Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
9Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
História - Pré-Vestibular Impacto - Sociologia - Estado e Globalização

História - Pré-Vestibular Impacto - Sociologia - Estado e Globalização

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 2,497 |Likes:
Published by História Qui

More info:

Published by: História Qui on Jun 26, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
ITA:07/05/08
 
ESTADO E GLOBALIZAÇÃO
FAÇO IMPACTO
 
A CERTEZA DE VENCER!!! 
 
PROFº: EDILSON VIANA
   F  a   l  e  c  o  n  o  s  c  o
    w    w    w .    p    o    r     t    a     l     i    m    p    a    c     t    o .    c    o    m .     b    r
    V    E    S    T    I    B    U    L    A    R   –    2    0    0    9
 
CONTEÚDO
A Certeza de Vencer 
10
1
Exercícios
 
01
. No Brasil e em outros países, o etnocentrismo fundamentoumuitas práticas etnocidas e genocidas, oficiais e não-oficiais, contrapopulações culturalmente distintas das de origem europeia, cristã eocidental, principalmente indígenas e africanas. Discriminação deetnia e de classe social também se inclui entre as formas deetnocentrismo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre otema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretaçãocontrária ao etnocentrismo.a) "Quando nos referimos a uma raça, não individualizamos tiposdela, tomamo-la em sua acepção mais lata. E assim procedendovemos que a casta negra é o atraso; a branca o progresso, aevolução[...]" (Revista Brazii Médico, 1904.)b) "Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e dascomunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua culturae integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhãonacional".
(Estatuto do Índio, Lei No 6001 de 19 de dezembro de 1973, Artigo 1°,ainda em vigor.)
c) As sociedades humanas se desenvolvem por estádios ou estadosque vão sendo superados sucessivamente: o estado teológico, ometafísico e o positivo. Os povos indígenas e as etnias afro-brasileiras encontram-se nos estádios teológico ou metafísico e, poressa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginaisde nossa sociedade.
(Baseado em Augusto Comte.)
 d) "[...] segundo o que até aqui escrevi acerca dos Coroados[Kaingang] dos Campos Gerais, é evidente que, no seu estadoselvagem, são eles superiores em inteligência, indústria eprevidência a muitos outros povos indígenas, e talvez até embeleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia por todo o empenhoem aproximá-los dos homens de nossa raça e, após, encorajar oscasamentos mistos entre eles e os paulistas pobres [...]. Devo dizer,porém, que é mais fácil matar e reduzir os Coroados à escravidão,do que despender tais esforços em seu favor",
(Saint-Hilaire, V. E. Viagemà Comarca de Curitiba -1820.)
e) "O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais eacesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará avalorização e a difusão das manifestações culturais, 1- O Estadoprotegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatórionacional".
(Constituição Federal de 1988 na Seção II – Da Cultura, Art. 215)
Estão correias apenas as afirmativas:a) I e III. b) II e IV. c) II, III e IV. d) I e IV. e) I, II e III.
02
. Em
O Príncipe 
, Maquiavel (1469-1527) formulou idéias e conceitosque firmaram a sua reputação de o fundador da Ciência Políticamoderna. Dentre elas, pode-se citar os aspectos relacionados as açõessolitcas aos governantes e à dominação das massas. Para ele, apolítica deveria ser compreendida pelo governante como uma esferaindependente dos pressupostos religiosos que até então aimpregnavam. Ao propor a autonomia da política (esfera da vida públicae da ação dos dirigentes políticos) sobre a ética (esfera da vida privadae da conduta moral dos indivíduos), é legitimo afirmar que Maquiavelnão deixou, entretanto, de reconhecer e valorizar a religião como umaimportante dimensão da vida em sociedade. Segundo Maquiavel, areligião dos súditos deveria ser objeto de análise atenta por parte dogovernante. Sobre a relação entre política e religião, de acordo comMaquiavel, é correto afirmar:a) A religião deve ser cultivada pelo governante para garantir queele seja mais amado do que temido.b) Por se constituírem em personagens importantes na vida políticade uma comunidade, os líderes religiosos devem formular as açõesa serem executadas pelos príncipes.c) O sentimento religioso dos súditos é um valor moral e, portanto,deverá ser combatido pelo príncipe, uma vez que conduz aofanatismo e prejudica a estabilidade do Estado.d) A religião dos súditos é sempre um instrumento útil nas mãos doPríncipe, o qual deve aparentar ser virtuoso em matéria religiosa.e) O dirigente político deve se esforçar para tornar-se, também, odirigente religioso de seu povo, rompendo, assim, com o preceito doEstado laico.
03
.
Aristóteles 
tinha razão ao afirmar: "O homem é por natureza umanimal social'. A vida em grupo é uma exigência da naturezahumana. O homem tem necessidade dos seus semelhantes parasobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-seplenamente como pessoa. Para isso ele passa a produzir certoselementos culturais, tais como:I. Os traços culturais, esta é a tendência necessária para que ohomem tenha o sentido da sua identidade regional.II. Os padrões culturais são processos através dos quais osindivíduos se integram e assimilam o conjunto de hábitos ecostumes do grupo.III. A marginalidade cultural se identifica quando: "(...) Muitos dosnossos bravos guerreiros foram formados nas escolas dos 'brancos'.Mas quando eles voltavam para nós, eram maus corredores,ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e afome. Não sabiam como caçar, pescar ou construir uma cabana efalavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmenteinúteis."
(Citado por Carlos Rodrigues Brandão, o que é educação, p. 8-9.)
a) Os itens I e II estão corretos.b) Os itens III e II estão corretos.c) Somente os itens I e IIII estão corretos.d) Somente o item I está errado.e) Todos os itens estão corretos.
04
. Nos textos l e 2 abaixo aparecem duas opiniões sobre a práticado etnocentrismo:
O mito mbaiá diz o seguinte:
"Quando o ser supremo, Gonoenhodi, decidiu criar oshomens, tirou primeiro da terra os guaná, depois as outras tribos;aos primeiros, deu a agricultura, e a caça às segundas. OEnganador, que é outra entidade do panteão indígena, percebeu,então, que os mbaiá tinham sido esquecidos no fundo do buraco eos fez sair; mas, como nada mais lhes restasse, tiveram o direitoà única função ainda disponível, a de oprimir e explorar os outros.
 
