Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword or section
Like this
326Activity
×

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Introdução á Contabilidade

Apostila Introdução á Contabilidade

Ratings:

4.71

(7)
|Views: 110,252|Likes:
Published by Contaconta

More info:

Published by: Contaconta on Jun 27, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/01/2014

pdf

text

original

 
 
 Agnaldo Silva 
 
1111
 
   C   O   N   C   E   I   T   O   S   I   N   T   R   O   D   U   T    Ó   R   I   O   S
 
 
CONTABILIDADE PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO – COLEÇÃO FACAPE DCC
1122LLiivvrroo11--IInnttrroodduuççããooààCCoonnttaabbiilliiddaaddee 1.1 - CONCEITO DE CONTABILIDADE
O Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado na Cidade do Rio deJaneiro, de 17 a 25 de agosto de 1924, formulou um conceito oficial paraCONTABILIDADE
 .
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, decontrole e de registro relativas à Administração Econômica.” 
 
Segundo a CVM - Comissão de Valores Mobiliários, através da deliberação 29/86,
Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seususuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização
 .
 Segundo Hilário Franco (1990),
"Contabilidade é a ciência que estuda, controla einterpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstraçãoexpositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial."
 
Pela amplitude do campo de atuação da Contabilidade, os conceitos apresentados podemser os mais variados possíveis e devem trazer implícitas as preocupações com os campossociais e ecológicos, além, obviamente, dos aspectos econômico-financeiros que sãoresultados do movimento da riqueza aziendal. Abaixo, alguns conceitos formulados pelosintegrantes do DCC – Departamento de Ciências Contábeis da FACAPE:
 A Contabilidade
 
->
É a ciência que estuda, controla e interpreta as variações e composiçõesdo Patrimônio das entidades, objetivando o controle, o fornecimento de informações gerenciais e o planejamento.
Célio Cruz 
 
 A Contabilidade
 
->
É o instrumento que fornece mediante registros e demonstraçõesexpositivas, esclarecimentos definitivos para seus sócios e a sociedade.
Paulo Andrade
 
 A Contabilidade
 
->
É a ciência que estuda e acompanha a evolução patrimonial de umaentidade, observando os seus aspectos qualitativos e quantitativos.
 Rinaldo Remígio
 
 A Contabilidade
 
->
É a ciência social que trata da sistematização quantitativa e qualitativadas informações relativas a gestão, evolução e controle da riqueza aziendal.
Wilson Rolin A Contabilidade
 
->
É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, medianteo registro dos fatos contábeis, com objetivos, de demonstrar e interpretar os dados econômicosresultantes de uma capacidade empresarial e também prestar informações suficientes a tomada
 
damelhor decisão que atenda os objetivos da entidade.
 José Luiz  A Contabilidade
 
->
É a ciência que estuda, registra, acompanha e controla os fatoscontábeis no mundo dos negócios.
 José Florêncio A Contabilidade
 
->
É a ciência que objetiva o controle das mutações econômicas efinanceiras do patrimônio com vistas à maximização da riqueza aziendal.
 Agnaldo Batista A Contabilidade
 
->
É a ciência social que estuda a situação e evolução do patrimônio dascélulas sociais com o intuito de gerar informações para o seu crescimento e de toda sociedade.
Valdenir Britto
 
 
 
 Agnaldo Silva 
 
1133
 
1.2 - CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, osMunicípios, as Autarquias etc..O campo de aplicação da contabilidade são as células sociais que dão movimento aoPatrimônio, ou, mais tradicionalmente, aziendas
1
.Para o professor Célio Cruz (1995), Aziendas são as entidades econômico-administrativas, isto é, são todos os entes que, para atingirem seu objetivo, seja ele econômicoou social, possuem um Patrimônio e necessitam de uma gestão sobre o mesmo.
AZIENDAS
ELEMENTOS ESSENCIAIS
 
PATRIMÔNIO
 
GESTÃO
 
TRABALHO
 
A Contabilidade pode ser aplicada à todas as entidades econômico-administrativas.Aplica-se tanto às sociedades mercantis como às sociedades civis, inclusive as associaçõescivis ou mesmo aquelas sem finalidade lucrativa.Ressalte-se que o campo de atuação da Contabilidade não se restringe aos grandesempreendimentos, aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequeno negócios etambém no controle do patrimônio das pessoas físicas (ou pessoa natural).Segundo Ernesto J. da Silva (2002), A Contabilidade pode ser estudada de
modo geral 
 (para todas as empresas) ou
em particular 
(aplicada em certo ramo de atividade ou setor daeconomia). Assim, no estudo da Contabilidade pode-se enfocar, dentre outros, os seguintesramos:
 
Contabilidade Comercial e de Serviços;
 
Contabilidade Industrial;
 
Contabilidade Bancária;
 
Contabilidade Hospitalar;
 
Contabilidade Pública;
 
Contabilidade de Cooperativas;
 
Contabilidade Securitária;
 
Contabilidade de Transportes (rodoviário, marítimo, aéreo);
 
Contabilidade de Atividade Rural – agropecuária;
 
Contabilidade de Autônomos;
 
Contabilidade das Pessoas Físicas.
1
Palavra de origem italiana que em português é equivalente a FAZENDA ou, em sentido etimológico significa“coisa de fazer”.
CAPÍTULO 1
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS 

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->