Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
79Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Geografia - Pré-Vestibular Impacto - Capitalismo - Exercícios I

Geografia - Pré-Vestibular Impacto - Capitalismo - Exercícios I

Ratings:

4.3

(10)
|Views: 19,538 |Likes:
Published by Geografia Qui

More info:

Published by: Geografia Qui on Jun 26, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
MA17038
 
EXERCÍCIO
FAÇO IMPACTO
 
A CERTEZA DE VENCER!!! 
 
PROFº: AZULAY
   F  a   l  e  c  o  n  o  s  c  o
    w    w    w .    p    o    r     t    a     l     i    m    p    a    c     t    o .    c    o    m .     b    r
    V    E    S    T    I    B    U    L    A    R   –    2    0    0    9
 
CONTEÚDO
A Certeza de Vencer 
03
2
01
- (Uel) Leia os textos a seguir.
“Estando com apenas quatorze anos, em Paris, onde nasci, eu já tinha visto o surgimento do telefone, do aeroplano, doautomóvel, da eletricidade doméstica, do fonógrafo, do cinema,do rádio, dos elevadores, dos refrigeradores, do raio-x, daradioatividade e, ademais, da moderna anestesia.” 
(Raymond Loewy apud SEVCENKO, Nicolau.
História da vida privada no1Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p. 10.)
“[...] A economia capitalista era, e só podia ser, mundial. Esta feição global acentuou-se continuamente no decorrer do século XIX, à medida que estendia suas operações a partes cada vezmais remotas do planeta e transformava todas as regiões cadavez mais profundamente. Ademais, essa economia nãoreconhecia fronteiras, pois funcionava melhor quando nadainterferia no livre movimento dos fatores de produção.” 
(HOBSBAWM, Eric.
 A era dos impérios
. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1988. p. 66.)
 
Comparando os diferentes olhares, do narrador Raymond Loewye do historiador Eric Hobsbawm, é correto afirmar:a) Na condição de testemunha das transformações tecnológicas,o narrador acentua o seu caráter inovador, enquanto ohistoriador enfatiza o caráter expansionista e internacionalista docapitalismo.b) As citações revelam a preocupação dos autores com osimpactos maléficos das indústrias químicas, com odesenvolvimento da medicina e com o controle da natalidade edas moléstias.c) O olhar do narrador é determinado pelo distanciamento emrelação às mudanças, enquanto o historiador percebe astransformações ao seu redor de forma mocional e alheia aosdesdobramentos econômicos, políticos e sociais.d) Para ambos, o progresso decorrente das transformaçõestecnológicas iguala as economias mundiais e preserva o modode vida das sociedades tradicionais.e) Para o historiador, as transformações tecnológicasrepresentam uma barreira ao fortalecimento da economiacapitalista, enquanto para o narrador, contribuem para manterinalteradas as formas de intimidade e lazer.
02
-
(UFC)
A Primeira Revolução Industrial provocou uma grandetransformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia asafirmações abaixo.I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidadespassaram a comandar as atividades econômicas e aorganização do espaço geográfico.II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, algunspaíses europeus especializaram-se na produção industrial,controlando o mercado mundial de produtos industrializados.III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, semimplicações na organização política e territorial da Europa.Assinale a alternativa correta.(a) Apenas I é verdadeira.(b) Apenas III é verdadeira.(c) Apenas I e II são verdadeiras.(d) Apenas II e III são verdadeiras.(e) I, II e III são verdadeiras.
03
- A expressão New Deal nomeia, na história dos EUA:a) Política de recuperação econômica após a crise de 1929,expandindo a intervenção do Estado na economia.b) Plano de desenvolvimento econômico sob o governo Truman,inclinado à expansão de dispêndios estatais em bem-estarsocial.c) Plano de recuperação adotado após a crise que se seguiu àGuerra da Coréia.d) Política de recuperação econômica após a crise de 1929,retraindo a intervenção do estado na economia.e) Plano de distribuição de renda por intermédio da tributaçãomaciça de lucros e renda da propriedade, sob o governo L. B.Johnson.
04
- (Ufjf) De acordo com Schumpeter, a economia industrialevoluiu por meio da destruição criadora. Quando um conjunto denovas tecnologias encontra aplicação produtiva, as tecnologiastradicionais são "destruídas", isto é, deixam de criar produtos, decompetir no mercado e acabam sendo abandonadas.Marque a alternativa CORRETA:a) Na fase da estabilização, as pequenas empresas conseguemvencer a concorrência e dominam o mercado.b) É na fase descendente que ocorre a destruição criadora enão há excesso de oferta.c) Na fase inicial de cada onda, os mercados estão saturados eas grandes empresas desaparecem.d) Em todas as ondas do século XX, a energia foi o principalfator de localização das indústrias transnacionais.
e
) A introdução de novas tecnologias implica em novas formasde organização do espaço geográfico.
05
- O mercado consumidor interno 
que teve momentos degrande crescimento no passado, tem crescido lentamente naatualidade. Observe a charge para responder à questão.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->