Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Português - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 4 - Pré-Universitário - port4 aula16

Português - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 4 - Pré-Universitário - port4 aula16

Ratings:

4.0

(2)
|Views: 604 |Likes:

More info:

Published by: Português Caderno de Resoluções on Jun 24, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
 3
ª
SÉRIE
 
E
 
EXTENSIVO
 
|
 
 VOLUME
 
4
 
|
 
PORTUGUÊS
 
41
Português 4
aula 16
 
C
OMENTÁRIOS
 
A
TIVIDADES PARA
S
ALA
 
1. A
Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o achamento doBrasil 
tem um inestimável valor histórico e um bom nívelliterário, caracterizado pela linguagem culta.
Resposta correta: C
2. A
Carta…
de Caminha revela os dois grandes objetivosdos portugueses em relação à nova terra: a conquista debens materiais e difusão da fé cristã. Para isso, precisa-vam explorar a terra encontrada.
Resposta correta: E
3. A
Carta…
de Caminha, por ser dirigida ao rei de Portu-gal, apresenta linguagem culta. O contexto histórico eu-ropeu à época da chegada dos portugueses ao Brasilera de crise religiosa. De um lado, o movimento da Re-forma, liderado por Martinho Lutero, de outro, os católi-cos, que organizaram a Contra-Reforma para reafirmarseus dogmas. E As Grandes Navegações serviram comoinstrumento de propagação da fé católica, tendo em vis-ta que os povos conquistados eram seguidores em po-tencial do catolicismo.
Resposta correta: D
4. Os primeiros portugueses que vieram ao Brasil tinham ointuito de enriquecer facilmente, o que conseguiam de-vido à abundância de terras e à fertilidade dessas e aomonopólio comercial da Metrópole. No poema de Muri-lo Mendes, ele satiriza esse aspecto da colonização bra-sileira ao relacionar a plantação de cana (“No chão espe-ta um caniço (…)”) ao enriquecimento fácil (“No dia se-guinte nasce castão de oiro”).
Resposta correta: B
5. Os versos de Murilo Mendes são transcritos diretamenteda passagem a seguir da
Carta…
de Caminha: “E em talmaneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-ánela tudo”.
Resposta correta: C
C
OMENTÁRIOS
 
A
TIVIDADES
P
ROPOSTAS
 
1. A principal característica da
Carta…
de Caminha é aexaltação da terra, resultante do assombro do europeusaído do mundo temperado e se defrontando com ummundo tropical, totalmente diferente, novo, exótico.
Resposta correta: D
2. A
Carta…
de Caminha é o primeiro documento da litera-tura no Brasil e empenha-se em fazer um levantamentoda “terra nova”, sua flora, sua fauna, sua gente.
Resposta correta: A
3. O sentimento de deslumbramento que acometeu Pero Vaz de Caminha ofuscou sua objetividade ao descrever aterra encontrada, tornando o relato repleto de idealiza-ção. Hoje, seria impensável uma descrição baseada nasemoções, tendo em vista a precisão que se pode alcan-çar com toda a tecnologia que temos atualmente.
Resposta correta: D
4. José de Anchieta escreveu autos, poemas e a arte dagramática da língua mais usada na costa do Brasil. O je-suíta faz parte do Quinhentismo, período que antecedeua escola barroca.
Resposta correta: B
5. Seguindo os moldes de Gil Vicente, principal nome doHumanismo português, José de Anchieta deixou váriosautos que misturavam a moral religiosa católica aos cos-tumes dos indígenas, sempre preocupado em caracterizaros extremos como o Bem e o Mal, o Anjo e o Diabo etc.
Resposta correta: E
6. A atividade literária que se deu no Brasil nas primeirasdécadas de dominação portuguesa foi a que se preocu-pava em descrever a terra e o povo que foram encon-trados aqui. Dentre os principais cronistas que elabora-ram tais relatos, destacam-se Pero Magalhães e GabrielSoares de Sousa.
Resposta correta: D
7. As duas principais intenções dos portugueses em rela-ção à nova terra encontrada eram a difusão do catoli-cismo, por meio da conversão dos índios, e a exploraçãodas riquezas naturais. Para isso, a literatura tinha queservir a esses dois intuitos, com os escritos dos jesuítas(entre eles, José de Anchieta) e com o relato dos cronis-tas (dentre os quais, Gabriel Soares de Sousa), que des-creviam a terra de modo a tornar mais produtivo o tra-balho de exploração.
Resposta correta: C
8. O Conceptismo caracteriza-se pelo jogo de idéias, deconceitos, seguindo um raciocínio lógico. Já o Cultismocaracteriza-se pelo jogo de palavras, pela linguagem re-buscada, culta, extravagante.
Resposta correta: E
9. O sentimento de deslumbramento que acometeu osportugueses recém-chegados ao Brasil foi retratado emsuas crônicas, como na obra de Pero de MagalhãesGândavo e Gabriel Soares de Sousa.
Resposta correta: B
10. Os versos de Murilo Mendes são transcritos diretamenteda passagem a seguir da
Carta…
de Caminha: “E em talmaneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-ánela tudo”.
Resposta correta: C

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Luci Elza liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->