Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XX

EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XX

Ratings: (0)|Views: 4,174|Likes:
Este artigo trata de apresentar os temas que devem ser apreendidos hoje, diante das condicionantes futuras que o mundo irá exigir de cada profissional. Sugere aplicar novos conhecimentos para o sucesso profissional.
Este artigo trata de apresentar os temas que devem ser apreendidos hoje, diante das condicionantes futuras que o mundo irá exigir de cada profissional. Sugere aplicar novos conhecimentos para o sucesso profissional.

More info:

Published by: Pe. João Manoel Sperandio on Sep 05, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/21/2013

pdf

text

original

 
EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI
O que um futuro profissional deveapreender hoje para o sucesso no terceiromilênio
Constantino Comninos 
Professor de Economia Política. Mestre em Educação –Gestão de Ensino Superior. Especialista em Gestãodo Conhecimento e Inteligência Empresarial.Especialista em Técnicas de Planejamento para oDesenvolvimento. Cônsul Honorário da Grécia emCuritiba ( PR – SC – RS ).
Sumário
ResumoExplicações necessárias – questionamentos e decálogoA Técnica
Delphi Forecasting
Histórico da Técnica Delfos de fatos portadores de futuro e novas abordagensDos resultados da pesquisa, questionamentos e posições assumidasConclusõesFontes Bibliográficas
Resumo
Este artigo trata de apresentar os temas que devem ser apreendidoshoje, diante das condicionantes futuras que o mundo irá exigir de cadaprofissional. Sugere aplicar novos conhecimentos para o sucesso profissional.
“A maior virtude do mundo não é te tornares livre.É lutar impiedosa e tenazmente em prol daliberdade.” 
Odisséia
– fragmentos [XV, 1171-1172]in
Nikos Kazantsákis
, escritor grego.“Os países emergentes precisam de uma revolução pela
 
educação. Os países desenvolvidos, de umarevolução na educação.” 
Gerhard Schroeder,ex Primeiro-Ministro Alemão
Explicações necessárias – questionamentos e decálogo
“Não há nada como um sonho para criar o futuro.” 
Victor Hugo
 Tive contato com a matéria, objeto deste texto, faz alguns anos, naqualidade de participante em reuno de professores constituída porespecialistas de várias áreas do saber, que apreciou e discutiu as primeiraspropostas do Planejamento Estratégico de certa entidade educacional denível superior. Tratava-se de um grupo interdisciplinar. Um dos professoresde minha equipe de trabalho apresentou-nos para apreciação, cópia xéroxcom três questionamentos utilizados por uma pesquisa, cujas respostaspermitiram a construção de um decálogo. Chamou a atenção o título dodecálogo, deveras sugestivo, pela ordem, conforme segue:
Questionamentos da pesquisa
1.O que os estudantes necessitao saber?2.Quais comportamentos e habilidades são importantes?3.Como os educadores, pais, cidadãos, empresas e governospoderiam contribuir para o sucesso dos estudantes?
Decálogo
- Proposta para o sucesso no século XXI
1.Habilidades holísticas e interdisciplinares.2.Habilidade para utilizar computadores e outras tecnologias.3.Habilidade no relacionamento inter-pessoal.4.Habilidade e comportamento: autodisciplina.5.Habilidade na resolão de conflitos e negocião.6.Respeitar a diversidade: os o semelhantes.
2
 
7.Conhecimento de geografia: línguas.8.Exemplo de integridade e honestidade.9.Entusiasmo com a vida: metas de aprendizado permanente.10.Ser modelo de comportamento ético.O decálogo resumia informação editada pela
internet 
, resultado depesquisa realizada pela Associação Americana de Administradores Escolaresdos Estados Unidos da América – AASA – (1998), produto de entrevistas com55 eminentes especialistas na área da educão, necios, governo,psicologia, sociologia, antropologia, demografia, chefes de família, estes,nem todos com formação universitária. A pesquisa em pauta inquiria sobre ofuturo dos jovens frente aos desafios que provavelmente enfrentariam noséculo XXI.Interessei-me pelo tema e tratei de ampliar o decálogo, avaliando asinformações da pesquisa pelo
website.
Procurei aprofundar as informaçõesda pesquisa, para entender melhor estes resultados e preparar algumaspalestras sobre o tema. Na medida em que o assunto era debatido com asminhas turmas dos Cursos de Direito e Arquitetura & Urbanismo e em outroscursos da casa de ensino superior onde eu exercia o magistério, osquestionamentos, posso dizer até fulminantes da parte dos alunos, foramenriquecendo as minhas anotações. Na medida em que novos pontos devista amadureciam as idéias, convidado, pronunciei palestras sobre o temaem outras unidades universirias do Estado do Para. O resultado dapesquisa foi discutido, com ênfase ao caso brasileiro, conquanto, com adevida redução sociológica que a realidade educacional brasileira exige,fundamentada em estasticas educacionais e medidas tomadas pelogoverno com respeito ao ensino, via leitura específica editada pela imprensa.A idéia era divulgar, diria melhor, fazer conhecer o resultado dapesquisa, na minha percepção inicial, válida para qualquer país, vinculado-aao mundo da “
globalização
”, modismo este, que vem sendo intensamente“imposto” no cotidiano de todos os segmentos societários da humanidade. Também, procurei, na medida do possível, conhecer melhor alguns“futurólogos” que, em sua maioria, pude notar, vislumbravam dias sombrios
3

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Elisa Ramos liked this
pacegra liked this
Sérgio Ventura liked this
Graziela Arbex liked this
Liiu Santana's liked this
Eliana Pedroza liked this
Carla Leal liked this
Delaine Bertoldi liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->