Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
6009441-Biologia-Classe-Insecta

6009441-Biologia-Classe-Insecta

Ratings: (0)|Views: 6|Likes:
Published by Diego Assis

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: Diego Assis on Sep 15, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/14/2010

pdf

text

original

 
Disciplina: Biologia
Classe Insecta
Uberlândia - 2007
 
1.Porcentagem do filo artrópode em relação ao reino animalia.
Animais53%Artrópode47%
2.Porcentagem da classe insecta em relação ao filo artrópode.
Insetos93%Artrópodes7%
3.Características da classe insecta.
a.
Principal: As escies que compreendem a classe insecta possuem o corpometamerizado.b.Outras características:i.Exoesqueleto permite aos insetos uma grande área de inseão muscular,facilita o controle da evaporação e protege os órgãos internos.ii.Asas funcionais fornecem aos insetos a capacidade de deslocamento, facilitam aprocura de alimentos, facilita a fuga dos inimigos naturais e facilita a dispersão.
iii.
Tamanho pequeno faz com que os insetos necessitem de pouco alimento, facilitaa fuga, porém, o fato de serem pequenos faz com que a superfície total do corposeja muito maior que o volume, aumentando a evaporação do corpo, o queconsiste numa desvantagem.
iv.
Metamorfose completa: o fato de passarem por vários estágios faz com que osinsetos possam viver em diferentes habitats, permite à larva e ao adultoviverem em condições totalmente diferentes.
v.
Aumento do número de espécies: a grande capacidade de adaptação dos insetosaos mais variados ambientes fez com que o número de espécies se elevassetanto que hoje eles ocupam praticamente todos os ambientes.
4.Papel ecológico dos insetos na natureza.
a.
Polinização: a polinização feita pelos insetos é conhecida como entomofilia, sendo que osprincipais polinizadores o os Himepteros do grupo Apoidea, conhecidosgenericamente por abelhas. Além deles, existem outros insetos como moscas, mariposase alguns besouros. .
 b.
Insetos como alimento: muitos animais têm nos insetos uma importante fonte dealimento, não se excluindo o homem que em muitos lugares mata sua fome consumindoinsetos. Existe inclusive algumas receitas como a do doce de gafanhoto, que tem como
2
 
ingredientes: 2 xícaras de açúcar; 2/3 de xícara de nata; 1 pitada de sal; 1 colher desopa de manteiga; 1 colher de chá de baunilha; 60 gramas de chocolate amargo; meiaxícara de gafanhoto torrado.
c.
Parasitas e predadores: por sua grande capacidade de reprodução e adaptação, osinsetos formam grandes populações, e a maneira mais fácil de combatê-los é deixar anatureza agir, através dos parasitas e predadores. Os predadores são em geral grandese muito ativos, e a presa, geralmente, é menor e mais fraca que o predador. As parasitasvivem do hospedeiro, que geralmente é maior e mais forte. .
d.
Controle de plantas: o controle que os insetos exercem sobre as plantas é muito grande.Certas plantas certamente iriam competir e dominar determinados ambientes se nãofosse a ação de uma série de insetos que controlam o crescimento destes vegetais,muitas vezes sem que o homem perceba.
e.
Insetos como degradadores: vários insetos auxiliam a degradação de plantas e animais,auxiliando na limpeza do solo.
5.Papel dos insetos nas atividades humanas.
a.Atividades agromicas:i.Favoráveis:
1.
As formigas e abelhas - prodão de mel; desfolha de esnciasflorestais e culturas agrícolas; são os mais ativos parasitas e exercemum papel de extrema importância no controle biológico.
2.
Produção de seda - o fio da seda provém da saliva da larva de Bombyxmori, o bicho da seda, que vem trabalhando para o homem há mais de 35séculos. No ano de 1740, a atividade já estava difundida em toda Europa,chegando ao Brasil em 1848. Atualmente, o comércio mundial de sedasupera os 500 milhões de dólares anuais, o que corresponde a mais de 35milhões de kg de seda, que são produzidos por mais de 200 milhões delarvas. Para a produção de um kg de seda são necessários seis milcasulos.ii.Desfavoráveis:
1.
As cigarras prejudicam o desenvolvimento da planta, sugando a seiva,além de ferirem os tecidos vegetais, promovendo a ação de patôgenos.
2.
Os percevejos danificam as plantas, sugando a seiva e os cloroplastos.
3.
Os grilos, gafanhotos devoram as folhas e os tecidos jovens das plantas.
4.
As moscas, mosquitos danificam uma grande infinidade frutos.
5.
Os cupins provocam danos em madeira beneficiada (móveis, tábuas,compensados, construções, etc.), também danificam a raiz e o colo deárvores vivas.b.Outras atividades:
i.
Luz sem calor - só 2% da energia de uma chama de gás é luminosa; da luz solarsomente 35% da energia é luminosa. Na luz sem calor dos vaga-lumes, oaproveitamento da energia luminosa é de 92 a 100%, praticamente sem perda deenergia calorifica ou ultravioleta.
ii.
Produção de Laca - este produto é originário da secreção do inseto Laciferlacca, que vive em árvores nativas florestais da Ïndia, Burna, Indochina,Formosa, Ceilão e Filipinas. Utilizada na fabricação de vernizes e polimentos,além de acabamento de madeiras, isolante elétrico, graxa para sapatos, discosfonográficos, etc. Anualmente são coletadas de 20 a 40 milhões de kg de laca.Para a obtenção de um Kg de laca são necessários trezentos mil insetos
3

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->