Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
12Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Conceitos Básicos sobre Medição

Conceitos Básicos sobre Medição

Ratings: (0)|Views: 2,129 |Likes:
Published by Lu Hikari

More info:

Published by: Lu Hikari on Aug 21, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/09/2013

pdf

text

original

 
Conceitos Básicos sobre Medição
 
Metrologia
A ciência que trata das medições é a metrologia. A metrologiaabrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos àsmedições, em quaisquer campos da ciência ou da tecnologia.Medir, entretanto, é uma atividade mais corriqueira do que parece.Ao olhar no relógio, por exemplo, você está vendo no mostrador oresultado de uma medição de tempo. Ao tomar um táxi, comprar um quilograma de carne no açougue ou abastecer o carro no postode gasolina, você presencia medições. Mas o que é uma medição?
 
Medição
Existe uma imensa variedade de coisas diferentes que podem ser medidas sob vários aspectos. Imagine uma lata, dessas que sãousadas para refrigerante. Você pode medir a sua altura, podemedir quanto ela "pesa" e pode medir quanto líqüido ela podecomportar. Cada um desses aspectos (comprimento, massa,volume) implica numa grandeza física diferente.Medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mesmanatureza, tomada como padrão. Medição é, portanto, o conjunto deoperações que tem por objetivo determinar o valor de umagrandeza.
 
 
 
Grandeza
Já deu pra perceber que o conceito de grandeza é fundamentalpara se efetuar qualquer medição. Grandeza pode ser definida,resumidamente, como sendo o atributo físico de um corpo quepode ser qualitativamente distinguido e quantitativamentedeterminado.Aqui vamos precisar de mais exemplos: a altura de uma lata derefrigerante é um dos atributos desse corpo, definido pelagrandeza comprimento, que é qualitativamente distinto de outrosatributos (diferente de massa, por exemplo) e quantitativamentedeterminável (pode ser expresso por um número).
 
Unidade de Medição
Para determinar o valor numérico de uma grandeza, é necessárioque se disponha de uma outra grandeza de mesma natureza,definida e adotada por convenção, para fazer a comparação com aprimeira.Para saber a altura daquela lata, por exemplo, é preciso adotar umcomprimento definido para ser usado como unidade. Ocomprimento definido como unidade de medida pelo SistemaInternacional de Unidades - SI, é o Metro, seus múltiplos esubmúltiplos.O Metro é definido como sendo o comprimento do trajetopercorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de1/299.792.458 de segundo.
 
Padrão
Seria bem complicado medir a altura de uma lata usando apenas adefinição do Metro. Para isso existem os Padrões Metrológicos.Um padrão metrológico é, em resumo, um instrumento de medir ouuma medida materializada destinado a reproduzir uma unidade demedir para servir como referência.O padrão (de qualquer grandeza) reconhecido como tendo a maisalta qualidade metrológica e cujo valor é aceito sem referência aoutro padrão, é chamado de Padrão Primário. Um padrão cujo
CONCEITOS SOBREMEDIÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
valor é estabelecido pela comparação direta com o padrão primárioé chamado Padrão Secundário, e assim sucessivamente, criandouma cadeia de padrões onde um padrão de maior qualidademetrológica é usado como referência para o de menor qualidademetrológica. Pode-se, por exemplo, a partir de um Padrão deTrabalho, percorrer toda a cadeia de rastreabilidade desse padrão,chegando ao Padrão Primário.
 
Instrumento de Medição e Medida Materializada
Já temos padrões de referência! Agora, antes de fazer qualquer medição, precisamos saber qual a grandeza que pretendemosmedir e o grau de exatidão que pretendemos obter como resultadodessa medição, para então podermos escolher o instrumento demedir adequado. Além disso, é necessário que o instrumento oumedida materializada em questão tenha sido calibrado.Vamos supor que você queira saber quanto você "pesa". Agrandeza a ser medida é a massa. (Veja a diferença conceitualentremassa e peso.) Você não necessita de um resultado com grande exatidão de medição. A balança antropométrica da drogariaresolve o seu caso.Agora, vamos supor que você trabalhe numa farmácia demanipulação e precise determinar a massa do componente de ummedicamento para aviar uma receita. É aconselhável que vocêobtenha um resultado com grande exatidão de medição. Umabalança analítica compatível com a exatidão requerida é oinstrumento mais adequado.
 
