Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Geografia - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 2 - Pré-Universitário - geo2 aula08

Geografia - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 2 - Pré-Universitário - geo2 aula08

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 5,280 |Likes:

More info:

Published by: Geografia Caderno de Resoluções História on Jun 24, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
 
 
SÉRIE
 
E
 
EXTENSIVO
 
|
 
VOLUME
 
2
 
|
 
GEOGRAFIA
 
2
1
Geografia 2
 
aula 8
 
C
OMENTÁRIOS
 –
 
A
TIVIDADES PARA
S
ALA
 
1. A recessão econômica no Brasil ocorreu na década de80 quando os juros internacionais foram ampliadosprovocando uma elevação brutal da dívida externabrasileira e um processo de inflacionamento no mercadointerno.
Resposta correta: C.
2. A divisão geo-econômica do Brasil não respeita os limitesestaduais, como se pode verificar na expansão docomplexo amazônico que chega a dominar parte doEstado do Maranhão e Mato Grosso, por exemplo.
Resposta correta: A
3. Analisando-se os mapas percebe-se que o 1 representauma divisão geo-econômica onde os limites estaduaisnão são respeitados. Nesse caso verificam-se algumaspeculiaridades, como por exemplo o fato de parte doEstado do Maranhão e Mato Grosso incluídos nocomplexo Amazônico; o norte de Minas Gerais incluso nocontexto semi-árido nordestino; o Sul do Estado deTocantins e parte de Mato Grosso que compõe ocomplexo do Centro-Sul. Portanto, analisando os itens daquestão, verifica-se que o item D é correto.
Resposta correta: D
4. A divisão do Brasil caracterizada no mapa baseia-se nocritério socioeconômico a partir do longo processohistórico de ocupação e exploração que sofreu o país.
Resposta correta: D
5. Analisando o mapa, temos:Centro-Sul: Região mais dinâmica, mais urbanizada eindustrializada do país, forte mecanização do setor primário e de melhor IDH.Nordeste: Apresenta sérios problemas sociaiscaracterizando-se como uma região repulsiva, foi aprimeira região do Brasil a ser povoada e explorada.Amazônia: Última fronteira de ocupação no Brasil,embora sua ocupação remonte ao período colonial, foiefetivamente o ciclo da Borracha ao final do século XIXe, principalmente na segunda metade do século XX quefoi povoada.
Resposta correta: A
C
OMENTÁRIOS
 –
 
A
TIVIDADES
P
ROPOSTAS
 
1.
 
Nordeste
(I) – Região em que, historicamente,ocorreram perdas, tanto de importância na economianacional, como no contingente populacional.
 
Centro-Sul
(II) – Região núcleo da economia urbano-industrial brasileira, embora hoje praticamente saturadae em processo de estabilização como receptora demigrantes.
 
Amazônia
(III) – Região anteriormente conhecida comovazio demográfico. Atualmente, é aquela que apresentao mais elevado incremento populacional resultante daimigração, principalmente após tornar-se área defronteira agrícola e agroindustrial.
Resposta correta: B
 2.
 
Nordeste
(2): Sua principal atividade econômica já foia agricultura monocultora, praticada em grandespropriedades. Esta atividade, porém, foi perdendoimportância no cenário nacional, em virtude daconcorrência externa e, no cenário regional, com aampliação da atividade industrial nas décadas de1960 e 1970, fruto dos programas dedesenvolvimento regional.
 
Centro-Sul
(3): Concentra o maior número dehabitantes, de áreas metropolitanas e de recursoseconômicos do país e, por este motivo, apresentaigualmente os maiores contrastes internos.
 
Amazônia
(1): Os projetos agropecuários,implantados a partir da década de 1970,impulsionaram a instalação de uma atividadepecuária extensiva de baixa produtividade. Amineração, sua principal atividade, tem sido realizada,em geral, por empresas multinacionais.
Resposta correta: D
3. Com a industrialização e a expansão da rede detransportes, a partir de 1950, aumentou o intercâmbiocomercial entre as diversas regiões do país, que, atéentão, estavam com suas atividades produtivas voltadaspara o mercado externo. As diferenciações regionaisligadas ao processo histórico de ocupação do territórioforam intensificadas com a industrialização e aconseqüente divisão inter-regional do trabalho,comandada pela região Centro-Sul. A concentraçãoindustrial nesta região, especialmente em São Paulo,organiza o espaço brasileiro num modelo do tipo “centro-periferia”, em que o Centro-Sul se constitui como a maior concentração econômica, enquanto as demais regiõessão fornecedoras de matérias-primas, produtos agrícolase de mão-de-obra.
Resposta correta: A
4. O Centro-Sul, apesar de possuir contrastes internos, é aregião mais industrializada, povoada e urbanizada,constituindo-se o centro econômico e técnico-científicoinformacional do país. Cerca de dois terços doshabitantes do país estão concentrados na região.
Resposta correta: B

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Erenilson Silva liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->