Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Peirano

Peirano

Ratings: (0)|Views: 2,277|Likes:
Published by gabrielufg

More info:

Published by: gabrielufg on Aug 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF or read online from Scribd
See more
See less

05/19/2013

 
Mariza G.S Peirano
Formada em Ciências Sociais pela FNFI/ IFCS/UFRJ (1969), obteve omestrado em Antropologia Social na UnB (1975) e o doutorado naUniversidade de Harvard (1981).
Professora Titular (aposentada) da Universidade de Brasília, atualmenteé Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em AntropologiaSocial do Museu Nacional/UFRJ e Pesquisadora Sênior doDepartamento de Antropologia da Universidade de Brasília.
Suas áreas de interesse incluem teoria antropológica, rituais,antropologia da política, antropologia no Brasil.
É autora dos seguintes livros: Uma Antropologia no Plural. TrêsExperiências Contemporâneas (1992), A Favor da Etnografia (1995),Rituais Ontem e Hoje (2003), A Teoria Vivida e Outros Ensaios de Antropologia (2006) e organizadora de O Dito e O Feito. Ensaios de Antropologia dos Rituais (2001).
 
 A análise antropológica de rituais.
Teorias anteriores revisitadas revelam aspectos inesperados nascombinações e bricolagens que podem ser produtos sempre atuais.
O estudo dos rituais , tema clássico da antropologia, assume especialsignificado teórico e político quando reanalisados e trazidos para omundo moderno.Nessa transposição o enfoque dado antes aosfenômenos tidos como não rotineiros e específicos, geralmente daordem religiosa, amplia-se e cede lugar a uma perspectiva que abordaeventos que são reconhecidos como rituais, fenômenos especiais, quediferem dos rituais clássicos nos elementos de caráter probabilísticoque lhe são próprios.
Neste ensaio Peirano procura situar a análise de rituais na históriateórica da antropologia e divide o ensaio em cinco partes: magia eciência,mito e rito, eficácia social, quarta parte rituais vinculados aeventos diante da relação entre linguagem e cultura e na quinta parteexame detalhado do livro Leveling Crowds, de Stanley Tambiah.
 
Magia e ciência
 A importância das idéias de Lévi-Strauss, ocupando lugar de destaque porter produzido com refinamento notável uma síntese entre o passado dadisciplina e as preocupações presentes.
Com Lévi-Strauss houve uma ruptura com os autores que o precederam,havendo chegado ao fim o processo no qual na antropologia havia aaproximação entre as coordenadas de tempo (evolutivo e histórico),espaço(etnográfico) assim todos primitivos e civilizados eram não sóracionais em contexto,mas psiquicamente unos e pensamos de modobinário, da mesma forma, e temos todos nossa própria magia,ciência ereligião.
Em
O Pensamento Selvagem 
Strauss coloca a solução para a diferençaentre magia, ciência e religião: primitivos e modernos pensam de mesmomodo.Em
 A crise moderna da antropologia 
Strauss anuncia o possível fimda antropologia,porém é nesse texto que executa sua manobra retóricapara afirmar que a antropologia nunca se definiu em termos absolutos, ouseja sempre se desenvolveu com relação entre o observador e seuobjeto.De forma que o objeto são sempre as diferenças culturais que sãode domínio da antropologia.

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Blendaa Mendes liked this
Juliane Bertuzzi liked this
Natália Adriele liked this
Ana Godoy liked this
Anthropos1 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->