Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
3D Studio Max Tutorial Completo (Br) - Basico

3D Studio Max Tutorial Completo (Br) - Basico

Ratings: (0)|Views: 2 |Likes:
Published by leurock
3D Studio Max Tutorial Completo PORTUGUES Basico
3D Studio Max Tutorial Completo PORTUGUES Basico

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: leurock on Sep 03, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/12/2010

pdf

text

original

 
1.0 - 3D Studio Max Interface Pag. 022.0 - Primitivas Pag. 103.0 - Primitivas Complexas Pag. 154.0 - Shapes Pag. 195.0 - Luzes Pag. 226.0 - Lathe Pag. 297.0 - Edit Spline Pag. 338.0 - Bevel e Bevel Profile Pag. 389.0 - Bend, Taper, Twist e Noise Pag. 4110.0 - Edit Mesh - Vertex Pag. 4611.0 - Edit Mesh - Face / Polygon / Element Pag. 5112.0 - Edit Mesh - Edge Pag. 5713.0 - Free From Deform ( FFD ) Pag. 6014.0 - Affect Region, Cap Holes, Lattice, Optimize, Relax, Ripple, Skew, Spherify,Stretch, Vol Select e Wave Pag. 6315.0 - Inserindo uma imagem ou AVI de fundo Pag. 6816.0 - Material Editor 1 - Configurações Básicas e aplic. de textura Pag. 7017.0 - Material Editor 2 - Criando saliências e reflexos planos Pag. 7818.0 - Material Editor 3 - Materiais Cromados Pag. 8219.0 - Material Editor 4 - Lentes e técnicas de texturização Pag. 8620.0 - Material Editor 5 - Alambrados, Grades e Mat. Perfurados Pag. 9221.0 - Materiais Mult/Sub-Object Pag. 9922.0 - Efeito de combustão e explosão Pag. 10123.0 - Material/Map Browser 01 Pag. 10424.0 - Material/Map Browser 02 Pag. 11325.0 - Céu animado Pag. 12026.0 - Depth of Field Pag. 124
 
 
1.0 - 3D Studio Max Interface
 
Muitos leitores me pedem a algum tempo um tutorial bem básico,mostrando toda a interface do 3D Studio Max, pois muita gente não sabeonde esta o Edit Mesh quando falo dele, não sabe onde está os deflectorsquando usamos ele em algum tutorial, não sabe onde esta o track view, ovideo post, ou não sabe para que servem muitos paineis e botões na telado 3DS Max, neste tutorial vamos ver em detalhes as janelas maisimportantes do 3D Studio Max, mesmo usuários medianos não conhecemmuitas funções simples e úteis no dia a dia com o soft, aqui vamos poder estudar melhor isto ambém. Para começar vamos ver o painel Creat, quedeve ser o mais importante junto com o painel Modify, o creat é o primeiropainel que aparece a direita quando abre o Max , nele podemos criar muitacoisa, o primeiro Icone dele é o Geometry, nele estão as primitivas, que sãocubo, esfera, cone, cilindro, tubo, plano entre outros.
 
Na lista que tem neste painel vc encontra outras opções de crição, e muitosplugins de criação aparece nesta lista, como por exemplo o Meta Reyesque esta listado na imagem ao lado do meu 3D Studio Max. Nesta lista vaiencontrar Extend Primitives onde tem outros objetos que o max criaautomaticamente, em Compound Object tem comandos para criação deobjetos compostos como Connect, Loft, Morph entre outros, em ParticleSystems vc encontra sistemas de partículas para criar diversos efeitos, emPatch Grides vc tem uma surface controlada por vertices Bezier, é umoutro tipo de modelagem, em Nurbs Surfaces vc encontras os dois tipos desurface Nurbs que podem ser criadas, em Dynamics Objects vc encontraobjetos para ser usados em animação dynamica, onde o Max calcula asforças físicas na cena e cria a animação para vc, por exemplo uma mola,em Doors e Windows o Max cria portas e janelas diversas, mas a versão 3.1é a última a ter este tipo de elemento como defalt no Max, o max 4 esuperiores não tem este parâmetro e não aceitam cenas que contenhaportas ou janelas deste tipo, estes objetos tem que ser trasnformado emMesh no Max 3.1 para poder abrir no Max 4 ou superior. Leia os tutoriaisPrimitivas Simples e Primitivas complexas para ver em detalhes esteselementos, também os tutoriais Connect, Scatter, Shape Merge, Loft Scaleda parte de Compound objects e também dois tutoriais sobre Nurbs e otutorial Parray e Spray sobre partículas.
 
Ao lado do icone Creat temos o icone Shapes, nele temos os objetos decriação de linhas e formas 2D diversas que muitas vezes usamos de basepara gerar o objeto em 3D, na lista que tem neste painel vc encontra aopção de Curvas Nurbs para criação de linhas neste sistema demodelagem. Leia o tutorial Shapes para conhecer em detalhes esteselementos.
 
 
 
Ao lado temos o icone para criação de luzes diversas, temos luzes free,que não tem foco, e luzes com foco, onde podemos controlar exatamente oponto onde a luz está apontada. Os plugins que trabalham com luzesaparecem aqui ou na lista que tem neste painel, na imagem ao lado aparecepor exemplo o itém CylinderLight que faz parte do plugin Brunch of Volumes da Cebas. Para conhecer em detalhes os parâmetros das luzesleia o tutorial Luzes e o tutorial Projeção na Três D1.
 
No icone Camera vc encontra as duas câmeras do 3D Studio Max, a freecomo nas luzes não tem foco e a outra tem o foco (target) que vc podecontrolar exatamente onde a câmera esta apontada.No icone Helpers encontramos diversos objetos de ajuda, por exemplogrid, onde se pode criar um grid seu na posição que desejar paramodelagem, ou o Tape que mede distâncias para vc, ou o Dummy queajuda em animação de objetos compostos.
 
Na lista que tem dentro deste painel ainda encontramos muitas outrasutilidades, em Atmosphere Apparatus temos gizmos (armações) queusamos para aplicar efeitos como fogo ou fog por exemplo, em Cameramatch temos os comandos para alinhar uma câmera real a uma câmeravirtual, e nos itens VRML temos os objetos de criação em VRML, a discreet já informou que nas próximas versões do Max esses comandos de VRMLnão irão mais fazer parte do 3D Studio Max. Na imagem ao lado mostratambém o itém Shag Hair que é do plugin que crição de cabelos daDigimation. Veja como usar gizmos na criação de fogo no tutorial Fogo eExplosão, temos também um tutorial sobre VRML.
 
No icone Space Waraps encontramos objetos tipo "campos de força", sãoobjetos que de uma forma ou outra deformam o objeto Mesh definido,estes Space Waraps não aparecem no render, são apenas forças, comoBomb que explode o Mesh, ou um Wave que cria ondas no Mesh, ou oConform que aplica um objeto na superfície de outro.
 
Na lista dentro deste painel temos diversos outros iténs que usamos emanimações dinâmicas e/ou de partículas, estes objetos informam ao max asforças que estão agindo na cena para que ele calcule a animação para vc.Em Particles & Dynamics temos objetos como Gravity que cria gravidade,ou o Wind que cria vento, em Modifier Based encontra-se comandos comnomes de modificadores como Noise, Taper, Bend entre outros, mas aquieles são para ser usados como forças na cena, em Particles Only vcencontra objetos para interação de partículas com objetos, por exemplo umDeflector que vai refletir as partículas como pode ser visto em detalhes notutorial Spray na Três D1, e em Dynamics Interface temos objetos quefazem a mesma coisa mas além disto atribuem propriedades dinâmicas as

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->