Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
16Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
História - Pré-Vestibular Impacto - O Iluminismo

História - Pré-Vestibular Impacto - O Iluminismo

Ratings:

4.67

(6)
|Views: 6,432 |Likes:
Published by História Qui

More info:

Published by: História Qui on Jun 26, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
JACKY30/01/08
O ILUMINISMO
Frente: 01 Aula: 02PROFº: VINICIUS
A Certeza de Vencer 
FAÇOIMPACTO
A CERTEZA DE VENCER!!! 
   F  a   l  e  c  o  n  o  s  c  o
    w    w    w .    p    o    r     t    a     l     i    m    p    a    c     t    o .    c    o    m .     b    r
 
    F    U    N    D    A    M    E    N    T    A    L  -    2    0    0    8
 
O
 
M
OVIMENTO DAS
UZES
:
O NASCIMENTO DE NOVAS IDÉIAS
 
E O CONFLITO ENTRE A FÉ E A RAZÃO
 
O movimentointelectual cultural do séculoXVIII, que apresentou novasidéias políticas sociais eeconômicas, é conhecidocomo iluminismo.A idéia principal desteacontecimento, caracterizariaao desenvolvimento de novasformas de pensamento, demaneira crítica ou maisracional sobre a sociedade deste período (a chamada sociedadedo Antigo Regime, isto é do Absolutismo), numa proposta dequestionamento sobre sua organização e existência. Por isso,esse século ficou conhecido como o período das Luzes ou daIlustração:“Intelectuais franceses do século XVIII, formulariam umconjunto de afirmações críticas e violentas sobre as doutrinasque justificavam as monarquias absolutistas, representando aoanseio pela transformação das instituições, latentes nasociedade européia. O século XVIII pregava e anunciava omundo contemporâneo. Observava-se na Europa um prodigiosodesenvolvimento científico e cultural como se impusesse umrecuo às trevas: era o Século das Luzes”.Para isso, os pensadores denominados de iluministasdefendiam o desenvolvimentomaior do uso da razão como fontedo conhecimento humano.Estes buscavamexplicações racionais para ouniverso e para a sociedade.Desenvolveram teoriaspolíticas e sociais que se opunhama sociedade da época: combatiamos governos absolutistas e osprivilégios sociais, que oprimiam aburguesia e as camadas populares.Defendiam o respeito aos direitosdo homem visto nesta época pelaidéia de cidadania.As idéias iluministasrepresentavam os anseios daburguesia, que encontrou nelas as justificativas para criticar a velhaordem, a sociedade tradicional do absolutismo e seusprivilégios.
Origens do Iluminismo –
esse espírito formou-se naHolanda, que, no século XVII, era um país com economia demercado desenvolvida e poder político controlado por umaburguesia próspera, culta e tolerante. Devido ao clima deliberdade, a Holanda calvinista daquela época tornara-se umpólo de atração para os intelectuais estrangeiros perseguidospor suas opiniões ou atitudes. Lá, encontravam-se pensadoresque combatiam os Stuart na Inglaterra, os Bourbon na França,além de judeus e hereges atormentados pela Inquisição católica.A Holanda era uma encruzilhada de idéias, onde conviviam, ladoa lado e respeitando-se mutuamente, seitas religiosas distintas,cristãos e judeus.Esse pensamento ajudou a burguesia ansiosa pormudanças a conquistar o apoio dos oprimidos em sua lutacontra o poder sem limites do rei e os privilégios da nobreza naEuropa. As idéias de liberdade, do direito inalienável depropriedade, de igualdade de todos perante a lei e outrasajudaram a construir o mundo burguês.
Rebeldia e Razão
Muitos pensadores que viveram nos séculos XVII eXVIII acreditavam que a razão poderia iluminar o mundo e osseres humanos. Iluminar, nesse caso, tem o sentido de "fazercompreender", abrir a mente a novas idéias. Esses pensadoresforam chamados de iluministas, e o movimento que eles criaramrecebeu o nome de Iluminismo ou Filosofia das Luzes.Para melhor compreender o Iluminismo, convémlembrar que muitos dos pensadores que fizeram essemovimento viviam sob o Antigo Regime: as monarquiasabsolutistas, em que o rei, a nobreza e o clero acumulavampoder e privilégios, e as pessoas não podiam dizer livremente oque pensavam.Os iluministas opunham-se a essa situação. Eramcontrários ao autoritarismo dos reis, aos privilégios da nobreza edo clero, à intolerância religiosa e a falta de liberdade deexpressão.
Um conjunto de Idéias:os ideais burgueses
As idéiasiluministas representavamos anseios do grupomercantil burguês que sefortaleceraeconomicamente durantetodo o período moderno.
 
Estes burguesesem ascensão, passaram aquestionar e defender aliberdade na economia(que ainda eradirecionada pelo poder doEstado Absolutista),afirmando assim para aidéia do livre comércio.
A Evidência Racional
O ponto mais alto da revolução intelectual, o ápice deseu desenvolvimento, ocorreu durante o século XVIII, na França.Denominado de Iluminismo ou Ilustração, constituiu umafermentação de idéias que terminou por exercer profundainfluência no pensamento e nas ações da humanidade. Osiluministas foram os grandes críticos do absolutismo francês,das velhas instituições econômico–sociais francesas e da Igreja.Propunham outro tipo de organização da sociedade baseada no
cleronobrezaRESTO: 98%:Burguesia,camponeses,artesãos

Activity (16)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Jamile Silva liked this
Fábio Lucano liked this
Reisilane liked this
manoclan6122 liked this
Tiger Silva liked this
mayconrock liked this
Georgete2010 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->