Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Retiros Paroquiais -EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Retiros Paroquiais -EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Ratings: (0)|Views: 77 |Likes:
Published by rmdamasio
Retiros Paroquiais - P Renato sj
Retiros Paroquiais - P Renato sj

More info:

Categories:Types, Brochures
Published by: rmdamasio on Sep 20, 2010
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/19/2010

pdf

text

original

 
RETIROS PAROQUIAIS
Por Pe. Luís Renato, SJ
UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE ITAICI
Um pouco de história
 
O
Centro de Espiritualidade de Itaici vem crescendo cada vez mais,como é bom ver as pessoas por aqui buscando discernir a vontade deDeus para sua vida. Mas fica sempre uma pergunta, e quem não pode ounão conhece Itaici, onde tem buscado uma experiência mais profunda deDeus? É verdade que Deus acontece na vida, sempre e em todo lugar podemos encont-lo. São muitas outras casas de retiro e lugares ondeas pessoas vão buscando crescer na fé e na esperança, são muitas asiniciativas nas paróquias e nas regiões onde se vão organizando ostrabalhos com a espiritualidade. Nós de Itaici temos a proposta específicada Espiritualidade Inaciana e assim desejamos contribuir com acaminhada do Povo de Deus.Há vários anos iniciamos de modo mais efetivo a proposta dos RetirosParoquiais desde Itaici. Pensamos num projeto, fizemos a propostanum folheto explicativo e começamos a distribuí-lo para muitas paróquiase regiões. Tudo isso com o desejo de atingirmos mais as pessoas quenão tem tanto acesso a Itaici e também as paróquias de meio maispopular. Tem sido uma alegria ver tantas paróquias nesta sede de Deus,quantas pedem a nossa ida com a proposta dos EE e das Semanas deEspiritualidade.
O
que fazemos...
 Inicialmente é estabelecido um contato com a equipe. Geralmenteformamos a equipe com um jesuíta ou mais daqui da casa, há váriasreligiosas disponíveis para este trabalho, como também leigos(as) que se juntam a nós nos trabalhos paroquiais. Na formação da equipe temos
 
dado preferência mesmo as irmãs e leigos que já moram na cidade ou naparóquia e tenham, é claro, alguma relação com a espiritualidadeinaciana.
O
s contatos são feitos pessoalmente ou pelo telefone, é bem melhor agendar uma visita para, antes dos Retiros Paroquiais, conhecer melhor a realidade da cidade, da paróquia, reunir com a equipe e conversar melhor com o pároco também. São basicamente duas propostas queestamos realizando:
Ex
ercícios
E
spirituais
 São retiros de fim de semana para um público limitado e definido pelacoordenação da paróquia ou diocese: ministros extraordinários daeucaristia, catequistas, jovens, lideranças das comunidades e pastorais,etc.
O
s dias de retiro são marcados pela paróquia, pode ser todo o fim desemana com um grupo apenas ( sexta à noite, sábado e domingo), podeser um grupo no sábado, outro no domingo... enfim, depende muito doque a paróquia está querendo e como consegue se organizar.Há toda uma infra-estrutura a ser preparada como o lugar onde vaiacontecer o retiro, equipe de cozinha, música, material, conteúdo doretiro, celebrações e tudo mais.
Semana de
E
spiritualidade
  Aqui temos a proposta de toda uma Semana de Espiritualidade, que vaiacontecendo de modo diferente em cada lugar. Temos uma propostainicial que vai sendo assumida a partir da realidade e das condições decada paróquia. Tudo precisa ser bem conversado.
Noites de
E
spiritualidade
 Durante a semana a noite, geralmente das 19:30 às 21:30, num lugar grande e previamente preparado, onde todos são convidados a um
 
momento de oração com a reflexão de um tema em cada noite, comcantos, símbolos, leitura e partilha da Palavra, momentos de silêncio emeditação seguindo os passos da oração e também a revisão da oraçãocom alguma partilha das moções. Temas das noites:
y
 
O
que é oração?
y
 
O
que é espiritualidade?
y
 
O
s passos da oração inaciana
y
 
Imagem de Deus
y
 
 A oração de Jesus
y
 
Discernimento espiritual ± Moções
y
 
O
utros temas... As noites são realizadas todas num só lugar (na matriz ou algum salão),ou também nas comunidades, cada dia numa. Vai depender daorganização. Em alguns lugares há também a possibilidade de fazermosas noites por setores, reunindo 2 ou 3 comunidades mais próximas.
M
issas
M
atinais
 Todos os dias pela manhã celebramos a eucaristia, geralmente às 7:00.Seja na Igreja matriz ou nas pequenas comunidades. Como é bom iniciar o dia com a celebração, sem nos preocuparmos com muita gente. Édivulgado, quem pode e deseja seja bem vindo.
M
anhãs ou Tardes de Atendimento
 Toda a parte da manhã (ou tarde) é dedicada ao atendimento pessoal dopovo de Deus. Seja na matriz ou cada dia numa pequena comunidade,ficamos disponíveis para este momento, de orientação espiritual e/ouconfissões.
O
ficinas de Velas
 

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->