Lévi-Strauss (antropólogo) relata, em seu livro 'Tristes Trópicos"
Os americanos e outros povos.
"Durante a Guerra do Vietnã, o comandante das ForçasArmadas norte-americanas, vendo-se obrigado a explicar assucessivas derrotas de suas tropas, declarou à imprensa que os"amarelos comunistas" estavam ganhando a guerra porque, aocontrário dos ocidentais, não davam valor à vida e, por isso,expressavam um sinal evidente de incivilizados. Segundo o militar,os destemidos vietnamitas sequer expressavam dor por ocasiãoda morte de amigos e parentes!"
Marque sua resposta de acordo com o entendimento:a) Se os dois textos forem falsos, visto que o segundo nega oprimeiro.b) Se as duas afirmativas forem falsas.c) Se o primeiro texto for falso e o segundo verdadeiro.d) Se as duas afirmativas forem verdadeiras, apenas mudando ocontexto.e) Se o primeiro texto for falso.
05
. (UEL/2003) "As práticas religiosas indígenas, contudo, nãodesapareceram, convivendo com o pensamento cristão. O mesmoocorreu com os negros vindos da África, que trouxeram para cá suacultura religiosa [...] Uma prova da mistura e da presença das váriastradições culturais e religiosas no Brasil era a chamada 'bolsa demandinga', pequeno recipiente no qual se guardavam váriosamuletos com o objetivo de oferecer proteção e sorte a quem acarregava. Dentro da bolsa encontravam-se objetos das culturas

Activity (9)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Cassio Paiva liked this
Renato Scherrer liked this
DAny DAnielle liked this
filemonsapo liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->