Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercicios Contabilidade SFN

Exercicios Contabilidade SFN

Ratings: (0)|Views: 276 |Likes:
Published by capitulocontabil

More info:

Published by: capitulocontabil on Aug 15, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/13/2014

pdf

text

original

 
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - EXERCÍCIOSProf. Fabiano Jantalia
1-(CESPE/BB/Escriturário/2008/Prova 3) O Sistema Finan-ceiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de regulação e porinstituições financeiras e auxiliares, públicas e privadas, queatuam na intermediação de recursos dos agentes econômicos(pessoas, empresas, governo). Com relação ao SFN, julgue ositens seguintes.
- São consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ouacessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursosfinanceiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ouestrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.
2- (CESPE/BB/Escriturio/2007/Prova 3) Tanto o CMNquanto o Conselho de Gestão da Previdência Complementarsão órgãos normativos do SFN.3- (ESAF - Analista - Banco Central do Brasil – 2002) 52 - Comrelação à estrutura do mercado de capitais, é correto afirmarque:
a) as bolsas de valores são instituições do governo que mantêmlocal ou sistema adequado à negociação de títulos e valoresmobiliários. b) são considerados valores mobiliários e, portanto, estão sujeitos ànormatização pela CVM, os seguintes títulos, quando ofertados publicamente: ações, debêntures e títulos da dívida pública.c) a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o óroregulamentador e fiscalizador do mercado de capitais.d) as negociações de títulos e valores mobiliários em bolsas devalores denominam-se usualmente de operações no mercado primário.e) cabem às sociedades corretoras e distribuidoras de valoresmobiliários as operações no recinto das bolsas de valores.
4- (ESAF - Analista - Banco Central do Brasil – 2002) Comrelação às funções e objetivos do Banco Central do Brasil,avalie as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras ecom F as falsas. Em seguida, assinale a opção que contém aseqüência correta de avaliações:
( ) O Banco Central do Brasil cumpre e faz cumprir as normasexpedidas pelo Conselho Monetário Nacional.( ) O Banco Central do Brasil possui a responsabilidade dofinanciamento à atividade agrícola.( ) O Banco Central do Brasil é o depositário e administrador dasreservas internacionais do País.( ) O Banco Central do Brasil é o depositário e administrador doFundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).a) V, V, F, F b) V, V, V, Fc) V, F, V, Vd) V, F, V, Fe) V, V, F, V
5- (CESPE/BB/Escriturio/2008) O Sistema de SegurosPrivados e Previdência Complementar é constituído peloConselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), pelaSuperintendência de Seguros Privados (SUSEP), pelo Institutode Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re), pelas sociedadesseguradoras autorizadas a operar em seguros privados e peloscorretores de seguros habilitados. No que se refere ao SSPPC, julgue os itens a seguir.
- As entidades fechadas de previdência complementar correspondem aos fundos de pensão. São organizadas sob a formade empresas privadas, sendo somente acessíveis aos empregados deuma empresa ou de um grupo de empresas ou aos servidores daUnião, dos estados e dos municípios.- As entidades de previdência fechada devem seguir as diretrizesdo CMN quanto à aplicação de recursos dos planos de benefícios.
6- (CESPE/BB/Escriturário/2008) Com referência à SUSEP,que é autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, julgue ositens que se seguem.
- A SUSEP é dotada de personalidade jurídica de direito privado,com relativa autonomia administrativa e financeira.- As entidades de previdência fechada são vinculadas ao Ministérioda Previdência Social, enquanto as entidades abertas são vinculadasao Ministério da Fazenda, por meio da SUSEP.
7- (CESPE/BB/Escriturário/2008/Prova 1) O SistemaFinanceiro Nacional (SFN) é composto por óros deregulação, instituições financeiras, instituições auxiliarespúblicas e privadas, que atuam na intermediação de recursosdos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo). Comrelação ao SFN, julgue os itens a seguir.
- Há dois grandes grupos de entidades no SFN: o subsistemanormativo, que trata da regulação e da fiscalização, e o subsistemaoperativo, que trata da intermediação, do suporte operacional e daadministração.- O SFN atua na intermediação financeira, processo pelo qual osagentes que estão superavitários, com sobra de dinheiro, transferemesses recursos para aqueles que estejam deficitários, com falta dedinheiro.- O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) é uma das principais entidades supervisoras do SFN.
8- (CESPE/BB/Escriturário/2008/Prova 1) O ConselhoMonetário Nacional (CMN) é um órgão normativo, responsávelpelas políticas e diretrizes monetárias para a economia do país.A respeito do CMN, julgue os itens:
- Na sua mais recente composição, o CMN passou a ser integrado pelo ministro da Fazenda, como presidente do conselho, peloministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo presidentedo Banco do Brasil.- Compete ao CMN fixar as diretrizes e normas da políticacambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operações em direitos especiais de saque e em moeda estrangeira.- o regulamentadas por meio de resoluções as mariasaprovadas pelo CMN, normativo de caráter público, sempredivulgado no Diário Oficial da União (DOU) e na página denormativos do Banco Central do Brasil (BACEN).- Apenas a partir de reuniões consideradas não-sigilosas do CMNsão lavradas atas, cujo extrato é publicado no DOU.
9- (ESAF/Banco Central/Analista/2002) Entre as atribuições doConselho Monetário Nacional, definidas pela Lei 4595/64 elegislações posteriores, não se inclui:
a) disciplinar o crédito em todas as suas modalidades. b) fixar as diretrizes e normas da política cambial.
 
