Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
93Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estrutura DRE

Estrutura DRE

Ratings: (0)|Views: 22,410|Likes:
Published by simuladocontabil

More info:

Published by: simuladocontabil on Aug 18, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

12/29/2013

pdf

text

original

 
Vamos lá concurseiros entender essa tal de DRE(Demonstração do resultado doexercício).ESTRUTURA DA DRE
RECEITA OPERACIONAL BRUTA( - ) Deduções da receita bruta- Vendas Canceladas ou Devoluções de Vendas- Descontos Incondicioinais- Abatimentos- TIV(ICMS, PIS e COFINS)= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA( - ) Custo Das Mercadoria Vendida= LUCRO OPERACIONAL BRUTO( - ) Despesas Operacionais:Despesas Com VendasDespesas Gerais e AdministrativasDespesas Financeiras(-) Receitas Financeiras= LUCRO OU PREJ. OPERACIONAL+ Receitas Não Operacionais( - ) Despesas Não Operacionais= RESULTADO DO EXERCÍCIO ANTES DA PROVISAO P/ O IR E CS( - ) Provisão P/ Contribuição Social( - ) Provisão P/ Imposto De Renda= RESULTADO DO EXERCÍCIO APÓS A PROVISAO P/ O IR E CS( - ) Participações( - ) Debêntures( - ) Empregados( - ) Administradores( - ) Partes beneficiárias( - ) Fundos de previdência= LUCRO / PREJ. LÍQUIDO DO EXERCÍCIOOs elementos componentes da Demonstração de Resultado do Exercício são:
 
01.
 
Receita Operacional Bruta
Compreende o valor bruto da venda de mercadorias, produtos ou serviços prestados pelapessoa jurídica, não se incluindo na receita o IPI ou qualquer outro imposto em que ovendedor seja mero depositante do tributo.
02.
 
Deduções da Receita Bruta
- DEVOLUÇÃO DE VENDAS/VENDAS CANCELADAS/VENDAS ANULADAS
A conta
Vendas Canceladas
, também chamada de
Devolução de Vendas
ou
VendasAnuladas,
é de natureza devedora e compreende o total bruto de mercadorias eprodutos devolvidos pelo comprador.Essa operação de devolução de mercadoria nãopode ser deduzida diretamente da conta de Receita de Vendas, sendo esse procedimentocontábil necessário para que a administração possa acompanhar o volume das vendasefetuadas e o total das devolvidas.As devoluções podem ocorrer por defeitos de qualidade, de fabricação ou oriundos detransporte ou desembarque, por divergência da quantidade pedida ou por qualquermotivo alegado pelo comprador.
- DESCONTOS INCONDICIONAIS E ABATIMENTOS SOBRE VENDAS
Os
Descontos Incondicionais
compreendem a parcela deduzida do valor da venda, nomomento da emissão da nota fiscal e que não dependem de evento futuro. Essesdescontos são também chamados de “Descontos Comerciais” e não podem corresponderà condição de pagamento antecipado de duplicata de venda à prazo, porque seriamconsiderados “Descontos Concedidos” do grupo de Despesas Financeiras.Os
Abatimentos sobre Vendas
são reduções no preço de venda, concedidasposteriormente à entrega das mercadorias ou produtos, quando estas apresentam defeitode qualidade ou avarias decorrentes do transporte e desembarque e são concedidosnormalmente com a finalidade de evitar a devolução dos produtos vendidos.
- IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES SOBRE VENDAS E SERVIÇOS
De acordo com a legislação em vigor, são os seguintes:
1.
 
ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços2.
 
ISS – Imposto sobre Serviços3.
 
PIS – Programa de Integração Social4.
 
COFINS- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.
 
Os tributos denominados de PIS e COFINS são calculados sobre a Receita Bruta, quecompreende o Faturamento + Outras Receitas Operacionais + Receitas Financeiras +Variações Monetárias Ativas. Apesar de incluir valores além do conteúdo dofaturamento, na Demonstração de Resultado do Exercício, são apresentados no itemrelacionado a “Impostos e Contribuições sobre Vendas e Serviços.
CUIDADO
.: Legalmente a base de cálculo dos tributos incidentes sobre vendas seráas Vendas Brutas deduzida das devoluções e dos descontos incondicionais, tendo emvista que a regra é o abatimento ser posterior a venda e, portanto, não ter implicaçõestributárias, não devendo ser deduzido. Entretanto isso é a lei e vale para todas as provascom exceção das provas elaboradas para ESAF. Se você for resolver um exercício deDRE elaborado pela ESAF, alem de deduzir as devoluções e os descontosincondicionais, possivelmente terá que deduzir também os abatimentos para queencontre uma alternativa. Qual é a lógica da ESAF??? A regra é o abatimento serposterior a venda, em alguns casos, porém, na própria loja, o comprador pode identificarum defeito no produto e solicitar uma redução no preço. Isso também é abatimento, poisa nota fiscal será emitida já pelo preço reduzido. Nessa situação em especial, oabatimento seria sinônimo de desconto incondicional. O problema é que a provadeveria falar que se tratava de um abatimento no momento da venda, não obstante, aESAF tem assumido SEMPRE que o abatimento é como uma espécie de descontoincondicional. Assim, como os descontos incondicionais e as vendas canceladas (masnão os abatimentos) estão previstos tanto na legislação do ICMS como na de PIS eCOFINS como redutores da base de cálculo, acaba que a ESAF, por considerar osabatimentos uma espécie de desconto incondicional, também deduz o abatimento dabase de cálculo dos tributos.
ATENÇÃO
.
: Nas deduções da Vendas Brutas tem que se ter muito cuidado, pois asprovas colocam muitas despesas que não são deduções para tentar induzir as pessoas aoerro.As mais comuns são:
IPI – o IPI não integra a Recita Bruta de Vendas, portanto não deve ser deduzido
.
Frete Sobre Vendas – O Frete s/ Vendas é uma despesa com vendas, vai diminuir oLucro Operacional mas não vai interferir no Lucro Bruto.Descontos condicionais/Financeiros – Esses descontos são dados por antecipaçãono pagamento logo não esta na nota fiscal não devendo ser deduzido. O descontocondicional é uma despesa financeira, vai diminuir o Lucro Operacional mas nãovai interferir no Lucro Bruto.Às vezes, colocam Devolução de Exercícios Anteriores e comissões sobre vendasque também não são deduções.

Activity (93)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
AradiaPacheco liked this
AradiaPacheco liked this
AradiaPacheco liked this
renatoafro liked this
AradiaPacheco liked this
Emanuelle Spin liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->