Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
História - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 1 - Pré-Universitário - hist1 aula01

História - Caderno de Resoluções - Apostila Volume 1 - Pré-Universitário - hist1 aula01

Ratings: (0)|Views: 4,872|Likes:

More info:

Published by: Geografia Caderno de Resoluções História on Jun 24, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
 3
ª
SÉRIE
 
E
 
EXTENSIVO
 
|
 
 VOLUME
 
1
 
|
 
HISTÓRIA
 
11
História 1
aula 1
 
C
OMENTÁRIOS
 
A
TIVIDADES PARA
S
ALA
 
1. Com o advento do absolutismo na Europa ocidental, ospoderes monárquicos se aglutinaram em torno do Rei ede sua corte fazendo com que as cidades passassem aser controladas pela estrutura de poder centralizado edespótico, moldando uma nova ordem política na mo-dernidade européia.
Resposta correta: D
2. O mercantilismo foi a política econômica que respaldouo absolutismo nos tempos modernos e era do agrado econtrole da burguesia, classe social que emergia, permi-tindo a acumulação de riquezas por parte desse seg-mento social que aos poucos tomaria conta da situaçãotambém em termos políticos.
Resposta correta: E
3. Com a centralização de poder nas mãos dos reis, houveum reordenamento jurídico vigente na Europa ocidentalcom o estabelecimento de fronteiras geopolíticas, exér-citos nacionais, moedas e sistema de pesos e medidas,bem como a preferência pelas línguas locais.
Resposta correta: C
4. A questão aborda a transição do artesanato para ocapitalismo comercial durante o transcorrer do século XIII, com a desestruturação das corporações de ofício eo surgimento dos grupos fabris que vão implementar es-ta substancial mudança na economia.
Resposta correta: C
5. Com a centralização de poder nas mãos dos reis, houveum reordenamento jurídico vigente na Europa ocidentalcom o estabelecimento de fronteiras geopolíticas, exér-citos nacionais, moedas e sistema de pesos e medidas,bem como a preferência pelas línguas locais.
Resposta correta: A
C
OMENTÁRIOS
 
A
TIVIDADES
P
ROPOSTAS
 
1. Todo poder nas mãos dos reis, a adoção do mercanti-lismo como prática econômica e a concessão de privilé-gios para a burguesia são características inerentes aoregime absolutista.
Resposta correta: D
2. Poder aglutinado pelo Rei, símbolo maior do absolutismo.
Resposta correta: A
3. O absolutismo e seu arcabouço jurídico retiram dossenhores feudais o poder de mando que eles exerciamdurante a Idade Média.
Resposta correta: C
4. A
Guerra dos Trinta Anos
(1618-1648) foi uma série deconflitos religiosos e políticos ocorridos especialmente naAlemanha, nos quais rivalidades entre católicos e protes-tantes e assuntos constitucionais germânicos foram gradu-almente transformados em uma luta européia. Apesar deos conflitos religiosos serem a causa direta do conflito, eleenvolveu um grande esforço político da Suécia e da Françapara procurar diminuir a força da dinastia dos Habsburgos,que governavam a Áustria. A guerra causou sérios proble-mas econômicos e demográficos na Europa Central.
Resposta correta: A
5. O tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Por-tugal e Espanha, delimitava as terras que estavam porser descobertas entre os dois países.
Resposta correta: D
6. O périplo africano, consistiu na paulatina conquista pe-los portugueses de colônias em territórios daquele con-tinente, sendo um marco inicial das grandes navegaçõeslusitanas.
Resposta correta: E
7. A colonização dos séculos XV e XVI representou para osameríndios a total supressão cultural. O europeu impôso etnocídio aos povos nativos através da fome, das do-enças e do trabalho compulsório.
Resposta correta: B
8. O mercantilismo francês foi marcado, sobretudo, peloincentivo à industrialização de artigos de luxo por partedo primeiro-ministro Jean-Battiste Colbert (Colbertismo).
Resposta correta: D
9. O comércio marítimo era a força motriz do mercantilis-mo, ligando a metrópole às suas colônias. Na Inglaterra,por exemplo, o Estado aprovou os Atos de Navegaçãoque também incentivaram sua indústria naval.
Resposta correta: D

Activity (4)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Joicyele Neves liked this
cabrazao liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->