Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
27Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Analise Do Filme - A Primeira Vista

Analise Do Filme - A Primeira Vista

Ratings: (0)|Views: 7,161 |Likes:
Published by Luciano Shinoda

More info:

Categories:Types, Resumes & CVs
Published by: Luciano Shinoda on Aug 22, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/06/2013

pdf

text

original

 
ANÁLISE DO FILME: “A PRIMEIRA VISTA”
1.Relacione com cenas quatro dos conteúdos ou conceitos dodesenvolvimento psicomotor relacionados abaixo:A) Percepção espacial
- Virgil conta a distância pelo número de passos, e asdireções são seguidas a partir das “horas do relógio”. Algumas cenas quemostram o seu conhecimento sobre onde está são: durante o passeio comAmy, Virgil mostra onde fica a escola em que sua irmã trabalha; ao final dopasseio, durante a chuva, ele descreve a casa como sendo alta e semparedes, através da sua percepção do local usando a audição; quando Virgilvai ensinar Amy a patinar no gelo, ele pede que ela coloque a sua bengala emum galho na margem do lago; ele precisa do tato para perceber formas como alata de refrigerante e a maçã.
B) Percepção temporal
- ao final do passeio com Amy, durante a chuva, Virgildiz: “tem seu próprio ritmo, ouve esse ping, ping, ping?”
C) Coordenação motora fina
- no início do filme, Virgil aparece amarrando otênis. Em outra cena, ele está cortando o pimentão para o jantar (que depois éadiado) com Amy.
E) Consciência corporal
- após a massagem em Amy, ele utiliza o tato parasentir o calor da vela e, assim, poder apagar o fogo.
F) Imagem corporal
- a princípio, ele não possui uma imagem de si mesmo, elenão se reconhece após se olhar no espelho.
2.Descreva o processo de aprendizagem e adaptação do portador denecessidades especiais (visual), que você detectou no filme.
O portador de deficiência visual precisa aprender a utilizar melhor os seusoutros sentidos. Utilizam, principalmente, o tato para reconhecer objetos, mastambém se utilizam dos outros sentidos e “aparelhos”, como o cão-guia ou abengala para auxiliá-los nos deslocamentos, e a audição para perceber o local.Para facilitar os deslocamentos, contam as distâncias através da quantidade depassos, e as direções como os ponteiros de um relógio. A mudança de local dos
 
objetos é um problema para os cegos, umas vez que eles não podem perceber essas mudanças, se guiam através de mapas mentais, ou seja, eles memorizamonde fica cada objeto para criar um “mapa” e poderem se localizar melhor.Virgil, quando começa a ver, precisa aprender a associar a imagem do quevê com o objeto. Apenas com a visão, ele não consegue reconhecer pessoas nemobjetos, mas os reconhece através do tato, então, ele começa associando o seuconhecimento tátil ao visual.
3.Analise as seguinte cenas:- Quando Virgil se refere ao horizonte ainda portando a deficiência.
Ele não era capaz de compreender “horizonte” por não ser algo tocável,mas a explicação da Amy pôde fazer com que ele visualizasse mentalmente comoseria o horizonte.
- Recepção na casa de Amy após a cirurgia.
O excesso de cores dos balões se tornou um problema para Virgil queainda não era capaz de assimilar muita informação visual, além dele ainda nãocompreender as cores, o que apenas ocorre mais tarde.
- Virgil colocando o líquido no copo após a cirurgia.
Ele ainda usa a mesma estratégia de quando era cego, colocando a pontado dedo na borda do copo para sentir quando este estiver cheio, ao invés de usar a visão para isso.
- Virgil diante do espelho pela primeira vez após a cirurgia.
Ele não era capaz de se identificar, nem compreendia o espelho. Não sabiadiferenciar a imagem refletida no espelho dos objetos reais, chegando a pensar que outra pessoa estava no quarto.
- Nos primeiros momentos em que recupera a visão.
Se sente completamente desorientado, e é necessário usar o tato parareconhecer os objetos e pessoas, associando a sua forma, pelo tato, à imagemvista do objeto.
- Quando abre a porta para a irmã após a cirurgia.

Activity (27)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Tiago Berude liked this
Bruna Anchieta liked this
Marlenepenha Penha added this note
Filme super interesante para associação de ideias e ressignificado com o conteúdo "percepção -( Psicologia).
tlmmj liked this
tlmmj liked this
Amanda Melo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->