Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Sermão sobre os pastores de Santo Agostinho

Sermão sobre os pastores de Santo Agostinho

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 298|Likes:

More info:

Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/23/2013

pdf

text

original

 
Ezequiel 34
1
A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
2
“Filho dohomem, profetiza contra os pastores de Israel! Profetiza, dizendo-lhes: Assim diz o Senhor DEUS aos pastores: Ai dos pastores deIsrael que se apascentam a si mesmos! Acaso os pastores não devemapascentar as ovelhas?
3
Comeis de seu leite, vestis sua lã e matais osanimais gordos, mas não apascentais as ovelhas.
4
Não fortalecestes aovelha fraca, não curastes a ovelha doente nem enfaixastes a ovelhaquebrada. o trouxestes de volta a ovelha desgarrada, oprocurastes a ovelha perdida, mas as dominastes com dureza ebrutalidade.
5
As ovelhas se dispersaram por falta de pastor, tornaram-se presa de todos os animais selvagens. Dispersaram-se
6
minhasovelhas e vaguearam sem rumo por todos os montes e colinas
 
elevadas. Minhas ovelhas se dispersaram por toda a extensão do país,sem que ninguém perguntasse por elas ou as procurasse.
7
Por isso,pastores, ouvi a palavra do SENHOR!
8
† Juro por minha vida —oráculo do Senhor DEUS — uma vez que minhas ovelhas foramentregues à pilhagem, tornando-se presa de todos os animaisselvagens por falta de pastor; uma vez que meus pastores não sepreocuparam com minhas ovelhas, apascentando-se a si mesmos emvez das ovelhas,
9
por isso, pastores, ouvi a palavra do SENHOR!
10
Assim diz o Senhor DEUS: Eu mesmo me ponho contra os pastorespara reclamar deles as minhas ovelhas e lhes cassar o ofício de pastor.Esses pastores não mais podeo apascentar-se a si mesmos.Resgatarei de sua boca minhas ovelhas, que não lhes servirão mais dealimento.
11
Pois assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu mesmobuscarei minhas ovelhas e tomarei conta delas.
12
Como o pastor tomaconta do rebanho quando ele próprio se encontra no meio das ovelhasdispersadas, assim irei visitar as minhas ovelhas e as resgatarei detodos os lugares em que foram dispersadas em dia de nuvens e deescuridão.
13
Eu as retirarei do meio dos povos e as recolherei do meiodos países para conduzi-las à sua terra. Apascentarei as ovelhas sobreos montes de Israel, no vale dos córregos e em todas as regiõeshabitáveis do país.
14
Eu as apascentarei em viçosas pastagens, e noalto monte de Israel estará o seu curral. Ali repousarão num beloredil e pastarão em suculentas pastagens sobre os montes de Israel.
15
Eu mesmo apascentarei minhas ovelhas e as farei repousar —oráculo do Senhor DEUS.
16
Procurarei a ovelha perdida, reconduzireia desgarrada, enfaixarei a quebrada, fortalecerei a doente e vigiarei aovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito.
17
“Quantoa vós, minhas ovelhas, assim diz o Senhor DEUS: Julgarei entre umaovelha e outra, entre carneiros e bodes.
18
Não vos bastou pastar naviçosa pastagem para ainda pisotear com as patas o restante devossos pastos? Beber água cristalina e turvar com os cascos o restodas águas?
19
Assim minhas ovelhas devem pastar o que pisoteastescom as patas e beber a sujeira de vossos cascos. 20Por isso, assim diz
 
o Senhor DEUS: Aqui estou, eu mesmo, para julgar entre a ovelhagorda e a ovelha magra.
21
Porque empurrastes com os flancos e comas espáduas todas as ovelhas fracas, dando-lhes chifradas a ponto dedispersá-las para longe,
22
vou libertar minhas ovelhas e nãoservirão para a pilhagem. Vou julgar entre uma ovelha e outra.
23
“Para apascentá-las estabelecerei sobre elas um único pastor, o meuservo Davi. Ele as apascentará e lhes servirá de pastor.
24
Eu, oSENHOR, serei o seu Deus e o meu servo Davi será príncipe entreeles. Eu, o SENHOR, falei.
25
Farei com eles uma aliança de paz, fareidesaparecer os animais ferozes do país, de modo que poderão morarem segurança no deserto e dormir nos bosques.
26
Darei a eles e aosarredores de minha colina uma bênção, farei cair chuva a seu tempo,chuvas que serão uma bênção.
27
As árvores do campo produzirãofruto e a terra dará seu produto, e eles estarão em segurança na suaterra. Saberão que eu sou o SENHOR quando eu lhes quebrar ascavilhas do jugo e os libertar da mão dos que os escravizam.
28
Já nãoservirão de pilhagem para as nações, e os animais selvagens nãotornarão a devorá-los. Morarão em segurança sem que ninguém osaterrorize.
29
Farei germinar para eles plantações tão fabulosas quenão haverá mais focos de fome no país, nem terão de suportar ainjúria das nações.
30
Assim saberão que eu, o SENHOR, sou o Deus-com-eles, e eles, o meu povo, a casa de Israel — oráculo do SenhorDEUS.
31
E quanto a vós, minhas ovelhas, ovelhas de minha pastagem,vós sois seres humanos, e eu sou o vosso Deus — oráculo do SenhorDEUS”.Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo
(
Sermo 46,1-30: CCL 41,529-557) (Séc. V)
Somos cristãos e pastores
Não é de agora que vossa caridade sabe que nossa esperança estátoda em Cristo e que nossa verdadeira glória de salvação é ele. Soisdo rebanho daquele que guarda e apascenta Israel. Mas por haverpastores que apreciam este nome, porém não querem exercer seu

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->