Fernanda Marilia liked this
Andressa Lopes liked this
Felipe Lupianhez liked this
Fidel Gama liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->