Método de Medição
Mesmo na medição mais corriqueira adotamos, de maneiraconsciente ou inconsciente, um método de medição e umprocedimento de medição.Como no exemplo do tópico anterior, métodos e procedimentos demedição são adotados em razão da grandeza a ser medida, daexatidão requerida e de outros condicionantes que envolvem umasérie de variáveis.Vamos supor que você queira determinar o volume de 200ml deóleo comestível. Se você não necessita grande exatidão (você vaiusar o óleo para fazer uma receita culinária) então o métodoescolhido pode ser, simplesmente, verter o óleo em uma medidade volume graduada (uma proveta, por exemplo).Porém, se o resultado exigir maior exatidão (um ensaio emlaboratório), será necessário utilizar outro método que leve emconsideração outras variáveis, como a temperatura do óleo, suamassa, sua massa específica e por ai vai, uma vez que o volumedo óleo varia em razão da temperatura que este apresenta nomomento da medição.
 
Resultado da Medição
Após medir uma grandeza, devemos enunciar o resultado damedição. Parece coisa simples, mas não é. Em primeiro lugar, aorealizar uma medição, é impossível determinar um valor verdadeiropara a grandeza medida.Vamos supor que você mediu a massa de um corpo em umabalança eletrônica e a indicação numérica que apareceu no visor foi 251g (duzentos e cinqüenta e um gramas). Na verdade, umpossível valor verdadeiro da massa daquele corpo estaria próximoda indicação obtida, embora este seja, por definição,indeterminável. Os parâmetros dessa aproximação são dados pela
 
incerteza da medição.Como nos exemplos anteriores, se essa medição destina-se a finsdomésticos, não é necessário qualquer rigor ao expressar o seuresultado. Entretanto, quando se trata de medições para finscientíficos ou tecnológicos, será preciso deixar claro se o resultadoapresentado refere-se àquela indicação, ou ao resultado corrigido,ou ainda à média de várias medições. Deve conter aindainformações sobre a incerteza de medição, ser expresso utilizando-se o nome e a simbologia da grandeza de forma correta e levar emconsideração osalgarismos significativosque compõem o valor numérico.
 
Nota
No texto acima, se aludimos a exemplos de medição domésticacomparados a exemplos de medição de cunho científico outecnológico, foi apenas por acreditar que tais comparaçõesfacilitam a compreensão. Na verdade, a maior parte das mediçõesque observamos no dia a dia são, de fato, de cunho comercial, esão reguladas por uma parte específica da Metrologiachamada Metrologia Legal.
 
Metrologia
 
Domínio da Metrologia (Geral)
Por domínio entendemos aqui o campo de abrangência da ciênciametrológica.A metrologia abrange:• As unidades de medir e seus padrões: estabelecimento,reprodução, conservação e rastreamento.• As medições e as medidas (resultado das medições): métodos eprocedimentos de medição, execução, exatidão, erros de medição,incerteza de medição, etc.• As medidas materializadas e os instrumentos de medição:propriedades examinadas sob o ponto de vista da sua aplicação.• Os observadores (operadores): suas qualidades em relação àexecução das medições.
 
Metrologia Fundamental / Aplicada
Como toda a ciência que abrange um universo extenso ecomplexo, pode-se destacar da Metrologia Geral vários camposespecíficos.Num primeiro momento, podemos fazer distinção entre aMetrologia Fundamental e a Metrologia Aplicada. Para se ter umaidéia, a metrologia Fundamental se diferencia da MetrologiaAplicada assim como, num exemplo aproximado, a Química sediferencia da Engenharia Química. Ou seja, a MetrologiaFundamental lida sobretudo com teoria e pesquisa, enquanto aMetrologia Aplicada, como o próprio nome diz, põe em prática osconceitos desenvolvidos pela primeira e desenvolve metodologiasde aplicação.Por sua vez, a Metrologia Aplicada subdivide-se em outras, quer com relação à grandeza considerada, quer com relação a umcampo específico de aplicação. Relacionada às grandezasespecíficas temos a metrologia dos comprimentos, a metrologiadas massas, a metrologia do tempo etc. Voltadas a camposespecíficos temos a metrologia médica, a metrologia Industrial, ametrologia legal, etc.
 
CONCEITOS SOBREMEDIÇÃO
 
 
 
 
 
 
 

Activity (12)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Adriano Lacerda liked this
Manu Akemi liked this
Manu Akemi liked this
luizhenriquene liked this
dasnevesvicente liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->