Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
16Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Conceito e Diferença de Capital e Patrimônio

Conceito e Diferença de Capital e Patrimônio

Ratings: (0)|Views: 11,222|Likes:
Published by apostilacontabil

More info:

Published by: apostilacontabil on Aug 15, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/10/2013

pdf

text

original

 
 2O patrimônio constituído por um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações, busca além devivenciar e relatar os processos de contabilização de uma azienda, transformar os dados eminformações, mediante procedimentos próprios, originando toda ênfase dos procedimentoscontábeis, que após compilados são apresentados ao usuários por intermédio de relatórios.Portanto, um dos objetivos principais do patrimônio, é buscar a partir de fatos, dados quenos dêem suporte para avaliação de seus Bens, Direitos e Obrigações, os quais são processadosmediante técnica própria e transformados em informações para os usuários, visando atender seusinteresses.A temática desenvolvida tem como foco uma estrutura que procura evidenciar três linhasnorteadoras: num primeiro momento são tratados alguns aspectos, componentes e seus fatos efirmados alguns conceitos; seguindo-se a fase de tratamento do processo propriamente dito e suasinterfaces com o mundo dos usuários como instrumento informativo.
1. Patrimônio
Parte impessoal da azienda que tem como consistência apresentar seus dois aspectosprincipais, que são os aspectos quantitativos, que pode ser visto como um fundo de valores, ou seja,consiste em atribuir aos seus respectivos elementos. E seu aspecto qualitativo, que reúne umconjunto de bens, créditos, débitos, ou seja, consiste em qualificar, dar nomes aos elementoscomponentes.Mas como tem se observado o patrimônio é um elemento muito rico em itens que o compõe,ele é um tópico que absorve praticamente todos os atos, fatos e componentes que são integrados auma azienda, onde ele relata desde a sua constituição ao encerramento de uma entidade.Sendo assim escolhemos alguns assuntos específicos sobre o patrimônio, e de forma clara eobjetiva para melhor compreensão e aprendizado.
1.1. Aspectos
 
 3São muitos os aspectos do Patrimônio, “[...], entretanto qualquer que seja o aspecto doPatrimônio estudado deve sempre considerar suas partes positivas e negativas, ou seja,
ATIVO
quanto o
PASSIVO”.
(GONÇALVES, 1998, p. 29). Em que estruturados compõe como um todo opatrimônio, dando assim diversas formas para uma análise concentrada de uma azienda, constadosem seus relatórios.Um dos aspectos mais importantes do patrimônio como já citados acima, são os aspectosqualitativos e o quantitativo, são de suma importância para o patrimônio, que pode ser o capital deuma entidade de bens, créditos, débitos são também uns fundos valores aplicados para a obtençãode lucros. Citamos alguns dos mais importantes aspectos do patrimônio. Vejamos:
1.2. Aspecto Jurídico e Econômico
Um aspecto que define o patrimônio como, as relações jurídicas de uma pessoa, que temalguma empresa, mas definido, um sócio ou proprietário de um conjunto de direitos e obrigações,respeitando assim as cláusulas existentes no contrato social de sua entidade, que tem como principalobjetivo visar lucro.
 
Pode ser considerado também como ponto de vista contábil. Quando dizemos em analisaruma coisa sob o aspecto contábil é o mesmo que procuramos observá-la de acordo com as normas emétodos da técnica e da ciência contábil. Isso ocorre freqüentemente em escritórios decontabilidade, que estão sempre avaliando o Patrimônio de pessoas com valores e aspectoseconômicos.
1.3. Aspectos Específicos, Financeiros e Administrativos.
Este é um aspecto que se designa de acordo com a natureza dos elementos, os grandesgrupos onde se encontram, devidamente acrescidos pelo grau de liquidez em que se encontram.Tiramos alguns exemplos para melhor entendimento. Vejamos:Contas a receber, uma fonte que faz parte do Ativo de uma empresa, e que foi vendida aprazo, seja a quem for.
 
 4Móveis e Utensílios, já fazem parte do Imobilizado de uma azienda, destina-se a ser destegrupo pó ser um item de menor disponibilidade para a empresa.Um aspecto em que estuda os relatórios das empresas, como balanços patrimoniais ebalancetes, que servem para análises de variações das origens e aplicações efetuadas em umdeterminado período, para melhor avaliar se houve lucro ou prejuízo, e saber acrescentar novasformas para um melhor crescimento da empresa.Aspecto esse que executa operações que tem intenção de melhoria para a empresa, deixandoa viger que para melhor segurança de um resultado positivo, tomam-se essas decisões a partir deanálises feitas sobre o levantamento de relatórios contábeis, que definirão onde melhor investir,para obter êxito na operação da gestão da própria empresa.
2.
 
Componentes patrimoniais
Como não poderíamos deixar de citar os itens que fazem parte do grupo dos componentespatrimoniais, definiríamos esses itens para um melhor entendimento. Vejamos:
2.1. Imobilização Técnica
Afirma que os valores que, “[...] se encontram aplicados para a utilização na manutenção dasatividades da empresa, são bens que vão sendo lentamente consumidos pelo uso. Exemplo:máquinas, veículos, prédios, utensílios, móveis, ferramentas e instalações aplicadas na produção[...]”. (CREPALDI, 1999, p. 44).Este item que se integra ao grupo dos componentes patrimoniais pode ser mais bem definidocomo elementos patrimoniais que, considerados em relação a outros bens com os quais sãocoordenados, não podem ser vendidos de sua atual operação, sem ocorrer antes a perca de seu valororiginal, sofrendo assim uma depreciação, que conseqüentemente transformar-se-iam emnumerários para a empresa.

Activity (16)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Lorena Matos liked this
Lucas Rangel liked this
Carla Winkler liked this
Jayne Feitosa liked this
Liliana Simoes liked this
multmidias liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->