 
c) executar a política monetária.d) expedir normas gerais de contabilidade e estatística a seremobservadas pelas instituições financeiras.e) disciplinar as atividades das bolsas de valores.
10- (ESAF - Analista - Banco Central do Brasil – 2002) Naatual estrutura do sistema financeiro nacional, assinale, entreos órgãos abaixo indicados, aquele ao qual foi concedido oexercício exclusivo da competência da União para a emissão demoeda.
a) Tesouro Nacional b) Ministério do Planejamentoc) Casa da Moedad) Banco Central do Brasile) Superintendência da Moeda e do Crédito
11- (ESAF/Banco Central/Analista/2002) Em relão àscondições para o Banco Central do Brasil conceder autorizaçãopara funcionamento de instituições que pretendem atuar noSistema Financeiro Nacional, é correto afirmar que:
a) a autorização para o funcionamento de instituições financeirasconcedida pelo Banco Central do Brasil independe da existência derestrições cadastrais por parte dos futuros controladores. b) a autorização para o funcionamento de instituições financeirasconcedida pelo Banco Central do Brasil é condicionada àcomprovação, por parte dos futuros administradores, de situaçãoeconômica compatível com o empreendimento.c) a autorização para o funcionamento de instituições financeirasconcedida pelo Banco Central do Brasil independe da comprovaçãoda origem dos recursos utilizados pelos controladores para fazer face ao empreendimento.d) a autorização para o funcionamento de instituições financeirasconcedida pelo Banco Central do Brasil é condicionada à participação máxima de 50% de participação estrangeira no capitaldo empreendimento.e) a autorização para o funcionamento de instituições financeirasconcedida pelo Banco Central do Brasil é condicionada àintegralização de capital em valores iguais ou superiores aos limitesmínimos definidos para cada tipo de instituição.
12- (CESPE/BASA/Técnico Bancário/2004) Com relação àscaracterísticas e competências do Banco Central do Brasil(BACEN), ao qual compete cumprir e fazer cumprir asdisposições que lhe são atribuídas pela legislação em vigor epelas normas expedidas pelo CMN, julgue os itenssubseqüentes.
- Compete ao BACEN a emiso de moeda-papel e moedametálica, nas condições e limites autorizados pelo Banco do BrasilS.A.- O BACEN é o representante do governo brasileiro perante asdemais instituições financeiras internacionais.- É competência do BACEN conceder autorização às instituiçõesfinanceiras para que elas possam funcionar no Brasil ou noexterior, instalar ou transferir suas sedes ou dependências e alterar seus estatutos, entre outras atribuições.- É função do BACEN receber os recolhimentos compulsórios, bemcomo os depósitos voluntários à vista das instituições financeiras.
13- (CESPE/BB/Escriturário/2008/Prova 1) O BACEN, criadopela Lei n.º 4.595/1964, é uma autarquia federal vinculada aoMinistério da Fazenda, com sede e foro na capital da Repúblicae atuão em todo o território nacional. Com relão aoBACEN, julgue os seguintes itens.
- O BACEN executa a política cambial definida pelo Ministério doPlanejamento, Orçamento e Gestão, regulamentando o mercado decâmbio e autorizando as instituições que nele operam.- As instituições financeiras estrangeiras podem funcionar no paíssomente mediante prévia autorização do BACEN ou decreto doPoder Executivo.- Compete ao BACEN autorizar e fiscalizar o funcionamento dasadministradoras de cartão de crédito.
14- (CESPE/BB/Escriturário/2008/Prova 3) O ComidePolítica Monetária (COPOM) do BACEN tem como objetivosestabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxade juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maiortransparência e ritual adequado ao processo decisório dainstituição. No que se refere ao COPOM, julgue os próximositens.
- É objetivo do COPOM implementar as políticas econômica etributária do governo federal.- Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação comodiretriz de política monetária, as decisões do COPOM passaram ater como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas peloCMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente doBACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, osmotivos do descumprimento, bem como as providências e o prazo para retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
15- (CESPE/BB/Escriturário/2007) A taxa básica de jurosSELIC, divulgada pelo Comide Potica Moneria(COPOM), tem vital importância na economia, pois as taxas de juros cobradas no mercado são balizadas por ela, que éreferência para a política monetária.16- (ESAF/Banco Central/Analista/2002) Das opções abaixo,assinale aquela que contém um participante do sistemafinanceiro nacional que não pode captar recursos por meio dedepósitos a vista.
a) Banco Múltiplo com carteira comercial b) Banco Comercialc) Caixa Econômicad) Cooperativa de Créditoe) Banco de Desenvolvimento
17-(CESPE/BASA/Técnico Bancário/2004) Com relação aosintermediários financeiros que operam no SFN, julgue os itensa seguir.
- Bancos de investimento o especializados em operõesfinanceiras de curtíssimo prazo.- Os bancos comerciais, cuja denominação social deve conter aexpressão BANCO, captam principalmente depósitos à vista,livremente negociáveis, e depósitos de poupança.Esses bancos sãotradicionais fornecedores de crédito para pessoas físicas e jurídicas.- Caixas econômicas captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito habitacional.- Empresas corretoras e distribuidoras atuam especialmente nosmercados de câmbio, de títulos públicos e privados, de valoresmobiliários e de mercadorias e futuros.
18-(CESPE/BB/Escriturário/2008/Prova 2) Bancos comer-ciaissão instituições financeiras privadas ou públicas que têm comoobjetivo principal proporcionar suprimento de recursosnecessários para financiar, a curto e a dio prazos, ocomércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, aspessoas físicas e terceiros em geral. No que se refere aos bancoscomerciais, julgue os itens a seguir.
- Os bancos comerciais não podem captar depósitos a prazo.
 –
- Na denominação dos bancos comerciais, é vedado o uso da palavra “Central”.
 –

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
fbxurumela liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->