Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
21Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Capacitor Eletrolítico Básico

Capacitor Eletrolítico Básico

Ratings: (0)|Views: 3,555 |Likes:
Published by Rogério Visentini

More info:

Published by: Rogério Visentini on Aug 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/14/2013

pdf

text

original

 
1
Capacitor Eletrolítico Básico
Este trabalho descreve a construção básica de um capacitor eletrolítico, suascaracterísticas elétricas e como você deve ligá-lo em um circuito elétrico!
1 Construção Básica do capacitor eletrolítico
O capacitor eletrolítico de alumínio que é abreviado como capacitor eletrolítico AL éum tipo de capacitor com especial destaque entre os vários tipos de capacitoresdevido a sua confiabilidade e em parte devido ao seu processo eletroquímico.A vantagem do capacitor eletrolítico se deve ao fato de sua ampla gama de aplicação eda alta eficiência por volume do componente, o que torna possível a construção decapacitores com capacitância acima de um Farad. O capacitor eletrolítico AL suportaaltas correntes de ripple e uma boa relação custo benefício.Como qualquer outro capacitor o capacitor eletrolítico AL é composto de duas placascondutoras separadas por um isolante (dielétrico). Uma das placas é formada por umafolha de alumínio (anodo) cuja a superfície é ampliada. O dielétrico é formado por umafina camada de óxido de alumínio (AL2O3). A mudança significativa na construção docapacitor eletrolítico AL está na segunda placa que é constituída de um líquidocondutor chamado de eletrólito, daí o nome capacitor eletrolítico. Uma segunda folhade alumínio (catodo) é montada sobre o eletrólito de forma a permitir a conexãoelétrica entre os terminais e o eletrólito conduto aumentando assim a área de contatoentre o terminal do capacitor e a do eletrólito. A figura 1 abaixo mostra de formaesquemática a construção básica do capacitor eletrolítico.
 
2
2 Construção do anodo do capacitor eletrolítico:
O anodo do capacitor eletrolítico Al é uma folha de extrema pureza e asuperfície desta folha é aumentada (de um fator maior que 200x) através de umprocesso de corrosão eletroquímica permitindo alcançar altas capacitâncias semaumentar o volume do componente.O tipo e o padrão da corrosão dependem da aplicação do capacitor. Este tipode construção permite a construção de pequenos componentes com alta capacitânciae ainda é a forma mais simples de fazer capacitores de pequeno volume e altascapacitâncias. Os capacitores convencionais com placas planas apresentam umcomportamento melhor do que o capacitor eletrolítico, no entanto, ainda são muitograndes para a maioria das aplicações onde há necessidade de alta capacitância empequenos volumes.A figura 2 abaixo mostra o corte ampliado de uma folha de alumínio após a corrosãoampliada 400x
 
3
3 Construção de um dielétrico de um capacitor eletrolítico:
O dielétrico do capacitor eletrolítico AL é construído a partir da oxidaçãoanódica da folha de anodo formando uma fina camada de óxido de alumínio sobre estafolha. A espessura desta camada de óxido é função da tensão de trabalho do capacitore é da ordem de 1,2nm/V, mesmo para capacitores de alta tensão a espessura dacamada de óxido fica na ordem de 1µm, com isto é possível a construção decapacitores muito pequenos. Esta é a razão da alta eficiência por volume deste tipo decapacitores relação aos capacitores convencionais que apresentam folhas comespessuras da ordem de 6 a 8 µm para as folhas mais finas.Durante o processo de fabricação a corrosão forma pequenas ranhuras oucovas no alumínio, o interior destas covas são preenchidas com óxido de alumínioformando o dielétrico, a espessura de dielétrico depende do espaço no interior destascovas, de forma que este fato é fator determinante na tensão de trabalho docapacitor.O processo de oxidação da folha de alumínio é um processo dependente datensão aplicada sobre esta folha, quando a tensão de formação VF é alcançada, oprocesso de oxidação é iniciado e a corrente aumenta rapidamente e também aformação de gases.A figura 3 abaixo mostra o comportamento da corrente de tensão emcapacitores eletrolíticos.O processo de formação de gases já começa a ocorrer no joelho da curva, destaforma a tensão de trabalho (VR = Rated Voltage) deve ser especificada somente naparte linear da curva.Se o capacitor for submetido a surtos de tensão, o pico da tensão deste surtodeve ficar restrito ao nível entre a tensão de trabalho VR e a tensão de formação VF. Aregião entre a tensão de trabalho e a tensão de formação é chamada de tensão desobre anodização e é de vital importância para a confiabilidade do capacitor. Se ocapacitor é construído com uma larga sobre anodização este capacitor terá uma vidaútil maior e são descritos pelas letras LL (long life) conforme a norma IEC 60384-1.

Activity (21)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Geiza1988 liked this
Walmir Braum liked this
Mauro Horn liked this
ejmelchiors liked this
Elis Monteiro liked this
Matheus Leopoldo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->