Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Geografia - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 4 - Pré-Universitário - geo2 aula16

Geografia - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 4 - Pré-Universitário - geo2 aula16

Ratings: (0)|Views: 5,825 |Likes:

More info:

Published by: Geografia Caderno de Resoluções História on Jun 24, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
 3
ª
SÉRIE
 
E
 
EXTENSIVO
 
|
 
 VOLUME
 
4
 
|
 
GEOGRAFIA
 
21
Geografia 2
aula 16
 
C
OMENTÁRIOS
 
A
TIVIDADES PARA
S
ALA
 
1. O estudo da pluralidade de raças e culturas é fundamen-tal para o processo de desenvolvimento de novas tecno-logias, pois amplifica o conhecimento, estruturando essedesenvolvimento.
Resposta correta: D
2. Desde o período colonial houve a priorização do litoralbrasileiro em detrimento das áreas de interior, devidoentre outros fatores à facilidade de remessa de produtospara Portugal, “empurrando” os indígenas para o inte-rior do território.
Resposta correta: A
3. As tribos indígenas brasileiras em sua grande maioriavivem nas TIs (Terras Indígenas) de uso exclusivo do go-verno federal, porém na maioria das vezes não possuemapoio ou assistência do governo no sentido de melho-ria das condições de vida e sustentabilidade mínimadessas tribos, muitas vezes pressionadas pela expansãocapitalista que se aproxima cada vez mais de suas terrase de sua cultura.
Resposta correta: A
4. A adoção de práticas racistas em todo o território nacio-nal, principalmente contra as minorias, como os negros,índios e homossexuais que são excluídos de cargos maisimportantes nas empresas, recebem salários menoreslevando por terra a democracia racial brasileira. Leva aadoção de políticas que visam amenizar a situação deexclusão social e econômica das populações ditas 'mino-ritárias', incentivadas pelo governo Lula, como o exem-plo da cota de afro-descendentes nas universidades pú-blicas, vale lembrar que esta cota é objeto de acirradaspolêmicas.
Resposta correta: C
5. A necessidade de demarcação das terras indígenas,resulta da urgência em definir os espaços de ocupação eexploração de suas terras, evitando o derramamento desangue e o extermínio das comunidades indígenas.Porém a área assinalada está apenas delimitada, masnão apresenta um marco físico, ou seja, não houve de-marcação e, portanto, ainda ocorre conflitos pela possee exploração de terras.
Resposta correta: C
C
OMENTÁRIOS
 
A
TIVIDADES
P
ROPOSTAS
 
1. O governo brasileiro considera os índios incapazes parao exercício dos direitos de cidadão brasileiro enumera-dos pela lei. Tornando a FUNAI encarregada de ‘cuidar’dos interesses dos índios através do Estatuto dos Índios,promovendo a delimitação das terras indígenas segundoo interesse da classe dominante, o que torna moroso oprocesso de homologação das reservas indígenas, favo-recendo assim grileiros, empresas de mineração e ma-deireiros.
Resposta correta: E
2. A demarcação definitiva das terras indígenas, aindahoje, é objeto de muita polêmica em função dos interes-ses de vários setores da economia que invadem suas ter-ras mesmo demarcadas, como: as madeireiras, os fazen-deiros, as grandes empresas, os posseiros e garimpeiros.Esta questão, embora bem menos intensa, não é menosimportante. Isso porque as vítimas dos conflitos pelademarcação dessas terras, gritam, em todo o país, porsoluções para a questão indígena.
Resposta correta: B
3. Nessa área houve forte influência do homem branco naformação cultural indígena. A afirmação da etnia indíge-na, enquanto parte da população brasileira, passa na lu-ta pela sobrevivência e pelo crescimento demográficopara disseminar a cultura indígena e restringir a exposi-ção à aculturação. Desta forma, os índios poderão pres-sionar o governo brasileiro a demarcar e homologarseu direito à terra no litoral ou na Amazônia. E alémdisso, o direito de viver com dignidade, pagando assimparte da dívida sócio-econômica que o governo e ‘povo’brasileiro têm para com a nação indígena.
Resposta correta: D
4. O governo brasileiro considera os índios incapazes parao exercício dos direitos de cidadão brasileiro enumera-dos pela lei. Tornando a FUNAI encarregada de ‘cuidar’dos interesses dos índios através do Estatuto dos Índios,promovendo a delimitação das terras indígenas segundoo interesse da classe dominante, o que torna moroso oprocesso de homologação das reservas indígenas. A de-limitação dessas terras garantiria ao povo indígena, alémda posse, o controle da exploração do subsolo.
Resposta correta: A
5. A questão indígena no Brasil é muito complexa porquepela constituição federal as terras indígenas são terrasda união destinadas aos índios, com isso, o Brasil tem a“obrigação” de protegê-los. Atualmente, as terras indí-genas correspondem à aproximadamente 12% do terri-tório brasileiro, ficando a grande maioria delas em terri-tório amazônico, levando à existência de conflitos pelaposse e manutenção da terra em todo o território nacio-nal, seja pelo interesse nos recursos naturais existentesnas áreas indígenas ou pelo processo de aculturação,que descaracteriza as sociedades indígenas e os fazemperder o direito à terra.
Resposta correta: E
6. Segundo os dados do IBGE o número de pessoas que sedeclaram pardas e brancas são, predominantemente, en-contradas na região Sudeste, devido ao processo de ocu-pação da região com fortes traços de miscigenação. Nessaregião aonde coexistiram grande número de negros, bran-cos (de diversas nacionalidades), índios e amarelos, haven-do assim uma maior integração cultural, o que dificultou aconsciência étnica.
Resposta correta: A
7. No Brasil existe um preconceito disfarçado, no qual osnegros ainda sofrem elevado grau de racismo. Analisan-do os fatos históricos, podemos constatar que, após aassinatura da Lei Áurea, os negros ficaram marginaliza-dos na sociedade, facilitando a compreensão das desi-gualdades sociais e raciais no Brasil da atualidade. Veri-ficando os itens da questão, temos: V-F-F-V.
Resposta correta: D

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->