Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
55Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Geografia - Pré-Vestibular Impacto - Capitalismo - Terceira Etapa - Exercícios

Geografia - Pré-Vestibular Impacto - Capitalismo - Terceira Etapa - Exercícios

Ratings:

4.75

(12)
|Views: 14,686 |Likes:
Published by Geografia Qui

More info:

Published by: Geografia Qui on Jun 26, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
KL 180308
 
EXERCÍCIO 01
FAÇO IMPACTO
 
A CERTEZA DE VENCER!!! 
 
PROFº: WELLIGTON
   F  a   l  e  c  o  n  o  s  c  o
    w    w    w .    p    o    r     t    a     l     i    m    p    a    c     t    o .    c    o    m .     b    r
    V    E    S    T    I    B    U    L    A    R   –    2    0    0    9
 
CONTEÚDO
A Certeza de Vencer 
03
2
01.
As características abaixo, referem-se ao Capitalismo, exceto:a) Predomínio de propriedade privada.b) Socialização dos meios de produção.c) Reprodução do capital.d) Lógica do mercado: lei da oferta e da procura.e) Trabalho assalariado.
02.
No plano político, deu-se o declínio do poder feudal e acentralização do poder nas mãos dos reis, surgindo asmonarquias absolutistas com caráter nacional, que por sua vezderam origem às nações e aos Estados centralizados a partir doséculo XV. Estamos referindo-nos ao:a) Capitalismo mercantilista.b) Capitalismo liberal.c) Capitalismo keynesiano.d) Capitalismo neoliberal.e) Capitalismo industrial.
03.
Podemos assinalar como característica do Mercantilismo:a)
 
O mercado é quem dirige a economia.b) Lei da oferta e da procura.c) Livre iniciativa.d) Livre concorrência.e) Intervenção estatal na vida econômica.
04.
No início do século XX, o estrondoso aumento da produçãopropiciado pela tecnologia não encontrou mercado consumidorcorrespondente, e não havia uma política de exportaçõesfavorável. Ocorreu também grande especulação financeira que,somados, resultou em vertiginosa queda nos preços. Oacontecimento ligado a estas características, no âmbito doCapitalismo, foi:a) A guerra Franco-Prussiana.b) A Primeira Guerra Mundial.c) A Segunda Guerra Mundial.d) A Revolução Russa.e)
 
 A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
05.
"Foi uma reação teórica e veemente contra o Estado dobem-estar. Seu texto de origem é "O caminho da servidão", deFriedrich Hayek, escrito em 1944. Trata-se de um ataqueapaixonado contra qualquer limitação dos mecanismos demercado por parte do Estado [...]".
(ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo).
O neoliberalismo é uma doutrina econômica que se opõe ao:a) Liberalismo.b) Xintoísmo.c) Keynesianismo.d) Monopolismo.e) Livre cambismo.
06.
A partir do final do século XIX, período conhecido comoSegunda Revolução Industrial e Tecnológica, a fase da livre-concorrência ficava para trás e o Capitalismo tornava-se cadavez menos competitivo e mais monopolista.Podemo-nos referir a essa fase como:a) Capitalismo mercantilista.b) Capitalismo comercial.c) Capitalismo liberal.d) Capitalismo financeiro.e) Capitalismo neoliberal.
07.
Nos séculos XVIII e XIX, o capitalismo florescia na formade pequenas e numerosas empresas que competiam por umafatia de mercado. Sobre as características do liberalismo, todasas alternativas estão corretas, exceto:a) O mercado deve ser regido por livre concorrência.b) Baseia-se na lei da oferta e da procura.c) O Estado não deveria intervir na economia.d) O Estado era o grande gestor da economia.e) Predominava a doutrina de Adam Smith (1723-1790).
08. (UFPA)
“A globalização não tem quatro ou cinco anos, masquatrocentos ou quinhentos. A geografia política do mundo noqual vivemos é fruto desse processo. A globalização é o processopelo qual o espaço mundial adquire unidade”.
MAGNÓLIO, Demétrio. Globalização: Estado Nacional e espaço mundial. Moderna, SP, 1997.
Com base nas afirmações do autor e em seus conhecimentossobre o desenvolvimento da globalização no espaço mundial,podemos afirmar:I - O processo de globalização teve início nos séculos XV e XVI,durante as Grandes Navegações européias, como ascircunavegações de Bartolomeu Dias e Vasco da Gama, asconquistas territoriais e comerciais de Cristóvão Colombo(Espanha) e Pedro Álvares Cabral (Portugal), e as comprovaçõescientíficas da esfericidade da terra, feitas por Fernão deMagalhães.II - Os investimentos no exterior, impulsionados pela RevoluçãoIndustrial do século XIX, deflagraram um segundo estágio doprocesso de globalização. A condição prévia desse novo estágiofoi a transformação dos sistemas de produção, forjada notrabalho escravo ou servil, pela introdução do trabalhoassalariado.III - As décadas do pós-guerra configuraram um terceiro estágiodo movimento de globalização. A Guerra Fria e a constituição deum bloco de Estados-satélites da União Soviética, na EuropaOriental, isolaram essa parte do mundo do processo deintegração internacional dos mercados, estabelecendo umafronteira geopolítica para a globalização.IV - A dimensão geopolítica dessa etapa da globalização, noséculo XIX, consistiu na colonização européia da África e da Ásiae na grande expansão colonial japonesa no Extremo Oriente. V - A terceira Revolução Industrial, ou revolução tecnocientífica,começou a alterar o panorama produtivo mundial na década de1970. Os fundamentos dessa nova era industrial repousam sobrea emergência das tecnologias da microeletrônica e datransmissão de informações, de um lado, e sobre aautomatização e a robotização dos processos produtivos, deoutro.São corretas somente as afirmações:a) I, II e III.b) I, II, III e V.c) II, IV e V.d) IV e V.e) III e IV.

Activity (55)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Bianca Pereira liked this
Cynthia Vallim liked this
Elziane Rêgo liked this
Poliana Melo liked this
Elo Martins liked this
Katia Rodrigues liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->