Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
54Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Leis de Newton - Teoria

Leis de Newton - Teoria

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 10,048 |Likes:
Published by Maura Eduarda

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Maura Eduarda on Sep 02, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
FÍSICA
 
Editora Exato
19
 
LEIS DE NEWTON 
1.
 
FORÇA
A idéia de força é bastante relacionada com aexperiência diária de qualquer pessoa. Sempre quepuxamos ou empurramos um objeto, dizemos que es-tamos fazendo uma força sobre ele. É possível encon-trar forças que se manifestam sem que haja contatoentre os corpos que interagem. Por exemplo: um ímãexerce uma força magnética de atração sobre um pre-go, mesmo que haja certa distância entre eles; umpente eletrizado exerce uma força elétrica de atraçãosobre os cabelos de uma pessoa, sem necessidade deentrar em contato com eles; de forma semelhante, aTerra atrai os objetos próximos à sua superfície,mesmo que eles não estejam em contato com ela. Aforça com que a Terra atrai um corpo é o peso destecorpo.Sempre que ocorrer uma mudança no estado demovimento de um corpo, teremos a atuação de umaforça. Unidade (SI): Newton (N).
2.
 
INÉRCIA
Galileu acreditava que qualquer estudo sobre ocomportamento da natureza deveria ter por base ex-periências cuidadosas. Realizando, então, uma sériede experiências com corpos em movimento, ele con-cluiu, por exemplo, que sobre o livro que é empurra-do em uma mesa atua também uma força de atrito,que tende sempre a contrariar o seu movimento. As-sim, de acordo com Galileu, se não houvesse atrito, olivro não pararia quando cessasse o empurrão. Asconclusões de Galileu estão sintetizadas a seguir: seum corpo estiver em repouso, é necessária a ação deuma força sobre ele para colocá-lo em movimento.Uma vez iniciado o movimento, cessando a ação daforça, o corpo continuará a se mover indefinidamenteem linha reta, com velocidade constante.
lnércia
A inércia consiste na tendência do corpo emmanter sua velocidade vetorial constante.Explicando, para uma melhor compreensão:
Exemplo1: 
Quando um corpo está em REPOUSO, ele temuma tendência natural e espontânea de continuar emrepouso, isto é, uma tendência de MANTER SUAVELOCIDADE NULA. Assim, quando um ônibusarranca, a partir do repouso, o passageiro despreveni-do cai, por insistir em manter-se em repouso.
Figura 1
Ônibus acelera e o passageiro cai para trás.
av
 Como fazer para vencer a inércia?Para vencer a inércia, é preciso sempre ter a in-tervenção de uma força.O passageiro deve segurar-se no ônibus, parareceber uma força capaz de vencer a sua inércia derepouso e de acelerá-lo juntamente com o ônibus.
Exemplo 2: 
Quando um corpo está em movimento, ele temuma tendência natural e espontânea de continuar emmovimento,
mantendo inalterável a sua velocidadevetorial.
Assim, quando um ônibus, em pleno movi-mento em linha reta, freia bruscamente, o passageirodesprevenido é projetado para a frente, por insistirem manter o seu movimento vetorial.Para vencer essa inércia de movimento, maisuma vez, será preciso a intervenção de uma força.
V
Ônibus freia e o passageiro cai para frente.
Figura 2
a
 O passageiro deve segurar-se no ônibus, parareceber uma força capaz de vencer a sua inércia demovimento e de freá-lo, juntamente com o ônibus.
3.
 
PRIMEIRA LEI DE NEWTON 
Vários anos mais tarde, após Galileu ter esta-belecido o conceito de inércia, lsaac Newton, ao for-mular as leis básicas da mecânica, conhecidas como"as três leis de Newton", concordou com as conclu-sões de Galileu e usou-as no enunciado de sua pri-meira lei:
 
 
Editora Exato
20
 
Primeira lei de Newton (Lei da inércia,de Galileu)
Quando a resultante das forças é nula, um cor-po em repouso continua em repouso, e um corpo emmovimento continua em movimento em linha reta ecom velocidade constante.
RepousoM.R.U.Força resultante nulaEquilíbrio(Ponto Material)
 
4.
 
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMI- CA (2ª LEI DE NEWTON)
A aceleração que um corpo adquire é direta-mente proporcional à força resultante que atua sobreele e tem a mesma direção e o mesmo sentido destaforça.Na segunda lei de Newton, quando um corpo esti-ver sujeito a várias forças, deve-se substituí-las – F –pela resultante
F
dessas forças.Então temos, de uma maneira mais geral:
amrF
=
 
Unidade de força no SI: Newton (N)
Observe que a força aplicada
rF
e a aceleraçãoadquirida são grandezas vetoriais que têm sempre amesma orientação, isto é, mesma direção e sentido,pois a massa m é um escalar positivo.1N= 1Kg m/s
2
 
5.
 
