Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
107Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Geografia - Pré-Vestibular Impacto - Exercícios I

Geografia - Pré-Vestibular Impacto - Exercícios I

Ratings:

4.71

(7)
|Views: 31,758 |Likes:
Published by Geografia Qui

More info:

Published by: Geografia Qui on Jun 26, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
JACKY18/04/08
 
EXERCÍCIOS DE REVISÃO 01
 
FAÇO IMPACTO
 
A CERTEZA DE VENCER!!! 
 
PROFº: CARVALHO
   F  a   l  e  c  o  n  o  s  c  o
    w    w    w .    p    o    r     t    a     l     i    m    p    a    c     t    o .    c    o    m .     b    r
    V    E    S    T    I    B    U    L    A    R   –    2    0    0    9
 
CONTEÚDO
A Certeza de Vencer 
05
1
01.
Após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos eUnião Soviética, países aliados durante o conflito,passaram a desenvolver um relacionamento político tensoe cheio de atritos. Esse período caracterizou-se pela:a) Rápida contenção do socialimso na Europa Oriental,graças a formação da cortina de ferro, e a implantação doPlano Marshall nessas áreas.b) Unificação do território alemão, dividido em dois países(RDA e RFA) e crescente corrida armamentista.c) Elevação do bloqueio de Berlim, imposta por Stalin eposterior construção do Muro de Berlim.d) Desmontagem das organizações militares, em ambosos lados da cortina de terra, retirando o poder dassuperpotências na região.e) Todas as alternativas estão corretas e criam umpanorama de Guerra Fria.
02. (FMU-SP)
O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 eextinto em 1991, teve como principal objetivo:a) Reunir os países socialistas como Alemanha Oriental eAlemanha Ocidental contra a OTAN.b) Consolidar a influência soviética sobre os países daEuropa Oriental.c) Conter a influência soviética sobre os países da EuropaOriental.d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.
03.
A ordem internacional que se estabeleceu após aSegunda Guerra Mundial, caracterizou-se pelabipolaridade entre Estados unidos e União Soviética. Essadivisão, que perdurou até o início desta década, foichamado de período da Guerra Fria. Fatos significativostem marcado a Nova Ordem Mundial recém surgida,merecendo destaque...
I.
Reunificação da Alemanha em 1992, com a marcantequeda do Muro de Berlim.
II.
A decadência do "Socialismo Real" e de sua ideologia,apontando o capitalismo e o neoliberalismo como osvitoriosos na batalha final da Guerra Fria.
Ill.
Fim do Pacto de Varsóvia e gestões sobre aremodelação da OTAN, em julho de 91, é assinado emmoscou, o Tratado de Redução de Armas Estratégicas.
IV.
Imunidade da Roménia, que atualmente e o único paíseuropeu que permanece com as estruturas socialistas.a) l e II. c) l, II e III.b) II e III. d) l e IV. e) II e IV.
04. (CESUPA-2004) As
transformações na ordemeconômica e geopolítica do pós-guerra, no final dos anos80 — queda do muro de Berlim,
fragmentação 
e extinçãoda URSS e abertura econômica e reordenamento territorialdo Leste Europeu — foram fundamentais para oreordenamento geopolítico do espaço mundial. A esserespeito, assinale a alternativa correta:a) A atual ordem geopolítica mundial se caracteriza poruma configuração multipolar de base múltipla não somenteem termos da multiplicação de centros de podereconômico, mas igualmente de natureza político — militarétnica e cultural.b) A existência de conflitos por áreas de influência entreas grandes potências e as emergentes no atual contextohistórico, cuja base é puramente econômica, constitui aprincipal característica do mundo atual.c) O mundo atual se caracteriza pela bipolaridade. Anova ordem econômica e geopolítica está pautada noconflito entre as duas grandes potências
 —
USA e Rússia
-
por áreas de influência.d) O mundo atual se caracteriza pela multipolaridade. Afragmentação da ex-URSS e as transformações no Lesteeuropeu apontam para uma configuração geopolítica debase mais ideológica que econômica.
05
.
“Voltou à moda profetizar a morte do Estadonacional. Analistas políticos e econômicos, historiadores,sociólogo e geógrafos tem se dedicado, nos últimos anos,a construir cenários do futuro nos quais o Estado ocupaum determinado lugar na política internacional”.
Com base em seus conhecimentos, identifique entre asalternativas abaixo aquela que demonstre o papel doEstado nação na economia globalizada.a) De fato o Estado tende a perder poder, ao ponto de seextinto em função do processo de globalizaçãointensificado no pós-guerra fria.b) A formação dos megablocos supranacionais tem feitocom que paulatinamente o Estado nação perca força eceda lugar a
 
mundialização da economia, na qual deixa deexisti as fronteiras,
Estado e a região.c) Ao contrário do que se pensa o Estado tem um papelfundamental no processo de globalização econômica, vistoque ele é quem toma
as 
decisões políticas de integraçãodecorrentes dessa mundialização.d) Com o fim da guerra fria passou a haver umareorganização do espaço geográfico mundial, na qualEstado não tem muita significância.e) A reorganização dos blocos regionais de poder(especialmente o projeto da União Européia)
 
demonstraclaramente a derrocada do Estado União.
06.
 
(Prise-2006)
Com o fim da bipolaridade e a partir danova ordem, a mundialização do capitalismo passa a viveruma nova etapa em que as economias nacionaisenfraquecem diante da maior importância do mercadoglobal. Com base em seus conhecimentos sobrereordenação do espaço mundial,
assinale a alternativacorreta.
a) Na atual período marcado pela multipolarização, há aintensificação do processo de globalização esimultaneamente ocorrem a formação de blocos regionais.b) A partir da multipolarização, os Estados Unidos têm seupoderio econômico e tecnológico enfraquecido.c) Com a crise do socialismo e a maior presença daeconomia de mercado, há um menor desenvolvimento docomércio externo e do turismo no mundo.d) A formação dos mercados regionais ou megablocos éuma das principais características do período bipolar.e) E correto afirmar que o período bipolar afetoudiretamente a economia norte-americana, ao substituir odólar, moeda norte-americana, pela libra esterlina, moedainglesa.

Activity (107)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Kleber Luz liked this
Amo vocës. Valdene
Eloina Vogt added this note
gabarito ????
peccioli liked this
Marilene Brunca liked this
PJ de Andrade liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->