Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
22Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Português - Pré-Vestibular Impacto - Denotação e Conotação - Adequação Vocabular III

Português - Pré-Vestibular Impacto - Denotação e Conotação - Adequação Vocabular III

Ratings:

4.5

(6)
|Views: 4,861 |Likes:
Published by Português Qui

More info:

Published by: Português Qui on Jun 27, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/09/2014

pdf

text

original

 
KL 180308
Denotação e Conotação: Adequação Vocabular
FAÇO IMPACTO
 
A CERTEZA DE VENCER!!! 
 
PROFº: ÉRICA
   F  a   l  e  c  o  n  o  s  c  o
    w    w    w .    p    o    r     t    a     l     i    m    p    a    c     t    o .    c    o    m .     b    r
    V    E    S    T    I    B    U    L    A    R   –    2    0    0    9
 
CONTEÚDO
A Certeza de Vencer 
05
2
Folha de SP, p. 2, 24 de fevereiro de 1999.
 
Denotação e conotação
Estes dois conceitos são muito fáceis deentender se lembrarmos que duas partes distintas,mas interdependentes, constituem o signo lingüístico:o significante ou plano da expressão - uma parteperceptível, constituída de sons - e o significado ouplano do conteúdo - a parte inteligível, o conceito. Poristo, numa palavra que ouvimos, percebemos umconjunto de sons (o significante), que nos faz lembrarde um conceito (o significado). A denotação é justamente o resultado da uniãoexistente entre o significante e o significado, ou entreo plano da expressão e o plano do conteúdo. Aconotação resulta do acréscimo de outros significadosparalelos ao significado de base da palavra, isto é, umoutro plano de conteúdo pode ser combinado ao planoda expressão. Este outro plano de conteúdo reveste-sede impressões, valores afetivos e sociais, negativos oupositivos, reações psíquicas que um signo evoca.Portanto, o sentido conotativo difere de umacultura para outra, de uma classe social para outra, deuma época a outra. Por exemplo, as palavras senhora,esposa, mulher denotam praticamente a mesma coisa,mas têm conteúdos conotativos diversos,principalmente se pensarmos no prestígio que cadauma delas evoca.Desta maneira, podemos dizer que os sentidosdas palavras compreendem duas ordens: referencial oudenotativa e afetiva ou conotativa. A palavra tem valor referencial ou denotativoquando é tomada no seu sentido usual ou literal, istoé, naquele que lhe atribuem os dicionários; seu sentidoé objetivo, explícito, constante. Ela designa ou denotadeterminado objeto, referindo-se à realidade palpável.
Falando nisso...
Conotação não é linguagem figurada (Prof. HélioConsolaro )O significado de uma palavra tem duas partes:denotação e conotação. A primeira traz o sentidouniversal: “mesa” tem o mesmo sentido em todas asregiões do Brasil, por exemplo. Já a conotação englobatodas as demais informações adicionais veiculadas pelapalavra, como a região, faixa etária em que é usada, se odiscurso onde está inserida é formal ou o informal.Exemplo dado pelo professor Cláudio Moreno: lábio ebeiço. Elas são sinônimas na denotação, mas o segundocarrega uma forte conotação pejorativa. O significadoconotativo é o significado contextualizado, o que apalavra adquiriu em sua trajetória espacial e temporal.Os dicionários raramente indicam também asconotações das palavras. Se um estrangeiro escrever asua namorada brasileira que ela tem os beiços doces, vaicometer uma indelicadeza. No livro Marília de Dirceu,Tomás Antônio Gonzaga usou beiço, masnaquela épocaesse uso era aceito. Cuidado: metáforas e metonímias,hipérboles, ironias, pleonasmos pertencem à linguagemfigurada, e nada têm a ver com conotação. As pessoasconfundem, acham que conotação e linguagem figuradasão sinônimas.
* Hélio Consolaro é professor do Ensino Médio e  jornalista. Cronista diário da Folha da Região 

Activity (22)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
janebrito liked this
janebrito liked this
janebrito liked this
Ana Cicilia liked this
jordanelimadias liked this
Rosana liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->