Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
51Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Civilização Bizantina

Civilização Bizantina

Ratings: (0)|Views: 14,580 |Likes:
Published by Gustavo Souza
Império Bizantino, Império Romano do Oriente ou A Civilização Bizantina. Desenvolvido em Agosto de 2010.
CAp ( Colégio de Aplicação ) - UFAC ( Universidade Federal do Acre ).
Mais informações: www.pqgustavo.blogspot.com
www.twitter.com/pqgustavo

By: Gustavo Souza
Império Bizantino, Império Romano do Oriente ou A Civilização Bizantina. Desenvolvido em Agosto de 2010.
CAp ( Colégio de Aplicação ) - UFAC ( Universidade Federal do Acre ).
Mais informações: www.pqgustavo.blogspot.com
www.twitter.com/pqgustavo

By: Gustavo Souza

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Gustavo Souza on Sep 05, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/23/2013

pdf

text

original

 
2
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
IntroduçãoO Império Bizantino teve inicio em 330, ano em que o imperador ConstantinusI, mais conhecido como Constantino, definiu a cidade de Bizancio como acapital do império romano do oriente. A civilização bizantina preservou para acultura universal grande parte dos conhecimentos do mundo antigo,documentos relativos ao direito romano, fonte das normas jurídicascontemporâneas e a literatura grega.Enquanto o Império Romano do Ocidente de ruralizava, o Oriente sedesenvolvia cada dia mais em aspectos tecnológicos e econômicos. As camadas mais pobres da sociedade bizantina viviam imensamente melhor que a plebe ocidental, as religiões em dado momento se diferenciaram,enquanto no ocidente havia os católicos no oriente havia os ortodoxos. Fatoscomo esse tiveram grande influencia para que o Império Bizantino se tornassea Nova Roma.Desenvolvimento Antes de Roma cair em completa decadência seu território foi dividido emImpério Romano Ocidental com sua capital em Milão e Império RomanoOriental com sua capital em Constantinopla. No Ocidente o império sefragmentou em diversos reinos bárbaros e o poder estava nas mãos dossenhores feudais enquanto no Oriente se consolidou a civilização bizantinacom o imperador tendo o poder centralizado.CulturaO Império Bizantino englobava a Grécia, o Egito e outras regiões de culturahelenística. Por essa razão, o helenismo predominou em Constantinopla e ogrego transformou-se em língua oficial a partir do século VII d. C., a cultura e aeducação eram imensamente valorizadas, a sociedade era muito ligada à fécristã.
 
3
 
 A cultura bizantina reproduzia um enorme poder romano, grego e oriental. Acultura coordenava o luxo e a riqueza do Oriente com o equilíbrio e asobriedade dos romanos. Uma das grandes artes está nas igrejas, coroadaspor majestosas cúpulas, distintas do estilo das basílicas romanas.Uma das mais importantes construções da arquitetura bizantina é a Igreja deSanta Sofia, em Constantinopla. Simples por fora, mais exuberante por dentro.Os artistas cobriram-na de mosaicos azuis e verdes sobre fundo negro, comfigurinhas geométricas, retratando a imagem de Cristo e cenas do Evangelho. A evolução da cultura bizantina decorreu do século IV ao século VII, numa luta³encarniçada´ entre o cristianismo e a herança antiga. A Igreja afirmava a suadominação espiritual.Embora a história bizantina tenha abrangido um período equivalente ao daIdade Média, o padrão cultural era bem diferente do que predominava noOcidente. A variedade de povos e culturas reunidas no Império dificulta umacaracterização geral sobre a cultura dos bizantinos. Sendo assim, qualquer tentativa de generalização torna-se precária.Constantinopla, antes conhecida como Bizâncio tinha um intenso comércioterrestre e principalmente marítimo, importando e exportando produtos comoespeciarias, obras de arte e jóias com a Europa, a África e a Ásia e tornou-seassim o centro comercial da Idade Média.SociedadeEm Constantinopla as classes sociais se misturavam pelas ruas e bairros, esuas classes sociais eram demonstradas a partir de suas roupas.Todos os cidadãos de Constantinopla tinham direito a escola e todostinham água que era transportada por aquedutos e armazenada em cisternas.Os imperadores bizantinos eram vistos como representantes de Deus naTerra e tinham poderes ilimitados sobre qualquer aspecto da vida social,política, religiosa e econômica.Imperador Justiniano I (527 ± 565 d. C.)O imperador Justiniano foi um dos mais importantes na história bizantina, elefoi responsável pela culminância da civilização bizantina. Adotou uma políticaexpansionista que conseguiu conquistar o norte da África e as penínsulas
 
4
 
Ibérica e Itálica. Ao longo de seu reinado, Justiniano conseguiu conter o avançomilitar dos persas e búlgaros sob a região balcânica. Logo depois, empreendeua expulsão dos vândalos do Norte da África. Mais tarde, deu fim à dominaçãogótica na Península Itálica e tomou a Península Ibérica dos visigodos.Durante seu governo, Justiniano recuperou grande parte daquele quefoi o Império Romano do Ocidente. Dentre suas principais ações estão:
y
 
Expulsou os bárbaros do império;
y
 
 Anexou territórios ao império (Norte da África, Sul da Espanha e Itália);
y
 
Construiu a famosa igreja de Santa Sofia;
y
 
 Atualizou as antigas leis romanas (Corpus Juris Civilis);Religião A religião foi fundamental para a manutenção do Império Bizantino, pois asdoutrinas dirigidas a esta sociedade eram as mesmas da sociedade romana. Ocristianismo ocupava um lugar de destaque na vida dos bizantinos e podia ser observado inclusive, nas mais diferentes manifestações artísticas. As catedraise os mosaicos bizantinos estão entre as obras de arte e arquitetura mais belosdo mundo. Os monges, além de ganhar muito dinheiro com a venda de ícones,também tinham forte poder de manipulação sobre sociedade. Entretanto,incomodado com este poder, o governo proibiu a veneração de imagens, a nãoser a de Jesus Cristo, e decretou pena de morte a todos aqueles que asadorassem. Esta guerra contra as imagens ficou conhecida como A QuestãoIconoclasta. A igreja ortodoxa surgiu a partir de confrontos entre os dois póloscristãos, Constantinopla, capital do império romano do oriente tinha definiçõescontestadoras em relação as afirmações de Roma, uma diferença essencial eraonde o poder religioso se concentrava, se em Roma o papa tinha caráter religioso, em Constantinopla o rei era completamente absoluto pois tinhacaráter religioso, sendo considerado um representante direto de Deus na terra. A religião bizantina possuía algumas diferenças em relação ao catolicismoromano.
y
 
Monófitas - não acreditavam na trinunidade (Deus Pai, Filho e EspíritoSanto). Jesus era único;

Activity (51)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Adriano Filho added this note
Aff Naaun Teem oq Eu Presciso ^^ Oq eu Presico Eh : Educação Do imperio Bizantino
Paloma Czapla liked this
Gustavo Souza liked this
Muito bom ,grande mas da pro gosto
Denis Silva liked this
Wagner Kolenyak added this note
**** que pariu , texto grande co crl :S mais tabom ;D
Cicera de Souza liked this
Juliana Almeida liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->