Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
4Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Adoracao e Louvor - ML2009 06

Adoracao e Louvor - ML2009 06

Ratings: (0)|Views: 1,097|Likes:
Published by Jarbas

More info:

Published by: Jarbas on Sep 11, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/05/2014

pdf

text

original

 
10
Mensageiro Luterano
|
Junho 2009
|
Nº 6
|
Ano 92
Adoração e louvor
 David Karnopp
 A 
leitura da Palavra de Deus no cul-to, junto com a Santa Ceia, é omomento de maior dignidade,pois nada é mais importante do que aqui-lo que Deus tem a nos dizer e oferecer. Énas leituras que Deus fala de si mesmo ede como quer que nos relacionemos comele e com o próximo. Quais os princípi-os que deveriam nortear a leitura bíbli-ca do culto? Quem deve fazer as leiturase como deveria ler?No culto geralmente são lidos três tex-tos. O salmo, ain-da que seja umaleitura da Bíblia,não é chamada de“leitura bíblica”,pois ela é usadacomo um louvordo povo à graçaque Deus oferece.Geralmente o sal-mo é lido de for-ma responsivaentre oficiante econgregação. Asoutras leiturasabordam três as-pectos diferentes:os profetas, osapóstolos e o Senhor Jesus. A leitura se-guinte é, então, chamada de “primeiraleitura”. Esta geralmente é do Antigo Tes-tamento, mas há ocasiões em que tam-bém se lê o livro de Atos. A leitura se-guinte é chamada de “segunda leitura”que geralmente é uma epístola, mas háocasiões em que se lê o livro de Atos oude Apocalipse. Na sequência vem a lei-tura do Evangelho. Por ser a leitura maisimportante e, geralmente, ser o texto dapregação, o Evangelho deveria ser lidopelo pregador. As leituras devem ser feitas, de prefe-rência, do púlpito de leituras de frentepara a congregação, para que todos pos-sam ouvir. Para quem vai ao púlpito de
Leitores do Culto
leituras, é bom que antes faça uma in-clinação da cabeça diante do altar. É umgesto de respeito ao lugar mais sagradodo culto.
Dicas para ler melhor
1. Que leia de forma clara, audível esem tropeços e gaguejos, pronunciandoas palavras com precisão, porque é aPalavra de Deus que está sendo lida. Oleitor deve ter em vista que, através daPalavra, o ouvinte conheça melhor a Deuse seus propósitos.2. Ninguém deveria ser pego de sur-presa para fazer uma leitu-ra no culto. É aconselhá- vel que o leitor saiba, comantecedência, que vai ler noculto. Assim deveria fazeruma leitura prévia em casa,se possível em voz alta paraquebrar os tropeços. Me-lhor ainda se puder fazê-lodiante de um espe-lho.3. Ler em públi-co não é simples-mente transmitir otexto que está nopapel. É preciso darênfase na entona-ção. Imagine que você esteja expondo para alguémum assunto que julga da maiorimportância. Você percebe quemuda o tom de voz, gesticula.Em algumas palavras fala commaior ênfase, aumenta o tom de voz noutras. Lembre que a Pala- vra de Deus é mais importantedo que isso. Precisa ser lida comênfases para torná-la uma leitu-ra agradável. O texto do evan-gelho onde Jesus fala com Nico-demos, por exemplo, é um diá-logo. É preciso que ele seja lidonum tom de diálogo.4. É preciso observar a pon-tuação das frases, como tambémo lugar certo de respirar. Vírgula, pontoe vírgula, ponto de interrogação e ex-clamação são necessários e podem mu-dar totalmente o sentido da frase se nãoforem observados. Isso acontece com fre-quência com um ponto de interrogação.Se ele não for observado, a frase podeperder todo o sentido.5. Se houver microfone, certifique-sede que ele esteja próximo da boca, nãoencostado na boca.6. Anuncie com clareza qual é o tex-to a ser lido. Dê um tempo para assegu-rar que os ouvintes encontraram o textonas suas bíblias.7. É aconselhável ter uma equipe deleitores na congregação e que estes re-cebam orientações sobre como ler empúblico. A arte de ler em público requertreinamento.
 David é pastor em Vacaria, RS, membro daComissão de Culto da IELB.
    R   o    d   r    i   g   o    A    b   r   e   u
 Ler em público não é simplesmentetransmitir o texto queestá no papel. É preciso dar ênfase naentonação. Imagineque você estejaexpondo para alguémum assunto que julgada maior importância.
ML Jun 2009.pmd15/5/2009, 17:2910

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->