Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
129Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Exercicios Resolvidos ADM

Exercicios Resolvidos ADM

Ratings: (0)|Views: 27,331|Likes:
Published by simuladocontabil

More info:

Published by: simuladocontabil on Aug 18, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/06/2013

pdf

text

original

 
Exercícios de toda apostila
CAPÍTULO: NOÇÕES INTRODUTÓRIASConceitos de Administração PúblicaO conceito de Administração Pública em sentido objetivo ou material NÃO abrange (Polícia Civildo Estado do Rio de Janeiro / Prova para investigador policial / Cesgranrio / fevereiro de 2006).
(A) fomento.(B) intervenção.(C) serviço público.(D) polícia administrativa.(E) agentes públicos.
Resposta: ENo conceito de Direito Administrativo, pode-se entender ser ele um conjunto harmonioso denormas e princípios, que regem relações entre órgãos públicos, seus servidores e administrados,no concernente às atividades estatais, mas não compreendendo (Técnico da Receita Federal / 2003 / ESAF).
a) a administração do patrimônio público.b) a regência de atividades contenciosas.c) nenhuma forma de intervenção na propriedade privada.d) o regime disciplinar dos servidores públicos.e) qualquer atividade de caráter normativo.
Resposta: BAcerca do Estado, do governo e da administração pública, assinale a opção correta:(TRE/GOIÁS –Técnico Judiciário/2005/Cespe).
a)
 
Atualmente, considera-se que a característica essencial dos Estados é a separação dos poderes. Emvirtude dessa separação, cada um dos órgãos com funções executivas, legislativas e judiciárias éespecializado em suas funções e não pratica atos com natureza própria dos demais ramos.b)
 
Do ponto de vista subjetivo, a administração pública não se compõe apenas dos órgãos do PoderExecutivo.c)
 
Nos moldes das teorias publicistas historicamente consolidadas, a Federação brasileira é constituídaapenas pelos seguintes componentes: União, estados-membros e Distrito Federal.d)
 
O que caracteriza o governo e a administração pública é a produção de atos políticos e a atuaçãopoliticamente dirigida, traduzida em comando, iniciativa e fixação de objetivos do Estado.
Resposta: BSobre a noção de Administração Pública, analise as afirmativas a seguir: (Agente da PolíciaCivil- DF/ 2005 / UFRJ).
I. A função administrativa do Estado será desempenhada por órgãos e agentes de todos os poderes,ainda que predominantemente pelo Poder Executivo.II. No sentido material, considera-se Administração Pública o desempenho da função administrativa,como por exemplo, a gestão de bens e de serviços públicos.III. Através da desconcentração administrativa é possível atribuir a particulares, por ato administrativo,ou por contrato, a execução de serviços públicos.São verdadeiras somente as afirmativas:a) I e II;b) I e III;
 
Direito AdministrativoProfessor Thales Perrone
2c) II e III;d) I, II e III;e) nenhuma.
Resposta: A
Comentários do professor: Podemos conceituar a Administração Pública em dois sentidos: sentido formal (também denominado de subjetivo ou orgânico) e sentido material (também chamado de objetivo ou funcional). Em sentido FORMAL, a Administração Pública corresponde ao conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que executam as atividades da Administração. Cuidado! Administração Pública engloba, neste caso, todos os órgãos e agentes da Administração Direta, todos os poderes de Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) e todas as entidades e agentes da Administração Indireta que estejam exercendo função administrativa.
Fontes do Direito AdministrativoNo que se refere a fontes e princípios do direito administrativo, julgue os itens seguintes.(Delegado da Poliia Federal/Cespe/2004)
__ A jurisprudência é fonte do direito administrativo, mas não vincula as decisões administrativas,apesar de o direito administrativo se ressentir de codificação legal.
Resposta: CorretaA primordial fonte formal do Direito Administrativo no Brasil é (SRF / Área Tributária eAduaneira / ESAF / 2006):a) a lei.b) a doutrina.c) a jurisprudência.d) os costumes.e) o
vade-mécum.
Resposta: AEstadoSão elementos originários e indissociáveis do Estado (Câmara Municipal de Goiânia / AssessorTécnico Legislativo / Universidade Salgado de Oliveira / 2006):
a) Povo, Território e Governo soberano.b) União, Estados e Município.c) União, Estados e Bairros.d) Povo, União e Estados.e) Território, Mares e Rios.
Resposta: ACAPÍTULO: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAPrincípios da Administração PúblicaCom base no direito administrativo e na legislação aplicável, julgue os itens seguintes (Ministériodo Meio Ambiente/Analista Ambiental/Cespe/2008).
 
Direito AdministrativoProfessor Thales Perrone
383 De acordo com o princípio da legalidade presume-se que todos os atos da administração públicasejam verdadeiros e praticados com observância das normas legais pertinentes. Por se tratar depresunção relativa, a presunção da legalidade admite prova em contrário, cujo efeito é o de inverter oônus da prova.
Comentários do professor:
 A banca do Cespe interligou o conhecimento do candidato quanto ao princípio da legalidade com a presunção de legitimidade e de veracidade.
Resposta: CorretaCom relação aos princípios básicos da administração pública, julgue os seguintes itens (Agente deInteligência/Abin/Cespe/2008).
113 Com base no princípio da publicidade, os atos internos da administração pública devem serpublicados no diário oficial.
Resposta: ErradaCom relação aos princípios básicos da administração pública, julgue os seguintes itens (Agente deInteligência/Abin/Cespe/2008)
111 Não viola o princípio da motivação dos atos administrativos o ato da autoridade que, ao deliberaracerca de recurso administrativo, mantém decisão com base em parecer da consultoria jurídica, semmaiores considerações.
Resposta: Correta.
 
Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal— Decreto n.º 1.171/1994 —, julgue os itens que se seguem (PRF/Oficial deInteligência/Cespe/2008).
118 Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e daadministração pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos dalei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejandosua omissão um comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.Resposta:
118- Correta
 
A Constituição Federal traz, em seu texto, vários princípios a serem observados peloadministrador público. Acerca desses princípios, julgue os itens que se seguem. (Agente daPolícia Civil/TO/Cespe/2008):I -
A redução do desperdício de dinheiro público enquadra-se na definição do princípio da poupançados recursos do Estado.
II -
Um princípio que ganhou destaque na Constituição de 1988 é o da administração compartilhada derecursos humanos.
Resposta: I – Errada II - ErradaCom relação aos princípios da administração pública, julgue os próximos itens (MinistérioPúblico/AM – Agente Administrativo – Cespe – 2008).
I - O princípio da eficiência concedeu ao cidadão o direito de questionar a qualidade das obras eatividades públicas exercidas diretamente pelo Estado ou por seus delegatários.II - Para atuar em respeito à moral administrativa, é suficiente que o agente cumpra a letra fria da lei.
Resposta: I Correta II - ErradaEm relação ao princípio da moralidade administrativa, assinale a opção correta (Governo daParaíba/Auditor de Constas Públicas/Cespe/2008).

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->