 AÇÃO X REAÇÃO (3ª LEI DE NEWTON)
A toda força de ação corresponde uma força dereação, com o mesmo módulo, mesma direção e sen-tidos OPOSTOS.Ação e reação estão sempre aplicadas em cor-pos distintos, portanto AÇÃO E REAÇÃO NUNCASE EQUILIBRAM.Ação e reação têm SEMPRE O MESMOMÓDULO, mas podem produzir efeitos diferentes.
Exemplo: 
Considere dois patinadores, A e B, sobre patinsem uma pista de gelo. O patinador A empurra o pati-nador B. O que se observa na pista é que ambos ospatinadores se movem em sentidos opostos. Se os pa-tinadores tiverem a mesma massa, terão a mesma a-celeração; se tiverem massas diferentes, o de maiormassa terá menor aceleração, mas a força trocada en-tre eles terá módulo igual.Observe ainda que a força que A aplica estáem B, a que B aplica está em A. Assim mesmo, tendomódulos iguais e sentidos opostos, não podem se a-nular.
Figura 4Referencial+ AB ABF
BA 
F
 AB
F
 AB
F
BA 
=
 
6.
 
PESO E MASSA
6.1. Peso de um corpo
A força peso de um corpo é conseqüência docampo gravitacional criado pela Terra.O planeta Terra, bem como qualquer corpomaterial, cria em torno de si um campo de forças a-trativas, denominado campo gravitacional. Qualquercorpo dentro do campo gravitacional da Terra será a-traído por esta, e a força de atração é denominadaforça gravitacional.Não considerando os efeitos ligados à rotaçãoda Terra, a força gravitacional, aplicada pela Terra,corresponde ao peso do corpo.Sendo
m
a massa do corpo e
g
o vetor acele-ração de queda livre (imposta pelo campo gravitacio-nal e que é independente da massa do corpo), deacordo com a 2ª Lei de Newton (PFD), o vetor peso
P
será dado por:
gmP
=
 
1.
A massa (m) é característica do corpo e é amesma em qualquer local do universo em que estejao corpo, isto é,
a massa independe do local.
 
2.
A intensidade do campo gravitacional variacom o local e é independente da massa do corpo queestá sendo atraído pela Terra.
3.
O peso de um corpo não é característica sua,pois varia de uma região para outra, proporcional-mente ao valor da gravidade local. Isto significa que,se a gravidade for
n
vezes maior, o peso de um dadocorpo também será
n
vezes maior.
 
 
Editora Exato
21
 
ESTUDO DIRIGIDO
1
 
Qual a unidade de força no sistema internacio-nal?2
 
O que é inércia?3
 
Enuncie a 1ª Lei de Newton.
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 
1
 
Explique por que um passageiro sem cinto de se-gurança é arremessado para frente quando o carrofreia bruscamente.
Resolução
: O passageiro do carro viaja à mesmavelocidade do carro, quando o carro freia, opassageiro continua com a mesma velocidade,o que dá a entender que ele é arremessado parafrente.2
 
Nos exercícios abaixo, despreze os atritos e con-sidere a gravidade
2
10 /
g m s
=
.a) Calcule a aceleração do bloco abaixo:
F
1
=20N3kg
F
2
=5N
 
Resolução
:
1 22
20 5 3.15 3.155 /3
R
F maF F maaaa a m s
===== = =
 b) Calcule a tração no fio suposto perfeito
ABma=1kgmb=4kg
 
Resolução
:Em primeiro lugar, devemos colocar todas asforças que atuam nos blocos, assim teremos
ATN
AA
P
 
BT
B
P
 
B
do P.4.1040
B BBB
cálculoP m gPP N
===
 Escrevemos
R
F ma
=
, para cada bloco:
A
.
R A
F maT m a
==
 B
RB B
F maP T m a
==
 Somando as equações:
aB b
T m aP T m a
==
 
( )( )
2
40 1 44058 /
B A B
P a m maaa m s
= += +==
, agora é substituir em
1.88
 A
T m aT N
===
.Se você substituir em
B B
P T m a
=
dará o mesmo re-sultado. Faça pra ver!
EXERCÍCIOS 
1
 
O corpo indicado na figura tem massa de 5 kg eestá em repouso sobre um plano horizontal sematrito. Aplica-se ao corpo uma força de 20N.Qual a aceleração adquirida por ele?
5kgF
 2
 
Um determinado corpo está inicialmente em re-pouso, sobre uma superfície sem qualquer atrito.Num determinado instante aplica-se sobre omesmo uma força horizontal constante de módulo12N. Sabendo-se que o corpo adquire uma velo-cidade de 4m/s em 2 segundos, calcule sua acele-ração e sua massa.3
 
Em 20 de julho, Neil Armstrong tornou-se a pri-meira pessoa a pôr os pés na Lua. Suas primeiraspalavras, após tocar a superfície da Lua, foram "Éum pequeno passo para um homem, mas um gi-gantesco salto para a Humanidade". Sabendo que,na época, Neil Armstrong tinha uma massa de 70kg e que a gravidade da Terra é de 10m/s² e a daLua é de 1,6m/s², calcule o peso do astronauta naTerra e na Lua.

Activity (54)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
272910 liked this
Elizianne Silva liked this
EADONLINE liked this
Mayara Carrafa liked this
jeversonprof liked this
Cleiton Toco added this note
MUITO BOMMMMMMMMMMMMMMMMM!

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->