Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
101Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercicios Resolvidos Contabilidade - Aula 03

Exercicios Resolvidos Contabilidade - Aula 03

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 32,501|Likes:
Published by resolvidos

More info:

Published by: resolvidos on Aug 10, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

10/04/2013

pdf

text

original

 
 
2008 
CONTABILIDADE GERAL EM EXERCÍCIOSCATHEDRA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAISPROF. MORAES JR. 
CONTABILIDADE EM EXERCÍCIOS - AULA 03
 
 
 
Prof. José Jayme Moraes Junior
Contabilidade Geral em Exercícios
Div. Bancas
2
CONTABILIDADE EM EXERCÍCIOSDiversas Bancas
Prezados Alunos,Ao final de cada aula, disponibilizo as questões que serão comentadas durantea aula. Caso você julgue conveniente, poderá testar seu conhecimento previa-mente antes de ver os gabaritos e as resoluções comentadas. Você pode simu-lar uma situação real de prova: para calcular o tempo de duração das provas,considere um tempo de 3 minutos por questão. Desta forma, utilizando estametodologia, seu aprendizado será muito mais eficaz.Caso tenham dúvidas sobre as questões, podem enviar e-mails para coordena-receita@cathedranet.com.br. 
Prova 4. Analista Judiciário
Contabilidade - TST
2008 - CESPEQuestões Comentadas e Resolvidas
Considerando os princípios fundamentais de contabilidade e os conceitos geraisreferentes ao patrimônio, julgue os itens a seguir.
19.
A garantia jurídica da propriedade do patrimônio, objeto da contabilidade,é condição indissociável do princípio da entidade, ao assegurar o direito ao e-xercício de disposição sobre esse patrimônio, válido perante terceiros.
Resolução
De acordo com a Resolução n
o
774/94, que aprovou o Apêndice à Resoluçãosobre os Princípios Fundamentais da Contabilidade:O
Patrimônio
, na sua condição de
objeto da C
 
ontabilidade
, é, no mínimo,aquele
 juridicamente formalizado como pertencente à Entidade
, com
ajustes quantitativos e qualitativos
realizados em consonância com osprincípios da própria Contabilidade.
A garantia jurídica da propriedade
,
embora por vezes suscite interrogações de parte daqueles que não si-tuam a autonomia patrimonial no cerne do Princípio da Entidade, é in-
 
dissociável desse princípio, pois é a única forma de caracterização dodireito ao exercício de poder sobre o mesmo Patrimônio, válida peran-te terceiros.
Cumpre ressaltar que, sem autonomia patrimonial fundada napropriedade, os demais Princípios Fundamentais perdem o seu sentido, poispassariam a referir-se a um universo de limites imprecisos.
GABARITO: C
Aproveito a oportunidade para mostrar os pontos mais importantes (
grifosmeus
) sobre o Princípio da Entidade, citados na Resolução supracitada:
A autonomia patrimonial
 
 
Prof. José Jayme Moraes Junior
Contabilidade Geral em Exercícios
Div. Bancas
3
O cerne do Princípio da ENTIDADE está na autonomia do patrimônio aela pertencente.
O Princípio em exame afirma que o patrimônio deve reves-tir-se do atributo de autonomia em relação a todos os outros Patrimônios exis-tentes, pertencendo a uma Entidade, no sentido de sujeito suscetível à aquisi-ção de direitos e obrigações. A autonomia tem por corolário o fato de que
opatrimônio de uma Entidade jamais pode confundir-se com aquelesdos seus sócios ou proprietários.
Por conseqüência, a Entidade poderá serdesde uma pessoa física, ou qualquer tipo de sociedade, instituição ou mesmoconjuntos de pessoas, tais como:- famílias;- empresas;- governos, nas diferentes esferas do poder;- sociedades beneficentes, religiosa, culturais, esportivas, de lazer, técnicas;- sociedades cooperativas;- fundos de investimento e outras modalidades afins.No caso de sociedades, não importa que sejam sociedades de fato ou que es-tejam revestidas de forma jurídica, embora esta última circunstância seja amais usual.
O Patrimônio, na sua condição de objeto da Contabilidade, é, no míni-mo, aquele juridicamente formalizado como pertencente à Entidade,com ajustes quantitativos e qualitativos realizados em consonânciacom os princípios da própria Contabilidade.
 
A garantia jurídica da pro-priedade, embora por vezes suscite interrogações de parte daquelesque não situam a autonomia patrimonial no cerne do Princípio da Enti-dade, é indissociável desse princípio, pois é a única forma de caracteri-zação do direito ao exercício de poder sobre o mesmo Patrimônio, vá-lida perante terceiros.
 
Cumpre ressaltar que, sem autonomia patrimo-nial fundada na propriedade, os demais Princípios Fundamentais per-dem o seu sentido, pois passariam a referir-se a um universo de limi-tes imprecisos.
 A autonomia patrimonial apresenta sentido unívoco. Por conseqüência,
o pa-
 
trimônio pode ser decomposto em partes segundo os mais variadoscritérios, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Mas ne-nhuma classificação, mesmo que dirigida sob ótica setorial, resultaráem novas Entidades.
 
Carece, pois, de sentido, a idéia de que as divi-sões ou departamentos de uma Entidade possam constituir novas Enti-
dades, ou “m
i
croentidades”, precisamente por que sempre lhes faltará
o atributo da autonomia.
A única circunstância em que poderá surgir novaEntidade, será aquela em que a propriedade de parte do patrimônio de umaEntidade, for transferida para outra unidade, eventualmente até criada naquelemomento. Mas, no caso, teremos um novo patrimônio autônomo, pertencentea outra Entidade. Na contabilidade aplicada, especialmente nas áreas de custose de orçamento, trabalha-se, muitas vezes, com controles divisionais, que po-dem ser extraordinariamente úteis, porém não significam a criação de novasEntidades, precisamente pela ausência de autonomia patrimonial.

Activity (101)

You've already reviewed this. Edit your review.
silvancavalcante liked this
1 hundred reads
1 thousand reads
j2s4 liked this
rguilhen liked this
Simone Ribeiro liked this
Mark Oliver liked this
Meire Nascimento liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->